51.1
SDSR-SPORT DIVISION SR S.A.
  • Parque de Negócios da Maia
    Edifício Sonae Distribuição, Sport Zone - 4º Piso Lugar do Espido - Via Norte
    4470-179 Maia
  • apoiocliente@iberiansports.com

Sport Zone - Negado acesso a assistência pós venda

Gustavo Pimenta apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2019
Venho por este meio apresentar a minha indignação para com o vosso atendimento, falta de formação dos vossos funcionários e total desrespeito pelo direito como consumidor a assistência pós venda.
No dia de hoje desloquei-me á vossa loja de Penafiel com uma bicicleta dentro do prazo de garantia com anomalia a nível de mudanças, após apresentar o problema e após a funcionaria verificar o livro de garantia e respectiva factura, indicou que não poderia aceitar a bicicleta pois não são uma loja com oficina, como tal indicou que teria de me deslocar á vossa loja de Paços de Ferreira, faço então a viagem para a referida loja, surpresa minha sou informado nessa mesma loja que em primeiro o colega que recebe os equipamentos para oficina não estava presente e como tal não poderia receber o equipamento, após insistência a funcionaria contacta o referido colega que prontamente indica que não podem aceitar a bicicleta pois a mesma não foi comprada na loja de Paços de Ferreira mas sim na vossa loja do Mar Shoping, como tal teria de me deslocar ate la. Indignado ainda assim tento ter bom senso e desloco-me então á vossa loja do Mar Shoping, surpresa absoluta minha sou informado que não podem receber o equipamento, primeiro porque o mesmo apesar de estar em garantia é de uma marca comercializada num periodo anterior a uma suposta remodelação estrutural da vossa empresa e como tal nem abrir processo de reparação podem, o funcionário indica que me terei de deslocar á vossa loja no Norte Shoping, a custo insisto que contactem a referida loja para certificarem que a bicicleta será aceite, após mais de meia hora á espera pois ninguém e repito ninguém da vossa loja do Mar Shoping tinha um contacto sequer em sistema da vossa loja no Norte Shoping, por sorte uma das vossas funcionarias la consegue contactar um colega dessa loja que mais uma vez por sorte ja tinha trabalhado na loja do Mar Shoping, que por sua vez entra então em contacto com responsáveis da vossa loja no Norte shoping, após minutos de conversa indicam que a loja do Norte Shoping também não aceita o equipamento pelos mesmos motivos anteriormente referidos. Sou informado que terei ás minhas custas deslocar-me a uma suposta oficina central e ai tentar resolver o meu problema, mais mais uma vez sem qualquer certeza pois a referida marca da bicicleta já não é comercializada e é anterior á vossa reestruturação interna.
É indecente fazerem um cliente deslocar-se a 3 lojas, percorrer mais de 100km entre ida e volta, custos com combustível e portagens e ser barrado um direito básico como consumidor que é o acesso á assistência em garantia sem custos, pior ainda é de caras dizerem em 4 lojas que nenhuma delas pode aceitar o equipamento e que nenhuma delas se vai responsabilizar pelo transporte a fim de ser reparado, isso é um direito que tenho como consumidor de um produto em garantia, isto é de caras negar o direito á assistência sem custos em garantia, já para não falar na atitude vergonhosa do cliente se deslocar feito boneco de loja em loja.
Exijo ser ressarcido dos custos que tive ate ao momento para tentar que o meu produto que está dentro do período de garantia seja aceite numa das vossas lojas.
Visto que o mesmo se trata segundo vós de uma marca já não comercializada e anterior a uma reestruturação da qual eu não tenho nada a ver nem tenho que ter, que me troquem o produto defeituoso por um de valor idêntico e características idênticas de uma marca que esteja na vossa lista como passiveis de ser aceite para garantia em qualquer loja vossa, pois caso contrario este já estou a ver será sempre o meu calvário.
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2019
Sport Zone
14 de março 2019
Estimado Cliente,

Após analise da situação temos indicação de que a sua reclamação esta sob analise após contacto ao dia 28/02/2019, algum esclarecimento adicional estaremos ao dispor.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao Cliente
19 de março 2019
No que diz respeito ao aceitarem a bicicleta na loja mais próxima da minha residência isso sim vocês finalmente fizeram.

