Spot da Tecnologia - Queixa formal

Mariana Proença apresentou a reclamação
Em nome da INFRAVENTUS HOLDINGS, LDA venho apresentar a seguinte queixa:

Há cerca de um ano atrás comprei um Samsung Galaxy S8 através de uma loja online em Portugal, SPOT DA TECNOLOGIA (www.spotdatecnologia.com), conforme fatura em anexo. Depois de usar o equipamento por uns meses dei-me conta de que a câmara fotográfica principal tinha um defeito e não focava corretamente. Comuniquei de imediato o problema à Samsung, através do Samsung Support Center.

Depois de explicar o problema ao técnico da Samsung fui por ele informado de que se tratava de um problema técnico frequente neste modelo, sendo que era fácil de resolver, necessitando apenas de se alinharem as lentes da câmara. O mesmo técnico disse-me para a um dos centros de reparações oficial da Samsung e foi o que fiz.

Na TAMET (www.tametgroup.com/pt) em Lisboa (um dos reparadores oficiais da Samsung) confirmaram-me, tal como o técnico da Samsung, que este era um problema frequente e que em duas horas tinham o meu problema resolvido (junto relatório técnico). Só que nesse mesmo dia, quando me desloquei para levantar o equipamento já reparado, para minha surpresa! disseram-me que não puderam reparar o equipamento pois o mesmo tem um IMEI referente a um país fora do Espaço Europeu! Ora o equipamento em causa foi adquirido numa loja em Portugal, dentro do espaço europeu. Contactei então diretamente a loja onde adquiri o equipamento – SPOT DA TECNOLOGIA.

A loja lamentou(!!) a situação e disse-me que ‘supostamente’ (?!!) não vendiam equipamentos de fora da EU, mas que iriam assumir a garantia, tendo recebido indicação de uma morada para onde enviar o telemóvel.
Passado uns dias recebo o email em anexo, no qual informam de que não irão proceder à reparação alegando que o problema da câmara se devia a má utilização do equipamento da minha parte!!
Junto a esse email enviaram umas imagens (pouco percetíveis, conforme pdf junto) a demonstrar a má utilização do equipamento! Sendo que eu nego a referida “má utilização”.

Perante isto pedi que me fosse enviado o relatório técnico oficial assinado, onde fosse expressa a avaliação efetuada e a consequente perda da garantia tendo recebido como resposta que caso pretendesse esse relatório teria de pagar 60€ (envio em anexo também a sequência de e-mails com a loja).

(1) Como é que é possível que a loja SPOT DA TECNOLOGIA esteja a vender equipamentos SAMSUNG dentro de PORTUGAL – membro da COMUNIDADE EUROPEIA, que não são aceites pelos centros de garantia e reparação da SAMSUNG dentro do espaço europeu?
(2) Como é possível que a loja SPOT DA TECNOLOGIA exija pagamento para prover um relatório técnico sobre um equipamento quando a garantia do mesmo foi recusada pelo centro de assistência local oficial por o mesmo não cumprir (?) com os requisitos da Comunidade Europeia?
(3) Como é possível que a loja SPOT DA TECNOLOGIA acuse o cliente de má utilização do equipamento, recusando-se a reparar e a apresentar justificação técnica assinada do referido problema?
(4) Venho acrescentar que tentei apresentar queixa da loja SPOT DA TECNOLOGIA no site https://www.livroreclamacoes.pt/inicio, registo obrigatório desde o dia 1 de julho de 2018, conforme o Decreto-Lei n.º 74/2017, de 21 de junho e regulamentado pela Portaria n.º 201-A/2017, de 30 de junho, mas sem sucesso dado não estarem registados, pelo que apresentei queixa à entidade competente.

Irei apresentar queixa formal nos canais competentes (ASAE, DECO) de forma a saber os meus direitos como consumidor, bem como exigir que a loja SPOT DA TECNOLOGIA tenha em venda equipamentos válidos para assistência dentro da Comunidade Europeia.
Data de ocorrência: 18 de setembro 2018
Spot da Tecnologia
Estimado Cliente,

relativamente a sua avaria cabe informar que não podemos proceder a reparação visto que as avarias não são defeitos de fabrico, em termos de carga não encontramos nenhuma avaria visto que o problema esta no cabo que está a utilizar que não é o original, e qual não recomendamos porque, o mesmo está danificar a respectiva entrada. (ver anexos)

A camara não foca porque está solta e por esse motivo quando abana o telemóvel ela funciona e inclusive consegue ouvir a mesma a abanar, se olhar para a lente ve que a mesma não está centrada está descaída, esta situação deve-se ao facto das quedas que telemóvel deu as mesmas empenaram o chassi do telemóvel de tal modo que o telemóvel está meio aberto (ver anexos)
18 de setembro 2018
A resposta não responde às questões levantadas na reclamação, a resposta dada corresponde a um copy-paste do e-mail enviado.
18 de setembro 2018
A loja continua a marcar de maneira consequente a reclamação como resolvida sem sequer se dignar a responder às perguntas que apresento no ponto (1) (2) e (3).

Nem sequer se dignam a responder
18 de setembro 2018
A todos os que lerem estes comentários:

NÃO COMPREM NADA nesta loja! Eles nem sequer dão resposta às reclamações, marcam como resolvidas sem o estarem só para manterem o indice de satisfação elevado!

Eles vedem telemóveis (e sei lá que mais) com IMEI fora da UE que invalida a sua reparação nos canais normais!
Mariana Proença avaliou a marca
18 de setembro 2018

Não entendo como é possível a marca poder fechar a reclamação sem sequer responder às questões levantadas na reclamação. O índice de satisfação desta loja está ALTAMENTE influenciado pelo facto de eles fecharem pondo um COPY-PASTE do e-mail que enviam ao cliente. Eles NEM SE DIGNAM A LER as reclamações dos clientes.