51.4
SDSR-SPORT DIVISION SR S.A.
  • Parque de Negócios da Maia
    Edifício Sonae Distribuição, Sport Zone - 4º Piso Lugar do Espido - Via Norte
    4470-179 Maia
  • apoiocliente@iberiansports.com

Sport Zone - Falta de garantia de bola Mikasa

Armando Tavares
Armando Tavares apresentou a reclamação
27 de março 2018

A 1/08/2017 comprei uma bola de Futsal Mikasa FLL555/WOR, por 59,99 € (mais cara 9,99 € que na concorrência Decathlon) factura AFH103/004312, que se destinava a ser utilizada nos jogos da Liga Census Futsal da Associação Desportiva Arsenal de Canelas.
A bola em questão não chegou a fazer 3 jogos (3x40 minutos), esvaziou-se e não aguentava o ar, ou seja não chegou a fazer 2 horas de uso, e tinha sido comprada há menos de seis meses. Em Portugal a garantia é de 2 anos.
A 27/01/2018, dirigi-me à loja Sport Zone em Aveiro e apresentei a minha reclamação (Processo 1045958). A bola foi devolvida ao importador e umas semanas depois, ligaram da Sport Zone, a dizer que a bola estava pronta.
Fui levantar a dita e levei-a para o meu clube, para mais um jogo da nossa equipa. Realmente estranhei a bola vir vazia, mas pensei que fazia parte dos procedimentos. Atestei-a com o ar adequado e preparei-me para fazer figura de parvo. 2 minutos depois, a bola estava vazia. Logo que possível (24/03/2018) dirigi-me mais uma vez a Sport Zone em Aveiro, para dar mostra da minha indignação e insatisfação.
A menina que me atendeu, simpática mas improficiente, desculpou-se com o representante da marca AFFSPORTS de Sintra, que não se responsabilizava pela reparação da bola, uma vez que não era defeito de fabrico.
Resultado, assinei o livro de reclamações (folha 1798983).
Não deveria este artigo ter 2 anos de garantia?
E o mais impressionante é a desfaçatez da Sport Zone, que atira as culpas para cima do importador, e descarta qualquer responsabilidade. Eu comprei a bola a quem?
Não menos irritante é a falta de rigor e honorabilidade da empresa Artur Florêncio & Filhos, que na Avaliação do Eventual Defeito de Fabrico de Bolas Mikasa N.º 2018007 diz que a bola é usada, não está descosida, não está cortada, não está rebentada, foi substituído o pipo, mas devido à natureza da bola, não existe reparação possível.
Estão a gozar comigo?
É um caso simples, se não existe reparação possível, restam 2 opções: Ressarcir o cliente do valor pago (59,99 €) ou dar uma bola nova ao cliente.
Elementar, caros amigos. Além de que, as leis existem para ser cumpridas.
Para mais me espantar, no vosso folheto Bolas - Instruções e recomendações ao consumidor refere: “Antes de reclamar, tenha em conta que as reclamações aceites, são contra defeitos de fabrico do produto! Verifique previamente se a bola apresenta furos, cortes ou marcas / riscos visíveis, caso estes existam, obviamente que são devido às más condições dos recintos onde jogou e neste caso não poderá alegar “defeitos de fabrico”.
Foi exactamente o que fiz e verifiquei que o produto não tem cortes ou marcas, não tem furos nem riscos visíveis, só pode ser defeito de fabrico.
Face ao exposto, aguardo que a Sport Zone que apregoa no seu site a Honestidade, a Transparência, o Rigor, o Respeito e outras tantas inverdades, cumpra o que está preconizado na lei, e me troque a Mikasa por uma bola nova, ou alternativa me devolva a importância despendida.
Já agora, não vos ficava mal um pedido de desculpas.

Data de ocorrência: 27 de março 2018
Sport Zone
28 de março 2018
Estimado Cliente,

Estamos a analisar a situação apresentada.
Entraremos em contacto assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao Cliente