53.7

Staples - Desrespeito pelas condições de venda estipuladas

Paulo Lopes
Paulo Lopes apresentou a reclamação
2 de março 2020

Na sequência de uma encomenda realizada no site da Staples cujo pagamento foi efetuado no dia 07/02/2020, venho por este meio expor uma situação de incumprimento dos prazos de entrega estipulados pela Staples e completo desrespeito pelo consumidor, dado que, efetuei a encomenda tendo em conta os prazos de entrega prometidos pelo vendedor pois necessitava dos artigos dentro dos prazos máximos indicados, no entanto, estes não foram cumpridos.
Tal como mencionei no dia 07/02/2020 efetuei uma encomenda de valor significativo no site da Staples e efetuei o pagamento da mesma. Os prazos máximos de entrega indicados pela Staples após pagamento seriam de 13 ou 14 dias úteis para os produtos que adquiri.

Quando faltavam dois dias para terminar o prazo máximo de entrega e tendo em conta que até à data não tinha recebido nenhuma indicação da parte da Staples de quando seria entregue a encomenda e o prazo limite para entrega seria na próxima sexta-feira (dia 26 de fevereiro) entrei em contacto com a linha de apoio onde me deram indicação que me iriam voltar a contactar, dado que, estava em falta uma das cadeiras encomendadas, sendo que os restantes artigos já se encontravam em armazém.

Como não recebi nenhum contacto da vossa parte voltei novamente a entrar em contacto com a linha de apoio no dia 27 de fevereiro, sendo que fui desta vez informado que o fornecedor é que decidia os prazos de entrega e que não podiam garantir que a encomenda seria entrega até à data limite sexta-feira dia 28 de fevereiro.

Na data limite de entrega (15 dias úteis dia 28/02/2020) entrei novamente em contacto com a Staples a questionar quando seria entregue a minha encomenda, sendo que desta vez me informaram que um dos artigos se encontrava em ruptura de stock e portanto não conseguiram entregá-lo. Solicitei então que me fossem entregues os restantes artigos que segundo a Staples já se encontravam em armazém.

Já após o prazo limite para a entrega da encomenda (no dia 28/02/2020) recebi uma mensagem da Staples indicando que minha encomenda seria entregue no próximo dia útil (02/03/2020), tendo em conta que me indicaram que não conseguiam indicar a hora a que esta seria entregue permaneci em casa durante todo o dia à espera da encomenda, no entanto, incrivelmente esta voltou a não ser entregue. Após novo contacto com a linha de apoio por volta das 19h informaram-me que afinal a encomenda tinha passado da empresa transportadora TNT para os CTT e que agora não conseguiam ver o estado de entrega da mesma pois segundo indicação do elemento da linha de apoio que me atendeu não existia informação disponível e não sabiam onde se encontrava a minha encomenda.

Deste modo e perante todos os atrasos e constrangimentos que já me causaram exijo saber com a maior brevidade possível exactamente em que dia e hora será entregue a mesma.

De mencionar que considero esta situação completamente inadmissível e demonstrativa de um total desrespeito pelo consumidor e pela condições estipuladas de venda, dado que, não cumpriram os prazos de entrega prometidos, fizeram-me perder dias à espera da encomenda por não saberem a hora de entrega e esta não foi entregue e caso eu não tivesse entrado em contacto com a linha de apoio o prazo máximo de entrega teria sido ultrapassado sem ter sido apresentada nenhuma justificação ao consumidor.
Mais informo que relativamente ao artigo que me indicaram que estava em ruptura de stock me informaram que iram efetuar a devolução do dinheiro sob a forma de vales para gastar na Staples (o que considero logo à partida incorrecto pois deveria ser efetuada a devolução do valor monetário pago) e até à data não me foi devolvido o valor pago pelo artigo que não me será entregue.

Deste modo e perante todos os atrasos e constrangimentos que já me causaram exigo saber com a maior brevidade possível exactamente em que dia e hora será entregue a mesma.
Data de ocorrência: 2 de março 2020
Staples
3 de março 2020
Estimado Cliente,

No seguimento da sua exposição, informamos que a sua reclamação, registada no Livro de Reclamações Electrónico, está a ser analisada pelo Departamento responsável e, nesse sentido, após análise, irá receber uma resposta formal para o contacto indicado na mesma.

Staples Portugal S.A.
Customer Service
Paulo Lopes
11 de março 2020

Informo que até ao momento não me foi efetuada a devolução do valor relativo ao artigo que não me foi entregue.

Mais informo que os seguintes artigos apresentavam irregularidades que me impossibilitaram de efetuar a montagem e utilização dos mesmos de entre as quais:

Conjunto Mesa Princess e Cadeiras Crown, Preto (em falta os 12 parafusos de fixação dos pés da mesa ao tampo de vidro ( designados pela letra A nas instruções de montagem , sendo que, deste modo não consegui montar o artigo.
Mesa de apoio Domus, em falta 4 parafusos designados pela letra B nas instruções de montagem.

Agradeço que me sejam enviados os elementos acima indicados de modo a que possa efetuar a montagem e utilização dos artigos.