53.5

Staples - Artigo com defeito

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira apresentou a reclamação
14 de junho 2013

Efectuei a compra de uma impressora laser a cores, através do site da Staples. A impressora é Marca Brother, modelo HL-3040CN. Factura nº 73212700143 de 07-0 5-2013. A qualidade de impressão é muito má, em 15 impressões que fiz, em apenas 3, não encravou o papel, obrigando-me a retirar todos os toners, todas as vezes. Praticamente só trabalho com papel de 160gr e esta impressora não aguenta, nem couché bilho ou sequer mate. No site, não existe qualquer informação relativamente ao facto desta impressora não realizar estas tarefas e por isso mesmo, uma vez que tenho conhecimento de que as impressoras desta gama e de várias marcas as realizam sem qualquer problema, comprei a impressora. Segundo tenho conhecimento e sempre que comprei uma impressora, fui informado de que os toners/ tinteiros não vêm cheios, apenas trazem uma pequena percentagem para se poder testar, Na Staples, aquando da primeira vez que me dirigi à loja física de Coimbra, questionaram-me relativamente aos toners, se eram de origem e quantas cópias havia feito, ao que respondi que já os teria usado para poder experimentar. Nesse momento fui informado de que não poderiam efectuar a troca na loja, só mediante autorização de Lisboa, contudo nada mais foi referido acerca dos toners. Na primeira vez que reclamei para Lisboa, disseram-me que iriam proceder ao levantamento do artigo e posteriormente teria que enviar o Nib para me efectuarem a devolução do valor pago e mais uma vez, sem nunca referirem nada relativamente aos toners. Tudo isto sobre os toners porque, após várias reclamações e e-mails, e após me ter dirigido à Loja física de Coimbra, e após me terem dito que iriam proceder à devolução do dinheiro, foi efectuado um telefonema para a minha esposa, em que referiam que para me devolverem o dinheiro, ou seja, 99€, eu teria que pagar o valor dos toners, cerca de 300€. A impressora tem defeito, não existe informação no site, os toners só trazem uma mínima percentagem e querem-me obrigar a ficar com um artigo danificado ou pagar a totalidade dos toners.

Data de ocorrência: 14 de junho 2013
Staples
8 de agosto 2013
Estimado Cliente Sr. Jorge Ferreira,
Acusamos novamente a recepção da sua reclamação, através deste portal.
No seguimento da mesma, e conforme esclarecemos anteriormente, todos os Clientes Staples dispõem de um prazo de 15 dias para solicitar a troca ou devolução dos artigos, mediante a apresentação da factura de compra e do artigo nas condições originais de venda.
De acordo as condições de troca da Staples, disponíveis nas lojas, no site (em www.staples.pt, Cláusula 12ª das Condições Gerais de Venda) e no verso da factura, “todos os produtos que contenham consumíveis (tinteiros / toners / fitas) que tenham sido utilizados, só serão susceptíveis de troca/devolução mediante a reposição dos referidos consumíveis.”
Não sendo, assim, em momento algum intenção da Staples levar os seus Clientes a adquirir artigos que não correspondam inteiramente ao desejado, procuramos sempre informar os nossos Clientes sobre as principais características técnicas dos produtos, disponibilizando nas lojas e no site o máximo de detalhe técnico possível.
Em todo o caso, toda a descrição alargada das características e funcionamento dos produtos consta no manual de utilização, que acompanha o equipamento, e que deverá ser consultado na íntegra pelo Cliente antes de iniciar a utilização do produto. Se em algum momento alguma característica não corresponder ao desejado, o Cliente dispõe então do prazo acima para solicitar a sua troca ou devolução, uma vez que não tendo sido iniciada a utilização do equipamento, este se apresenta ainda nas condições originais.
Neste caso específico, tendo o Sr. Jorge Ferreira optado por iniciar a utilização do produto, e respectivos consumíveis, podemos então assumir que existiu uma aceitação de todas as informações presentes no manual de utilização.
Ao reportar à Staples inconformidades no funcionamento do equipamento, de imediato solicitámos a recolha do mesmo para verificação, tendo-se constatado que não possuía qualquer anomalia na impressão e se encontrava em perfeitas condições de funcionamento.
Por este motivo, não foi possível à Staples aceitar a devolução do equipamento com base num defeito de fabrico não detectado, sendo sim possível aceitar a sua devolução com base na insatisfação do Sr. Jorge Ferreira com as características do mesmo. Contudo, neste caso, seria necessário dar cumprimento às condições de troca ou devolução acima descritas, repondo os consumíveis nas suas condições originais.
Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos qualquer transtorno causado, contudo, pelos motivos acima enunciados não foi possível à Staples aceitar a devolução do produto nas condições em que se encontrava.
Customer Service
Staples Portugal S.A.