53.5

Staples - Compra POS sem Windows

Alexandre Saramago
Alexandre Saramago apresentou a reclamação
7 de maio 2015

No passado dia 27 de Abril desloquei-me até à loja da Staples Évora para comprar um POS. Antes de iniciar a viagem visto que iria fazer cerca de 100 KM até aquela loja, contactei a mesma questionando se o produto estava disponível e que me estaria a deslocar de Portalegre até à loja em questão para realizar a compra do mesmo.

Após ter comprado o produto e ter feito o regresso a casa qual o meu espanto aquando da sua ligação que a máquina me indica que o prazo de utilização da licença expirou e teria de instalar uma nova.

Ligo de imediato para a loja a indicar que o produto não estava nas perfeitas condições e obtenho uma resposta que terei de instalar um windows novo tendo em conta que o próprio POS não traz uma licença nem CD de instalação do windows.

Pergunto-me se agora virou moda venderem computadores sem o windows instalado tendo o cliente que pagar a parte o dito.

Data de ocorrência: 7 de maio 2015
Staples
19 de maio 2015
Estimado Cliente Sr. Alexandre Saramago,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, esclarecemos que em momento algum é nossa intenção levar os Clientes a adquirir artigos cujas características e funcionalidades não correspondam ao desejado. Assim, procuramos sempre informar os nossos Clientes sobre todas as características técnicas referentes ao produto, para que o possam adquirir tendo presentes todas as suas funcionalidades.

Neste sentido, em muitos casos optamos por fazer acompanhar os artigos em exposição de sinalética própria, onde são indicadas as principais características dos artigos, complementadas ainda com as características presentes nas embalagens dos artigos.

Dispomos ainda, em todas as lojas Staples, de uma equipa especializada para prestar aos Clientes qualquer informação, aconselhamento ou orientação necessários à aquisição de um produto.

Neste caso específico, aquando da aquisição do POS por parte do Sr. Alexandre Saramago, informou a loja da possibilidade de contratação do serviço de instalação do Office, sendo sempre necessário adquirir o mesmo, tendo esta opção sido recusada. Posteriormente, aquando da deslocação à loja para devolução do equipamento, esclareceu novamente a loja que o mesmo não trazia sistema operativo instalado, sendo necessária a sua aquisição, apresentando ainda em alternativa a possibilidade de troca por outro POS com essa característica, tendo esta opção sido igualmente recusada e a loja efectuado a devolução do valor pago pelo equipamento, de acordo com os procedimentos definidos para o efeito.

Desta forma, por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos que as características do produto adquirido não tenham correspondido ao desejado, tendo a loja apresentado todas as alternativas viáveis à resolução da situação.

Staples Portugal S.A.
Customer Service
Alexandre Saramago
20 de maio 2015
De facto desloquei-me à loja para a devolução do equipamento visto que não faz qualquer tipo de sentido um equipamento ser vendido sem sistema operativo. Onde fui bastante bem atendido por parte de uma funcionaria que foi exemplar. Já não digo o mesmo por parte do suposto técnico informático que me deu como alternativo comprar outro equipamento que por coincidência não trazia sistema operativo.
Claramente recusei as hipóteses que o técnico informático me deu visto que nao faz sentido comprar um equipamento informático que nao traz sistema operativo (por 490€ ou 690€) quando os mesmos nao estavam com essa informação sequer sinalizada nem sendo passada por parte da loja e depois ir comprar mais um sistema operativo com um custo superior a 250 euros.

"Neste caso específico, aquando da aquisição do POS por parte do Sr. Alexandre Saramago, informou a loja da possibilidade de contratação do serviço de instalação do Office, sendo sempre necessário adquirir o mesmo, tendo esta opção sido recusada."

Realmente a vossa resposta só demonstra a falta de organização e profissionalismo da vossa parte. Alguém falou em Office? Nunca foi solicitada qualquer tipo de instalação de office na vossa loja.

Informo ainda que quando fiz a devolução do equipamento uma das soluções que me foi apresentada pelo vosso técnico foi fazer a troca do POS que tinha comprado por um outro que tinham guardado já pago por um cliente onde o mesmo já tinha tudo instalado.

Guardem as vossas respostas completamente fora de contexto e dêem formação aos vossos funcionários e assumam os erros dos mesmos. Em vez de responderem com afirmação completamente descabidas e que não são verdadeiras.

A única coisa que queria com esta reclamação é que de facto percebessem a falta de informação e publicidade enganosa que fazem nas vossas lojas. Já para não falar da falta de formação dos funcionários.

PS: expliquem me na foto que foi tirada na vossa loja, onde é que indica ou está sinalética no equipamento a dizer que não possui sistema operativo.

Cumprimentos