10.8

Sony Xperia - A mentira do Waterproof

XperiaNCE
XperiaNCE apresentou a reclamação
1 de junho 2016

venho por este meio apresentar uma reclamação contra a marca/ assistência técnica prestada pela Sony.

Comprei o produto - Sony Xperia Z3 Preto- a 1 de Agosto de 2015 e, em menos de 1 ano já me encontro totalmente insatisfeita.

Após ter sido colocado o debaixo de água, qual não foi o meu espanto ao verificar que este deixou de ligar apresentado sinais de que teria entrado água. Como é óbvio, e do meu conhecimento, antes de o fazer certifiquei-me que as tampas estavam fechadas, mas pelos vistos isso não bastou - O grande topo de gama da Sony (pelo menos na altura de aquisição o era), falhou.

Segui o que me pareceu ser procedimento para esta situação e desloquei-me no dia 4-5-2016 à loja onde adquiri o produto - Rádio Popular-, para accionar a garantia do fabricante - porque pareceu-me ser uma questão de garantia e não de seguro.

Após praticamente um mês de estar privada da utilização do meu telemóvel recebo uma carta da assistência técnica - Datafax - com o orçamento para a reparação. Carta esta recebida apenas à 1-6-2016, embora estivesse datada à 13 de maio de 2016. No relatório técnico indicam: " equipamento encontra-se com modulo empenado e com marcas de queda, verificamos que os selos de humanidade estão ativos. Depois da sua abertura verificamos que tem humidade no modulo frontal. Devido a não ser um defeito de fabrico, procedemos a orçamento para substituição do modulo frontal"; Valor de orçamento 160 euros. (conforme anexo).

Primeiramente, o equipamento não teve nenhuma queda para indicarem " módulo empenado e com marcas de queda", encontra-se sim com as laterais lascadas mas daí não podem retirar qualquer conclusão de queda. Quanto ao modulo empenado, expliquem-me como é que o meu telemóvel ficou com o modulo empenado?!?! devido à uma queda não foi. Mesmo que este tivesse caído o modulo não ficaria empenado, mas sim partido julgo eu, isso é vidro .

Em segundo lugar, indicam que encontraram humidade no produto. Como é que um telemóvel do qual publicitam-no como sendo à prova de água permite a entrada de água?! tampas abertas? aparentemente excluíram esta hipótese, preferem então, por forma à invalidar a garantia dizer que ele caiu, ficou empenado e foi por isso que entrou água. Façam-me o favor. Como disse e volto a repetir o meu telemóvel não caiu para estar empenado como dizem, estava em perfeitas condições nas minhas mãos, praticamente novo quando o mandei para a reparação, sempre o tratei da melhor forma possível- não fosse o valor que paguei por ele.

Gastei eu mais de 700 para adquirir o equipamento bem como o seguro contra danos acidentais e roubo ou furto para agora estar a passar por esta situação. Tenho seguro, se deixa-se cair o meu telemóvel por um dano acidental e este tivesse ficado empenado o seguro cobriria esta situação, ou pelo eu accionaria o seguro e não a garantia. Portanto, não consigo perceber. A falta de tinta na lateral nunca impediu o correcto funcionamento do meu equipamento, sempre foi aqui um dano estético.

O produto tem um defeito de fabrico e a marca não o quer reparar.

Após ter recebido este orçamento, no mesmo dia (1-06-2016), liguei várias vezes para a linha de apoio para saber como reclamar. Da primeira vez indicaram-me: " nós na linha de apoio não poderemos ir contra as informações técnicas, caso pretenda pode sempre enviar novamente o telemóvel para nova analise". Nova análise? quer dizer mais um mês privada do uso do telemóvel? ao que então questionei como poderei reclamar. Disseram-me que deveria fazer chegar um email com referência à alguns dados. Solicitei então que me fizessem chegar um email com toda a informação necessária por escrito. Esperei, esperei e nada. Nenhum email na caixa de lixo, spam... Contactei novamente a linha, indicaram-me que o email foi enviado, pedi que reenviassem novamente e soletrei o email. Até agora continuo à espera, desde às 16 horas até agora (20 horas), ainda estou na esperança que chegue no dia de amanhã, veremos!.

Acho engraçado que no primeiro contacto que tive com esta linha de apoio, apenas para fazer questões básicas nao relacionadas com esta situação, conseguissem dar-me o nº da chamada bem como alguns dados necessários por email logo após o termino da chamada, mas quando se trate de apresentar uma reclamação haja tanta dificuldade em fazer chegar um email ao cliente com dados necessários para essa reclamação - mesmo após ter soletrado o meu e-mail e ter indicado o nº da primeira chamada feita com a linha. Apoio ao cliente com qualidade questionável.

Só arrependo-me do dia em que optei por um sony ao invés de outras marcas que certamente não me trariam este tipo de problemas.

Data de ocorrência: 1 de junho 2016

Bem-vinda ao excelente serviço dado quer pela Sony, quer pela Datafax. Já nada me espanta, se ler a minha reclamação, a Datafax também redigiu em relatório informações falsas: * PROIBIDO *://portaldaqueixa.com/comunicacoes-moveis-e-fixas/sony-xperia-desde-que-comprei-o-z3-todos-os-anos-teve-de-ser-substituido-o-modulo-frontal-totalizando-ja-3-vezes