51.3
SDSR-SPORT DIVISION SR S.A.
  • Parque de Negócios da Maia
    Edifício Sonae Distribuição, Sport Zone - 4º Piso Lugar do Espido - Via Norte
    4470-179 Maia
  • apoiocliente@iberiansports.com

Sport Zone - Devolução do dinheiro em compra on-line de mercadoria esgotada

Paulo Jorge Pereira da Silva Campos
Paulo Campos apresentou a reclamação
15 de julho 2016

No passado dia 04 de julho de 2016, na loja Sport Zone do Gaia Shopping, fui fazer uma compra da camisola de selecção portuguesa, mais precisamente a de cor verde. Disseram-me que se encontrava esgotada na loja e sugeriram a compra on-line. Eu aceitei e executaram essa mesma compra no espaço da loja. Paguei com cartão de débito e até aqui tudo normal.
No dia seguinte, pelas 14:00h, ligaram-me do nº 300 506 074 e disseram que a camisola não estava disponível, mas que iam verificar em todas as lojas do grupo se existiria alguma para entrega. Questionei quanto tempo demoraria a entrega, caso existisse alguma, e responderam que no prazo de 48 horas dariam resposta, existindo ou não a dita camisola para entrega.
Ora, nas 48 horas seguintes não tive resposta alguma. E no dia 09 de julho de 2016, pelas 14.00h, dirigi-me a loja Sport Zone do Gaia Shopping, e pedi para ser reembolsado. Resposta do e da funcionária: "só podemos reembolsar quando a camisola chegar cá e ainda não passaram 5 dias úteis desde que encomendámos a camisola". Eu respondo: "ligaram-me do 300 506 074 e afirmaram que não havia em stock e em 48 horas davam resposta, mas até agora não deram, por isso quero o dinheiro da encomenda on-line de volta". Mas insistiram nos 5 dias úteis de espera e não podiam reembolsar sem a camisola ter chegado!
No dia 13 de julho 2016, pelas 19:30h, ligaram novamente do 300 506 074 a informar que não me podiam fornecer a camisola, pois não estava esgotada em todas as suas lojas. Ou seja, as 48 horas tornaram-se em mais de 192 horas!
No dia seguinte, pelas 13:00h vou novamente à referida loja e peço o reembolso. Impossível fazer, segundo o funcionário, pois teria de apresentar o mesmo cartão de débito com que tinha pago a encomenda. Não o tinha comigo, e perguntei porque não poderia receber o reembolso em dinheiro, já que dei os meus dados todos aquando da efectivação da encomenda! "Normas internas impedem-nos de fazer isso", respondeu. Mostrei o extrato bancário e o pagamento da dita compra on-line mas nem isso valeu de nada. Eu que tinha de voltar ao trabalho, não demorei mais no assunto e decidi voltar noutro dia, já com o cartão de débito na carteira.
Hoje, dia 15 de julho de 2016, pelas 13.00h, lá fui, pela terceira vez à loja, para ser reembolsado por algo que nunca cheguei a ter! Pergunto à funcionária responsável do processo: caso já não tivesse comigo o cartão de débito com que paguei a compra on-line, por o ter perdido ou o dono do cartão fosse outra pessoa que tivesse deixado Portugal, como devolviam o dinheiro? "Entregava-mos um vale com o mesmo montante da compra", responde ela. "Mas não eu não quero vale algum, quero o dinheiro, simplesmente, entende, ou não?", riposto eu com toda uma carga de nervos à flor da pele. "Temos um cartão interno que resolve esses casos e devolve o dinheiro". Explodi: "Então foi necessário ter cá vindo 3 vezes para me devolverem o dinheiro de uma coisa que nunca esteve em minha posse? Sabiam de todos os meus dados e mesmo assim não me devolveram mais cedo? Não há pachorra!". Ela lá pegou no meu cartão de débito e procedeu ao reembolso com uma cara de poucos amigos, talvez o espelho da minha, digo eu.

Data de ocorrência: 15 de julho 2016