54.3
Equipamento de Escritório, Lda

Staples - Falsa Publicidade

Americo Camarinha apresentou a reclamação
8 de maio 2017

A Staples lançou a promoção "Produtos até 50%". Nessa promoção encontrei o produto "MITASHI Smart TV Mitashi 50" com 50% de desconto, ou seja, a 149,90 €, mas o produto estava esgotado. Subscrevi a opção de me notificarem aquando da reposição de stock. No dia seguinte, o mesmo produto estava com uma promoção de apenas 33%, por 199,90 €, mas ainda esgotado. A promoção já acabou, mas o produto ainda se encontra esgotado. Ou seja, fizeram uma promoção de um produto que nunca esteve em stock.

Data de ocorrência: 8 de maio 2017
Staples
10 de maio 2017
Estimado Cliente Sr. Americo Camarinha,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, permita-nos, desde já, apresentar as nossas desculpas pelo sucedido.

Desde já asseguramos que todas as Campanhas Staples são elaboradas com todo o rigor e seriedade, sendo toda a comunicação cuidadosamente elaborada, para que as suas condições sejam o mais claras possível para os nossos Clientes.

No entanto todas as campanhas estão limitadas ao stock existente e neste produto em particular não foi possível a reposição do mesmo.

Pelo exposto, iremos apresentar uma alternativa ao Sr. Americo Camarinha pelo que deve aguardar um contacto da Staples para o contacto fornecido.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, apresentamos as nossas desculpas por todo o transtorno causado, na garantia de que procurámos transmitir aos nossos Clientes todas as informações necessárias para usufruírem em pleno da campanha em vigor.

Staples Portugal S.A.
Customer Service
29 de maio 2017
Primeiro não tinham o artigo e era impossível de o arranjar; depois só tinham um artigo numa das suas lojas em exposição; depois quiseram me enviar um artigo, mas com muita mais baixa qualidade “que não aceitei, logicamente”.
Seguidamente já conseguiram arranjar o artigo num dos seus fornecedores. Então aí eu tive que pagar o artigo por multibanco e tinha um prazo de 3 dias para o fazer, quando a reclamação já durava quase há um mês, ou seja, muito provavelmente o artigo que estava numa das suas lojas em exposição, visto o estado da embalagem exterior, como no interior embalagem da televisão usada e suja, parafusos, baterias, telecomando e manual de instruções estarem dentro da mesma embalagem e as pilhas juntas com fita cola estando uma delas com o rotulo já descolado e ausência de manual de garantia da parte do construtor. Qual não foi o meu espanto quando tentei ligar e a mesma não funcionava então telefonei para a dita empresa por volta das 15 horas para os pôr ao corrente do acontecido disseram-me para desligar e dar-lhes o meu numero de telemóvel que me ligariam em seguida ligaram-me para me dizer que talvez fosse do telecomando mas como eu disse que a televisão tinha as mesmas funções no lado esquerdo, disseram-me que ainda hoje ou seja no dia do telefonema me entregariam um outro artigo de substituição, no que eu acreditei, mas insisti “de certeza que ainda me ligam hoje?” A resposta foi sim, então esperei!!! Esperei!!!! E nada! Então por iniciativa própria liguei pelo chat às 18:28 visto encerrarem ás 19 horas e aí verifiquei que estavam a preparar um mail, em vez de preparar o artigo de substituição para me entregarem nesse dia, mail que passo a citar aqui.

Estimado Sr.---------------

No seguimento do seu contacto telefónico, informamos que já tentámos solicitar novamente a disponinibilização da tv ao fornecedor, mas como o artigo já está descontinuado a própria marca já não tem essa possibilidade. Neste caso, será necessário efectuar a recolha da sua tv e emitir a nota de crédito para que possamos devolver o montante na sua conta.
Questionamos quando é que pretende então a recolha da sua tv.
Na certeza de em momento algum pretendemos defraudar as suas expectativas de compra, reiteramos o nosso pedido de desculpas e disponibilidade para qualquer esclarecimento ou assunto que considere necessário.
Ou seja, assim sendo devolviam-me o dinheiro e o assunto estava resolvido. Ao que eu digo NÃO!

Então respondi desta forma:

"No seguimento do seu contacto telefónico, informamos que já tentámos solicitar novamente a disponibilização da tv ao fornecedor, mas como o artigo já está descontinuado a própria marca já não tem essa possibilidade. Neste caso, será necessário efectuar a recolha da sua tv e emitir a nota de crédito para que possamos devolver o montante na sua conta.
Se analisar o histórico desta compra, sabe que a mesma resulta de uma queixa de um artigo em promoção inexistente.
Se não existe, e como o mesmo é resultado de uma publicidade enganosa, exijo uma nova televisão de 50 polegadas que seja SMARTV, se o mesmo não acontecer darei seguimento à queixa, já iniciada no Portal da Queixa.
Questionamos quando é que pretende então a recolha da sua tv.
Para evitar a duplicação de viagens, pode fazer a recolha quando vier entregar a de substituição, pois parece-me que esta já veio danificada, com o vosso conhecimento.
Para não defraudar as minhas expectativas de compra seria bastante simples, era apenas cumprir o prometido...
Fico à espera de vossa confirmação do próximo procedimento, para resolvermos a situação."

Ora já vejo a desculpa a embalagem exterior danificada a culpa é do transportador “normal visto o número de reclamações que o mesmo tem contra si no Portal da Queixa”
Mas o interior qual a desculpa? Estou ansioso por ver a imaginação dos responsáveis da empresa daí a minha certeza que esta televisão era a que estava numa das lojas em exposição, ou na pior das hipóteses uma que um cliente teria reenviado à empresa por esta se encontrar defeituosa.
Tudo isto é enviado porque como hábito esta empresa só depois de segunda reclamação e que me respondem. Tem sido assim durante tudo este processo menos na vez da reclamação aqui, no Portal da Queixa.

Por último, eles recusam-se a me fazer chegar um equipamento semelhante ao anunciado, o que comprova que a publicidade nunca passou disso mesmo, apenas PUBLICIDADE.
2 de junho 2017
Depois de várias escaramuças, mais de um mês depois:
Portugal é um país fantástico!
Ser português é isto mesmo. Lutar, encontrar sempre uma solução para enfrentar as dificuldades e contribuir para uma sociedade mais forte. Isto sim, é ser cidadão português mesmo debaixo de dificuldades quase inultrapassáveis.
Tudo isto para agradecer a toda a equipa da Staples Online Portugal, em especial ao Sr. Nuno Correia que foi incansável em arranjar uma solução para este caso.
Também quero agradecer a equipa da Staples Porto, pois foram híper simpáticos comigo no momento da troca tendo mesmo me ajudado a tirar e a pôr a televisão na minha viatura.
Porque quando se chega aos sessenta anos todos dizem olha “mais um andarilho” pelos mais diferentes motivos, mas se erguemos a cabeça somos capazes de tudo. Pois aqui está a prova.
O meu muito obrigado a todos sem esquecer a equipa do Portal da Queixa por mais uma um assunto encerrado.
Américo Camarinha.
Americo Camarinha avaliou a marca