Vestuário Homem e Senhora

Springfield - Despreparo e descaso com o cliente - não compre nesta empresa

Pedro Laranja
Pedro Laranja apresentou a reclamação
20 de agosto 2022
Comprei uns óculos Hawkers no site da Springfield em 05/08/2022. O número da encomenda é 07758507. O prazo de entrega era de 3 a 5 dias úteis, o que faz com que o último seja do prazo seja 12/08/2022. Quando recebi o pacote, não havia um óculos, mas um vestido. Entendo que erros acontecem, reportei o ocorrido através do e-mail online@spf.com, que pertence à empresa e me foi pedido para devolver o pacote com a encomenda errada, o que realizei imediatamente.

Após isto, expliquei, em diversos e-mails, que não poderia receber os óculos à partir de 12/08/2022 no mesmo endereço utilizado quando realizei a compra, data em que sairia do endereço que estava até então e mudaria de cidade. Enviei novo e-mail pedindo o cancelamento da compra, que foi negado. Depois enalteci, mais uma vez, que o endereço de entrega deveria ser mudado por eu não estar mais no endereço anterior, e que forneceria novo endereço quando me dessem novo prazo de entrega (pois minha localização vai variar de acordo com a data, estou em viagem por Portugal). Apenas no dia 19/08/2022 me foi respondido que não alterariam, sob nenhuma hipótese, o endereço de entrega da encomenda. Expliquei pacientemente que não posso receber os óculos pois não me encontro mais no endereço e que o mínimo que poderia ser feito pela empresa, visto que errou a entrega, seria mudar o endereço. Entregar no endereço original não vai servir. Não estarei lá para receber a encomenda e a mesma ficará abandonada. Meu pedido foi novamente negado, mesmo face ao exposto.

Qualquer ato de compra / venda é um acordo. No meu acordo com a Springfield, concordei pagar o montante em troca dos óculos em uma compra online com prazo de entrega definido. Cumpri minha parte do acordo, paguei e estive disponível no local durante o prazo de entrega para receber a encomenda. A empresa, por sua vez, descumpriu sua parte do acordo ao enviar o produto errado. Como supra mencionado, entendo o erro. Mas não entendo a má vontade (ou processos internos ineficientes) da empresa em modificar algo tão simples quanto o endereço de entrega.

Entendo que haja regras que regem as compras e que modificar o endereço de entrega após a confirmação da compra não seja possível, mas isso apenas quando o processo de compra ocorre de maneira normal. Neste caso, claramente não está correndo de maneira normal devido ao erro da empresa. A empresa descumpriu seu papel ao enviar a mercadoria errada. Eu não descumpri o meu. Eu não falhei em momento nenhum do nosso acordo de compra / venda. A empresa falhou. O mínimo – e repito: o mínimo – que pode ser feito para compensar tal erro é acatar meu pedido de modificar o endereço de entrega, algo simples e que resolveria o problema. Cancelar a compra e receber reembolso integral também é uma solução que eu aceito.

Aproveito para informar que o atendimento ao consumidor da Springfield é péssimo. Sempre com respostas prontas do tipo ‘’Nos desculpamos pelo inconveniente causado, mas não podemos fazer nada’’. São muitos pedidos de desculpa e pouca ação para corrigir o erro, sem falar no, por vezes, demorado prazo de resposta. Além disso, até hoje, 2 semanas depois, ainda não me deram um novo prazo de entrega da encomenda (para o endereço antigo, o que não resolveria o problema). O descaso é absurdo. A ineficiência processual da empresa e comunicação interna das áreas também. Isso fica evidente na lentidão de se resolver uma questão tão simples. Me passam a impressão de estarem completamente perdidos no problema e em sua resolução.

Ratifico: se a empresa não cancelar o pedido e me reembolsar integralmente ou modificar o endereço de entrega da encomenda, os óculos ficarão abandonados. Não estarei lá para recebê-los.
Data de ocorrência: 20 de agosto 2022