"O que se entende quando se diz que a conformidade tem de ser reposta "sem encargos" para o consumidor?

Quer dizer que todas as despesas necessárias ao bom funcionamento do bem não podem ser cobradas ao consumidor, nomeadamente, TRANSPORTE, mão-de-obra e material."

A minha deslocação a sucessivas lojas no mesmo dia, foi fruto única e exclusivamente de indicações erradas e sucessivas, dadas pelos vossos funcionários pelos quais vossas excelências são responsáveis pela formação e que dai resultaram de forma directa em custos de transporte do bem em causa para sucessivas lojas no mesmo dia, mais concretamente a despesas de combustível e portagens, ás quais vossas excelências não deram qualquer solução ou compensação, apenas se dignaram a fazer um contacto telefónico a indicar que podia afinal deixar a bicicleta na loja mais próxima, algo que mais não era do que a vossa obrigação, o que se entende na vossa preocupação para com o cliente é: "deixe lá o equipamento na loja mais próxima, o resto, custos, perda de tempo, insatisfação, olhe paciência.."
Nem sequer resposta á reclamação apresentada no livro de reclamações online na entidade competente se dignificaram a dar.
28 de março 2019
Equipamento veio com o mesmo problema, ignoraram por completo as indicações dadas, segue em baixo a nova reclamação apresentada á entidade competente.

