Sociedad de Prevision Bancaria Iberica Correduria de Seguros y Reaseguros SA

SPB Ibérica - Reparação mal efectuada / cobrança indevida

Ivo Rocha Ivo Rocha
Ivo Rocha apresentou a reclamação
27 de outubro 2019
Tenho um telefone Galaxy S10, o mesmo foi para reparar após queda e após quase um mês de espera pela reparação, foi devolvido com uma nota a informar que tinha perdido a certificação IP68. Antes de ter sido enviado para o seguro, eu pedi um orçamento na marca para a sua reparação (a marca garante a estanquicidade após reparação) que teria ficado por 247,53€.

Posteriormente o telefone esteve em contacto com liquido e ficou totalmente inundado de agua no seu interior. Voltei accionar o seguro, mas com reclamação anexa, uma vez que a avaria é causada por má reparação anterior.

Paguei de novo a franquia de 70€ para me poderem recolher o aparelho. E para meu espanto, 3 semanas depois recebo resposta que o mesmo não tem reparação, e que me será dado um vaucher para aquisição de novo porém com um valor muito inferior ao do equipamento!

Questionei a seguradora o motivo e recebo a resposta abaixo:

"Em relação ao contrato de seguro celebrado com a seguradora Plus Ultra Seguros, Apólice nº BGDP016094/FPTLRO3/70045, serve o presente email para informar que de acordo com os termos da apólice existe um limite anual das coberturas o qual se limitara sempre no valor correspondente ao preço do Equipamento Seguro no momento do sinistro, conforme consta no ponto nº 3 das Condições Especiais, Limites da Cobertura do formulário de adesão.

"Sendo que este processo corresponde ao segundo sinistro dentro da mesma anualidade o valor da indemnização refere-se ao valor do capital disponível, indemnizando assim a totalidade do capital da apólice.

- Valor equipamento no momento do sinistro 929,99€
- Valor primeira reparação processo nº 1075852
Orçamento aprovado pela seguradora 417,48€
- Capital disponível segundo sinistro 512,51€"

Após diagnóstico e confirmação dos danos reportados no sinistro nº 1088991, “Equipamento sofre queda acidental em margem de uma lagoa, impacto na água, ficando submerso cerca de 15 cm, por um período inferior a 30 segundos”, o Serviço Técnico informou que segundo o diagnóstico, determinaram que o equipamento tem a placa base oxidada pelo que não é possível a sua reparação.

Sendo que não é possível a reparação do objecto segurado a seguradora procedeu com a forma de indemnização alternativa através de voucher pelo valor total do capital disponível."

Ora a justificação do seguro está assente no pressuposto que a primeira reparação foi bem executada, ora conforme indicado, a SPB LAb não garante a impremiabilidade do telefone, como tal, não posso aceitar que um valor de reparação de 417,48€, que, não garante as propriedades originais do equipamento, quando o orçamento na marca para a mesma reparação é de 247,53€. Cumulativamente, ressalve-se que este facto não é mencionado em nenhum dos termos da garantia. Deve a seguradora assumir sim a totalidade do valor do equipamento, uma vez que a causa da sua avaria é originada pela má reparação realizada anteriormente, assim como a devolução do valor da franquia de 70€, também exigível, uma vez que não pode o cliente se responsabilizar pela não garantia da estanquicidade do telefone assegurado, quando o mesmo é IP68 e a marca assegura essa estanquicidade.

Não existe nenhuma clausula do seguro onde esteja estipulado que a oficina escolhida pela seguradora não assegura a estanquicidade do telefone apos reparação.

Lembro que a segunda avaria é causa da primeira.

Sinto-me enganado pelo seguro que me foi vendido... lembro que este seguro cobra as chamadas telefonicas para verificação do estado dos pedidos, e não tem qualquer numero para receber reclamações, apenas email, sendo que o tempo de resposta é por vezes superior a duas semanas. Um desespero! Não recomendo esta seguradora!
Data de ocorrência: 27 de outubro 2019
SPB Ibérica
2 de dezembro 2019

No seguimento da reclamação realizada, informamos que foi enviada resposta para a S/exposição.

Com os nossos cumprimentos
SPB Ibérica
Ivo Rocha Ivo Rocha
Ivo Rocha avaliou a marca
18 de março 2021

Não recomendo esta seguradora, não realiza reparações em oficinas autorizadas pelos fabricantes.

Boas Ivo, há novidades sobre este processo?

Estou a passar uma situação semelhante e gostava de saber a tua experiência.