51.4
SDSR-SPORT DIVISION SR S.A.
  • Parque de Negócios da Maia
    Edifício Sonae Distribuição, Sport Zone - 4º Piso Lugar do Espido - Via Norte
    4470-179 Maia
  • apoiocliente@iberiansports.com

Sport Zone -Vendeu produto que não funciona

Ana
Ana apresentou a reclamação
21 de dezembro 2018

No dia 18/11/2018 (domingo) realizei uma encomenda de uma bicicleta elíptica da Reebok através do site da Sportzone. No dia seguinte de manhã, procedi com o pagamento via multibanco e no mesmo dia, recebi por e-mail e SMS a confirmação de recebimento de pagamento por parte da empresa.
No site da Sportzone diz que após a confirmação de pagamento a pessoa recebe a encomenda em casa em um prazo de 3 dias. No entanto, após 15 dias de compra a empresa não tinha se manifestado para realizar a entrega e instalação do equipamento. Dessa forma, após enviar 3 e-mails solicitando contato por parte da empresa e não obter resposta, decidi entrar em contato via telefone para o nº informado no site da empresa. Dessa forma, a entrega/montagem e instalação foi agendada para o dia 04/12/2018, no período da tarde, entre 14h às 20h. Nessa mesma ligação, informei que por volta das 17h eu teria que me ausentar da minha residência para buscar a minha filha na escola, e, por esse motivo, pedi para que a entrega fosse realizada antes desse horário. O funcionário me garantiu que a entrega seria feita antes das 17h e que a montagem/instalação do equipamento levaria apenas 30 min.
No dia 4/12/2018, às 16h08 recebi um SMS que dizia que “dentro de 30 min os técnicos entregariam a minha encomenda”. No entanto, apesar de supostamente o horário previsto de entrega ter sido por volta das 16h40; os técnicos somente chegaram em minha residência por volta das 17h20. E eu, mais uma vez, avisei que precisava buscar a minha filha na escola, e ressaltei que essa situação tinha sido previamente informada no ato do agendamento. Os técnicos decidiram iniciar a montagem/instalação mesmo assim, afirmando que seria “num instante”. Os funcionários pareciam que não sabiam muito como proceder com a montagem e instalação, chegaram a, por exemplo, montar os pedais ao contrário. Às 17h45, com metade da bicicleta ainda desmontada, eu avisei que eu já não podia aguardar mais pois eu tenho um horário até às 18h para buscar a minha filha, e passado desse horário, a escola começa a cobrar uma taxa pelo atraso. Dessa forma, funcionários pediram para que eu entrasse em contato com a Sportzone para agendar um novo dia para terminar a instalação. No entanto, antes de eles irem embora, eles pediram para que eu assinasse um documento que, de acordo com eles, era para atestar que o produto tinha sido entregue. Eu me recusei a assinar, e eles disseram que só sairiam da minha casa após a minha assinatura, caso contrário levariam o equipamento de volta (e eu, que só tinha 15 min para buscar a minha filha na escola, perderia mais tempo ainda – até eles desmontarem o que tinha sido montado – e eu não conseguiria chegar na escola até às 18h). Enquanto os técnicos ainda estavam em minha residência, entrei em contato com a Sportzone via telefone, e expliquei a funcionária o que estava acontecendo. Ela, por sua vez, me orientou a assinar o documento e informou que eu teria um prazo de 48h para atestar se o equipamento tem algum defeito visível ou não. Perguntei a ela se a Sportzone garantia que a montagem/instalação seria realizada antes das 48h visto que a bicicleta não estava totalmente montada e eu não tinha como atestar absolutamente nada dessa forma. Ela disse que não tinha, mas que tentariam terminar a instalação o mais breve possível. A segunda parte da instalação ficou agendada para o dia 6/12/18 (também na parte da tarde).
Antes do término das 48h, verifiquei que a bicicleta contém um risco (como se, provavelmente, um dos técnicos tivesse, sem querer, passado a chave de fenda e arranhado o equipamento durante a montagem da roda), então, entrei em contato com a empresa solicitando a troca do equipamento. No entanto, nessa altura, a ligação foi interrompida por parte da minha operadora por eu ter atingido o plafond mensal permitido destinado a chamadas para nºs que iniciam com 808 e 707 (caso da linha de apoio ao cliente da Sportzone). Nesse sentido, eu me dirigi a uma loja física da Sportzone situada no Alma Shopping Coimbra, conversei com uma funcionária sobre a questão do arranhão; e ela me informou que eles não possuíam stock do equipamento e, por esse motivo, não era possível proceder com a troca. Ela garantiu que eu poderia proceder com a devolução, mas sugeriu que eu “aguardasse o término da instalação da bicicleta e só depois decidisse como proceder; visto que, sendo um produto de boa qualidade e com preço apelativo porque este estava em promoção, talvez, valia a pena ficar com a bicicleta mesmo contendo o arranhão”. Ela, inclusive, afirmou que, devido ao contratempo de a equipe técnica não ter chegado a horas na minha residência e não ter instalado o equipamento completamente, a Sportzone contaria o prazo de 48h somente após a segunda parte da instalação que seria realizada no dia 6/12/2018.