"No seguimento da reclamação Nº ROR00000000000227162 ao qual entidade em causa não deu qualquer resposta, e de forma a não ser imputado a mim consumidor um potencial abuso de direito acabei por deixar o equipamento em causa para reparação no dia 28 de Fevereiro na loja de Penafiel da respetiva entidade, embora como consumidor ao abrigo da lei alem desta opção pudesse acordar uma redução de preço, terminar o contrato com devolução do valor pago, por o equipamento não apresentar o desempenho face as características apresentadas (anomalia nas mudanças). O equipamento foi considerado conforme relatório em minha posse da entidade em causa como estando em bom estado. O equipamento esteve 26 dias em reparação, onde foi explicito da minha parte que o mesmo já tinha sido afinado varias vezes mas logo apos a afinação efetuando meia dúzia de quilómetros o mesmo voltava a não fazer a mudança da transmissão, ignorando isto a entidade devolve-me o equipamento no dia 26 de Março sem qualquer substituição de componentes apenas com afinação do sistema. Hoje efetuo o primeiro teste em estrada e ao fim de 8 quilómetros o equipamento apresenta a mesma anomalia, isto porque ignoraram o que foi transmitido por mim e registado em sistema. Desloquei-me hoje pelas 12h e 40min à loja, a anomalia foi confirmada, solicitei que o assunto fosse tratado pelo superior hierárquico com capacidade de resolver o problema com a substituição do equipamento ou devolução do valor, foi-me negadas ambas as opções e dada como única opção existente nos procedimentos da referida empresa o envio do equipamento novamente para reparação. A entidade em causa não deu também qualquer resposta á reclamação anterior nem se manifestou face ao custos de transporte do equipamento (gasolina e portagens) para sucessivas lojas da minha parte por indicações erradas e sucessivas dos seus funcionários (3 lojas no mesmo dia) em que o equipamento acabou por não ser aceite em primeira instancia para reparação em nenhuma delas."
É total a falta de respostas e consideração pelo cliente, ainda ouço como resposta nas vossas lojas coisas do gênero " sabe como é a Sportzone está a desinvestir no ciclismo" ... Vergonhoso.
1 de abril 2019
Após contacto entretanto é me sugerido o envio de uma peça, peça essa que supostamente poderá resolver o problema, ora esta questão técnica para possível resolução do problema é apresentada por funcionários que em nada são técnicos de ciclismo e que seria os mesmos na loja de Penafiel a efectuar a substituição do componente..... faz algum sentido isto????
Tal como referi o equipamento não mais vai voltar ás vossas instalações para qualquer intervenção pois já se mostraram incapazes descortinar e resolver o problema mesmo eu dando indicação que nada teria a ver com afinações pois já tinha gasto do meu bolso afinações em casa especializada onde indicaram que não mexeriam mais no equipamento pois seria um problema estrutural/mecânico e que afinar nada resolveria... vossas excelências insistiram em devolver o equipamento após 26 dias com uma mera afinação...
O equipamento esta em garantia, já tive custos com afinação paga do meu bolso...... custos por vossa culpa com viagens por absoluto desconhecimento de procedimentos dos vossos funcionários...
Caso quisessem resolver a insatisfação do cliente já o tinham feito substituído o equipamento por um idêntico que desse garantias de funcionar como anunciado e previsto... já para não falar na compensação dos custos que como referi ate ignoraria pois só quero pegar num raio de uma bicicleta de estrada e poder rolar....
5 de abril 2019
Faz já dias que me contactaram.... iriam apresentar uma solução... pediram-me morada etc para calcular custos para que?!?!? Sem resposta e solução ate ao momento.... lamentável....
8 de abril 2019
A loja em causa, que se trata de uma loja sem oficina e sem técnicos, faz uma suposição do que poderá ser o problema e faz a encomenda de uma peça sem qualquer análise ou aferimento técnico do verdadeiro problema, mais grave ainda a loja em causa permite que o cliente possa fazer o levantamento da referida peça (conforme SMS da loja em minha posse) sem que a bicicleta seja intervencionada e verificada tecnicamente, o que revela em absoluto a ausência de rigor de assistência pós venda e preocupação pelo cliente, isto sim é a gota de água.
Por e-mail em breve mensagem lamentam as informações mal prestadas....
Lamentos pelas informações erradas não pagam custos, mas já que estamos nos lamentos, lamentável só resta uma via a seguir para resolver toda esta falta de consideração, a via legal.
8 de abril 2019
Boa noite, para cúmulo vou a loja para verificar a peça enviada, e a mesma nem sequer é compatível com o sistema de engrenagens da bicicleta, ainda me informam pela funcionária que se não é compatível então vai ser difícil arranjar uma peça que sirva...
Mas o que é isto?!? Estão a gozar com a cara do cliente?!?!?
9 de abril 2019
A peça enviada é feita para trabalhar num sistema de 3x9 mudanças ao invés do sistema 3x7 da bicicleta em causa, o sistema 3x9 usa uma cassete diferente bem como uma corrente mais estreita, o que faz com que a peça enviada não consiga funcionar corretamente nas 3 posições da pedaleira, ou fica a bater na corrente ou então para não ficar a bater a roda mais leve da pedaleira tem de ser anulada fica do a funcionar só na intermédia e mais alta, é este o parecer técnico.
Ora a bicicleta foi vendida com um sistema 3x7 que eu estou desde o início das reclamações impedido de usar, claramente o equipamento não faz aquilo que é anunciado. Pior nem cuidado tem em enviar uma peça adequada ao sistema montado de origem.
Até quando terei mais de esperar, reclamar, ou seguir boas legais para que resolvam o problema que é fácil resolver, troquem o equipamento, caso não tenham para troca que parece ser o caso face ao desinvestimento no ciclismo da vossa parte, que façam o crédito pois isto é inaceitável desde o início.
Gustavo Pimenta avaliou a marca
24 de abril 2019

Não só não resolveram o problema, como ainda não fizeram qualquer compensação pelos custos tidos... Atendimento deplorável... ao fim de todo o calvário de viagens e após 3 reclamações entregam uma peça para ser o cliente a montar as suas custas que nem compatível é. Fica a experiência de exemplo a quem pensar fazer compras nesta marca, para mim e a quem me é próximo Sportzone nunca mais..... Absoluta indiferença pelo cliente.