55.4

Staples - Falta de acesso a garantia

Ricardo Crispim Faria Ribeiro
Ricardo Ribeiro apresentou a reclamação
26 de março 2016

No dia no 22-12-2013 procedi a compra de um equipamento ASUS MEMOPAD 10.1 na loja StaplStaples em Braga, tablet deste de exposicao, nunca me fazendo qualquer tipo de desconto sobre o mesmo. Tablet este a disposição de qualquer cliente. Entretanto viajei para França, não levando qualquer tipo de documentação do equipamento, o tablet já veio um pouco danificado, deixando este de carregar e com problemas a nível do ecrã perdendo este por vezes a imagem. Ao regressar, levei o tablet a Staples para ser enviado para a garantia no dia 04-11-2015. O meu espanto quando recebo um orçamento de 240€ para a retificação do mesmo. O tablet custou 250€. Ou seja a garantia pôs se de lado. O meu espanto quando me dizem que o tablet estava pronto, e aí fui levantado no dia 27-11-2015. Voltei lá quando reparei que o tablet veio igual ou pior. Não tendo qualquer tipo de prova nomeadamente um relatório do reparador fico em dúvida se realmente o tablet saiu das instalações da Staples de Braga. No entanto no dia de ontem 25-03-2016 voltei a colocar o tablet a carregar e este do qual estou a escrever está reclamaçãreclamação começou a carregar durando cerca de 17horas a carregar. Ou seja o tablet para mim nunca saiu das instalações da Staples ou se saiu limitaram se a olhar para ele e não fizeram nada, porque se vissem talvez reparassem que o problema não estava na porta do carregador mas sim noutro aspecto qualquer. Como aconteceu num equipamento semelhante ASUS de um familiar meu, este comprado na loja Rádio Popular e dando a garantia substituindo a placa mãe do tablet sem qualquer custos. Para meu descontentamento saber de tal situação acontecida. Agora quero saber quem é o responsável ou quem se vai responsabilizar por eu ter um tablet nestas condições e este mau atendimento. Porque eu liguei para a Staples no dia de hoje e disseram me que eu teria direito a um equipamento novo mas se pagasse os 240€ da reparação deste, ou seja tinha que comprar outro.

Data de ocorrência: 26 de março 2016
Staples
30 de março 2016
Estimado Cliente Sr. Ricardo Ribeiro,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, esclarecemos que todos os produtos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia dos Fabricantes, sendo todos os diagnósticos e intervenções realizados pelo Centro de Assistência Técnica (C.A.T.) da marca.

Por vezes, apesar do produto se encontrar dentro do prazo de garantia, existem determinadas incidências que não se encontram cobertas pela garantia do Fabricante, não sendo da competência da Staples fazer essa avaliação. Nestes casos é apresentado um orçamento prévio, só se efectuando a reparação após aceitação do Cliente.

De acordo com o que lhe foi oportunamente transmitido, e conforme a legislação em vigor, qualquer equipamento que apresente danos físicos ou vestígios de utilização imprópria, que não podem ser considerados existentes na data da compra, perde o direito à garantia dos fabricantes, como aconteceu com o equipamento entregue pelo Sr. Ricardo Ribeiro que apresenta danos, nomeadamente, riscos no LCD e Cover, cover rachado junto da camara e conector USB da motherboard partido, sendo que, segundo o relatório técnico emitido pelo reparador, o equipamento não carrega devido aos danos identificados no conector da motherboard.

Mais informamos que, neste momento, pela data de factura do equipamento, o mesmo não se encontra já abrangido pela garantia do fabricante de dois anos.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos qualquer transtorno causado, contudo, pelos motivos acima enunciados, não foi possível à marca considerar a anomalia ao abrigo da garantia, tendo apresentado um orçamento para a sua reparação.

Staples Portugal S.A.
Customer Service