Sorriso Feliz - Clínica Dentária, Unipessoal Lda

Sorriso Feliz - Devolução de valor pago devido a trabalho incorrecto

Fatima Antunes apresentou a reclamação
6 de outubro 2020 (editada a 29 de dezembro 2020)
Venho por este meio apresentar uma queixa contra a empresa Sorriso Feliz – Clínica Dentária Unipessoal, Lda., sediada na Rua Dr. José Alberto Ferraz, Nº 11 – 2º Dto, 2745-137 Queluz, pelos motivos que passo a expor e que se prendem com uma necessidade imperiosa que me assiste desde 1997, data em que tive um acidente que me fez perder todos os meus dentes.
1º- Em Agosto de 2019, pedi um orçamento ao Sr. Dr. (*), da empresa supracitada, para uma prótese dentária completa com rede e duas borrachas para dois implantes do maxilar inferior. O valor atribuído ao meu pedido cifrou-se em €1240,00, com o qual concordei.
2º- Volvido o período de férias daquela empresa, procedi ao pagamento de €475,00, em 10/09/2019, e iniciei as consultas no dia 17 do mesmo mês. No mês de Novembro, o Sr. Dr. (*) referiu-me que o trabalho já estava praticamente concluído. Como estranhei tão rápido desenvolvimento, percebi então que a rede para ambos os maxilares não tinha sido contemplada tal como estava prevista no orçamento. Logo, o Sr. Dr. (*) pediu à secretária que lhe mostrasse o orçamento, e quando se apercebeu que nele estavam incluídas as redes para ambos os maxilares, começou a tratar com modos intempestivos e causando barulho o material que tinha na secretária, provocando-me uma sensação de um enorme desconforto.
3º- Todo o trabalho desenvolvido, até esse momento, ficou anulado, e houve que recomeçar. Em 10/01/2020, paguei o restante valor, €765,00, tendo recebido o respectivo recibo. A prótese dentária estava finalmente pronta para ser colocada.
4º- E a partir daquela data, a situação ficou insustentável, pois a prótese teve de ser submetida a constantes afinamentos, mais afirmo, que se traduziram em idas ao consultório sempre em dias alternados e que nunca resultaram de forma adequada ao desempenho de uma prótese, e tendo como consequência feridas e infecções de vária ordem que tive de tratar, bem como a privação de alimentos sólidos, pois só conseguia ingerir alimentos líquidos.
5º- Entretanto com a situação do confinamento social, fiquei, naturalmente, privada de aceder ao consultório. No dia 5 de Junho de 2020, entreguei em devolução a prótese dentária na mão do Sr. Dr. (*), explicando-lhe que era impossível continuar a sofrer pelos motivos explanados no parágrafo anterior. Pedindo-lhe a devolução do valor pago, o Sr. Dr. (*) recusou e deu-me como resposta a possibilidade de fazer novos afinamentos, ao que eu recusei, pois, não só tinha a boca ferida como já tinham sido feitos inúmeros afinamentos anteriormente que não tinham tido o resultado esperado. Nesse dia, deixei-lhe a indicação do meu NIB para ele me fazer a devolução do valor que eu pagara pela prótese dentária, agora devolvida.
6º- No dia 24 de Julho de 2020, desloquei-me de novo ao consultório para deixar o meu NIB, pelas razões já invocadas, e acabei por solicitar o Livro de Reclamações. Mais informo que me foi negado o nome da respectiva entidade reguladora, tanto pelo próprio médico, quanto pela sua secretária. No entanto, com a ajuda de uma amiga, consegui saber o nome da ERS, entidade para a qual enviei, em 03/08/2020, uma cópia do documento da Reclamação que havia feito no consultório.
Data de ocorrência: 6 de outubro 2020
28 de dezembro 2020
É uma vergonha estar à espera desde Outubro duma resposta desde 06/10/2020
5 de maio 2021
Fatima Antunes avaliou a marca
7 de dezembro 2021

falta de profissionalismo e respeito pelos clientes