No dia 6/12/18, após a conclusão da montagem/instalação; os técnicos concluíram que a bicicleta NÃO FUNCIONA. Ela nem sequer liga. Um deles entrou em contato via telefone com alguém da empresa e informou o ocorrido, e pediu para que eu contactasse a empresa solicitando troca ou devolução. Como eu continuava impedida de efetuar ligações para 707 pela minha operadora, no dia seguinte, voltei na mesma loja física da Sportzone e, dessa vez, devido a ausência da funcionária que anteriormente tinha me atendido, fui atendida pelo funcionário Bruno Coutinho; ele, claramente impaciente, antes de deixar eu terminar de expor o problema da bicicleta e solicitar a devolução; afirmou que nada poderia ser feito, e que eu teria que resolver essa questão com a linha de apoio. Eu expliquei que eu não tinha como efetuar ligações para o nº da Sportzone online. Tentei explicar a situação, mas o funcionário mal me deixava falar e repetia que não podia fazer nada. Até que eu pedi o livro de reclamações. Ele ligou para alguma linha de apoio da Sportzone online e, ao invés de dizer para colega que o produto que me entregaram veio defeituoso, e não funciona de forma alguma, ele disse para a funcionária do outro lado da linha que eu não estava satisfeita com o produto e como não gostei estava querendo troca ou devolução. Sendo que o problema não foi estar satisfeita ou não. Eu nem sequer tenho como afirmar isso porque o aparelho NÃO FUNCIONA. E a questão é que eu estou me sentindo enganada. A empresa vendeu um produto defeituoso. E nessa ligação que o funcionário Bruno Coutinho fez através da loja, a senhora da linha de apoio informou que a Sportzone não faz troca e nem devolução de aparelho fitness, mas ela não sabia me explicar em que parte do site diz isso e nem a Lei que retira esse tipo de direito do consumidor. O aparelho foi entregue com defeito. Não funciona. Nunca foi usado (até porque não funciona). Por que eu não tenho direito a troca ou meu dinheiro de volta?
Após partilhar a situação com um amigo do Porto, no dia seguinte, sábado dia 08/12/2018, acompanhada desse meu amigo, fui à loja física da Sportzone no Norteshopping (Porto). Diferente do que aconteceu em Coimbra, lá, eles se demonstraram bastante solícitos e garantiram ajudar a solucionar o meu problema. Deixei inclusive o contato do amigo para que eles contactassem caso não conseguissem entrar em contato comigo. No entanto, após alguns dias, não houve nenhum tipo de contato por parte da empresa. Dessa vez, meu amigo decidiu entrar em contato com a Sportzone que equivocadamente afirmou que no dia 10/12/2018 “a sr. Ana esteve presente na loja sportzone Norteshopping, falou por telefone com uma funcionária. O problema foi resolvido e já trocaram o painel da elíptica 2 vezes”. Essa informação por parte da empresa é completamente FALSA. Essa situação NÃO aconteceu. Eu não estive presente na loja do Porto no dia 10/12; a empresa NÃO entrou em contato comigo para resolver situação alguma; e muito menos NINGUÉM, NENHUM TÉCNICO DA SPORTZONE TROCOU PAINEL NENHUM. Peço para que a empresa, inclusive, faça prova de tais afirmações.
Hoje, dia 21/12/2018, mesmo com tentativas constantes de contato da minha parte e da parte do meu amigo, a empresa não se manifestou para resolver absolutamente nada. Quero o meu dinheiro de volta. E venho correndo atrás da empresa para devolução desde o momento em que foi constatado que o equipamento é defeituoso, mas a Sportzone durante todo esse tempo vem tentando escapar das responsabilidades e agindo sem qualquer sentido de profissionalismo.

Data de ocorrência: 21 de dezembro 2018
Sport Zone
21 de dezembro 2018
Estimado Cliente,

Estamos a analisar a situação apresentada.
Entraremos em contacto assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao Cliente