10.8

Sony Xperia - Recusa na reparação de equipamento dentro da garantia

Nelson Miguel de Sousa Matias
Nelson Matias apresentou a reclamação
6 de setembro 2015

Venho desta forma, reclamar o tratamento/encaminhamento que a vossa assistência me proporcionou, aquando da avaria do meu equipamento! Nem sequer equipamento de substituição me foi atribuido! Resumindo: O meu equipamento deixou entrar humidade, numa ocasião em que foi usado numa piscina coberta. O telefone, ficou com manchas que cobriam todo o ecrã e alteravam a tonalidade das cores! Depois de vos contactar (Service Request: 1-2206623010) e pedir instruções para activar a garantia, acabei por não o fazer logo na altura, porque as manchas desapareceram completamente, ficando somente duas ou tres muito pequenas manchas (quase consideradas pontos) dispersas pelo ecrã. Pensei que algum material isolante (borracha ou cola) tivesse cedido ligeiramente devido às diferenças de pressão e/ou temperatura. Posteriormente, nesta outra ocasião, passados alguns meses, na mesma piscina coberta, o telefone deixou de funcionar completamente! Estive cerca de 20 minutos na referida piscina, ainda atendi uma chamada dentro de água, mas quando cheguei a casa, deparei-me com a falência total do equipamento! Entreguei o equipamento ao vosso representante (Somitel) na cidade onde resido, esta empresa não se entendeu com a reparação e, acabou por enviar o equipamento para outra empresa (DataFax) que supostamente trata das assistências Sony. Decorrido algum tempo e apesar da garantia, recebo um orçamento por SMS, de 260 Euros + IVA, pela reparação do equipamento! O relatório da análise do equipamento, conclui de uma forma temerária e inusitada que, por existir vestigios de pequenas picadas em algumas das quinas e um risco com relevo na parte traseira do telefone, este, deve ter sofrido "quedas fortes", que devem ter provocado a falha de estanqueidade do equipamento e que, por tal, a reparação não pode ser coberta pela garantia e terá o referido custo! Ora, estas suposições/conclusões, parecem-me completamente estólidas! Visto o telefone ter sempre tido um uso normal, sem nenhuma queda forte! As pequenas picadas nas quinas do equipamento derivam de pequenas quedas, que todos os telefones sofrem, sem qualquer tipo de consequências! O risco com relevo na traseira do equipamento deveu-se a uma passagem por uma quina de uma mesa com tampo de vidro, quando transportava o telefone no bolso. Aliás, dei por isso porque as calças que usava também foram afectadas. Duvido seriamente, que tal tratamento tenha causado a falta de estanqueidade anunciada pelo relatório técnico! Isto porque sempre fui uma pessoa cuidadosa. Tanto é que o ecrã do equipamento encontra-se num estado imaculado! E porque estamos a falar de um equipamento "topo de gama" que tenho a certeza, ter sido projectado para maiores impactos que aqueles que sofreu, sem perder a sua estanqueidade! Se assim não fosse, não faria nenhum sentido ser um equipamento à prova de água! Para concluir, é notório que o equipamento teve alguma deficiência de fabrico nas colas/borrachas que, com o decorrer do tempo e da sua utilização, despoletaram este incidente. Aliás, tal como é relatado inumeras vezes na internet! Venho pelo facto, exigir a reparação do equipamento dentro da garantia. De resto, atitude espectável duma marca como a Sony e com a agravante de tal episódio se referir a um equipamento de topo! Depois de ter feito uma reclamação à Sony e, ter esperado 2 MESES, recebo uma carta onde dizem apenas, depois de terem transcrito o relatório técnico, que, entre outras razões, equipamentos danificados por DESGASTE NORMAL, não estão cobertos pelas condições de garantia! Surreal !!! E com tudo isto, já estou privado do meu telefone desde ABRIL PASSADO!

Data de ocorrência: 6 de setembro 2015
Nelson Miguel de Sousa Matias
Nelson Matias avaliou a marca
3 de novembro 2021

Na altura, deram-me um orçamento para a troca da motherboard do telefone, que me disseram estar danificada. Pois, não aceitei. Devolveram-me o equipamento. Fui a uma loja de reparações multimarca e, constataram que a motherboard estava a funcionar! Simplesmente foi necessário substituir um cabo flex e o ecrã! Ou seja, mentiram no diagnóstico que fizeram. Provavelmente, nem sequer mexeram no equipamento para efectuar qualquer análise!