Comércio de Automóveis

Stand APTACAR - Não assume garantia

Simao Ribeiro
Simao Ribeiro apresentou a reclamação
26 de março 2014

Adquiri no stand APTACAR em Vila Real uma Viatura BMW 318 Touring com garantia de 1 Ano. Passado 6 meses foi detetado um barulho anómalo no motor, dirigi-me a uma oficina e o mecânico informou-me que seriam as correntes que estavam em estado critico. Liguei ao vendedor que me pediu para levar a viatura ao stand. Amavelmente, disse para não me preocupar que a garantia cobria o problema, mas teria de ser a marca a dizer que seriam as correntes e fomos a uma oficina da marca. Fiquei na viatura o vendedor entrou e passado alguns minutos informou-me que não estaria nenhum mecânico disponível mas para não me preocupar em andar assim, e ir vendo se o barulho aumentava. Assim fiz, ate necessitar de mudar o óleo. Fui a mesma oficina oficial e fiquei a saber que no dia em que tinha la ido (sábado) a oficina está fechada. Foram detetados vários problemas graves no motor. Verifiquei aí que não foi feita nenhuma revisão geral no ato da venda e que um dos problemas graves seriam as correntes que estariam prestes a partir, podendo agarrar o motor a qualquer momento e até provocar despiste. Ou seja 15.000 km após a compra tenho uma reparação de cerca de 1900 euros no motor. Dirigi-me ao stand falei com o vendedor que me informou que as correias polis etc etc que estavam bastante danificados não eram cobertos pela garantia mas que as correntes sim, mas que não ouvia barulho. Disse-lhe para ficar com a viatura para verificar ou para irmos a oficina, mas não aceitou. Ao outro dia enviei um E-mail ao stand a dar conhecimento por escrito e desde aí , ou a carrinha não tem problemas, ou ele repara se eu pagar a reparação, ou estou a tentar aproveitar-me, pois ele resolvia o problema das correntes (cerca de 1200 euros na BMW) com 500euros no seu mecânico mas eu tinha de lhe pagar 950€(metade dos 1900) ou 700€ como foi proposto depois, também me foi proposto mais 6 meses de garantia mas teria de partir o motor para a acionar. O que é certo o stand não quer ver a viatura, não quer ir a oficina e não quer reparar e ate disse que a empresa que me vendeu a viatura encerrou. A Viatura estava em nome da esposa do vendedor Proprietários do stand e ambos continuam no mesmo stand e a exercer a mesma actividade, os contactos do stand são os mesmos e até a morada é a residência dos mesmos, que tenha conhecimento continua a ser deles.

Data de ocorrência: 26 de março 2014
Stand APTACAR
27 de março 2014
APTACAR

Eu JOÃO TERNANDO TEIXEIRA RODRIGUES representante da empresa APTACAR venho por este meio informar a equipa do Portal da Queixa que na carrinha de marca BMW modelo 318D do ano de 2008 com a matricula 07-MQ-99 que foi pelo STAND passada uma garantia que junto se anexa no nº4 dessa mesma garantia informa o comprador de que o materia de desgaste como ex: as correias não estam abrangidas pela garantia, no entanto informei o cliente de que podereia fazer essa troca de correias pelo valor de 500€, tendo dito o cliente que não estava disposto a pagava essa quantia, comunicando-lhe que o STAND não podereia ajudar de outra forma.
Sem mais de momento com os melhores cumprimentos.

VILA REAL 27 DE MARÇO DE 2014
Simao Ribeiro
28 de março 2014
A garantia fala em correias e material de desgaste, eu falo em correntes que não são material de desgaste, e na falta de revisão no material de desgante. O sr. João continua a deturpar aquilo que digo.

Sr. João Ternando Rodrigues,
A garantia dos automóveis que vende vale muito pouco. Pelos vistos não abrange certos componentes fundamentais do automóvel como as correias do motor. O mais grave de tudo é que parece que a viatura já foi vendida com o "material de desgaste" já "desgastado".

visto que a empresa que representa, a APTACAR, comercializa automóveis acho que se devia de informar melhor da lei do consumidor. O sr. João Rodrigues não tem de "ajudar" os clientes da APTCAR, deve é de cumprir a lei! sendo que reparar um bem defeituoso no período de garantia é uma obrigação e não uma "ajuda".

as garantias do stand APTACAR de certeza que não prevalecem sobre a lei do consumidor.

28 de março 2014

O problema não são só as correias mas também as correntes.