55.4
Equipamento de Escritório, Lda

Staples - Produto com defeito e ineficácia no cumprimento de prazos de reparação

José Luís Bacelar Barata
José Barata apresentou a reclamação
12 de novembro 2014

Em Março de 2012, por troca de equipamento avariado, adquiri um portátil da marca HP que até esta data se arrasta em processos de reparação sem fim à vista.

Ao longo dos dois anos de garantia, fruto do problema constante que afecta o desempenho do portátil, e essencialmente,o wireless que constantemente se desliga sozinho, o equipamento foi para reparação algumas vezes, porém, em nenhuma delas o problema foi resolvido.

Em Março de 2014, com o final da garantia no limite, voltei a tentar que me solucionassem o problema do wireless e sobreaquecimento do equipamento.

Porém, após 5 tentativas, 6 meses depois, o equipamento é-me sempre devolvido pelo reparador com o mesmo problema, justificando as reparações com actualizações "milagrosas" de firmware, bios, e formatação e instalação de sistema operativo.
O problema manteve-se sempre.
Em dois dos pedidos de reparação, anexei vídeos que reportavam o problema a ocorrer.

Não obstante o problema não ser nunca resolvido, uma das reparações fez com que estivesse privado do equipamento 41 dias, de 20-06-2014 a 31-07-2014, o que segundo o decreto lei nº 67/2003 com as alterações efectuadas pelo Decreto Lei nº 84/2008 , obriga a loja a indemnizar o cliente com o valor do equipamento, ou então substituir por um novo.

Como cliente, sinto-me gozado, desrespeitado e prejudicado, pois a Staples parece andar a brincar às reparações, entregando-me o equipamento sempre com o problema por resolver, situação que espero desta vez, encontre uma resposta à altura.

Data de ocorrência: 12 de novembro 2014
Staples
20 de novembro 2014
Estimado Cliente Sr. José Barata,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, esclarecemos que todos os produtos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia dos fabricantes, sendo todos os diagnósticos e intervenções realizados pelo Centro de Assistência Técnica (C.A.T.) autorizado da marca.

Assim, sempre que reportou, na loja Staples de Braga uma anomalia no seu equipamento, este foi encaminhado ao C.A.T. para análise e diagnóstico. Em todas as intervenções o C.A.T. procedeu à reparação do equipamento, oportunamente devolvido à loja após passar com sucesso nos testes da marca, tendo sido inclusivamente efectuada a troca do equipamento por duas ocasiões, a primeira em Março de 2010 e a segunda em Março de 2012.

Após a última troca realizada, e segundo histórico de intervenções iniciadas através da Staples, o equipamento regista duas intervenções, a primeira em Abril de 2013, tendo sido efectuado, com vista à correcção da anomalia reportada, o update da bios e reinstalação do sistema operativo original. No segundo processo iniciado, para além do update da bios, foi ainda efectuada a reparação da ventoinha e plásticos, tendo o equipamento sido devolvido à loja após passar com sucesso em todos os testes da marca.

Neste momento desconhecemos qualquer processo de reparação, iniciado através da Staples, que esteja a decorrer associado a este equipamento, sendo que, o mesmo se encontra actualmente já fora do prazo de garantia atribuída pelo fabricante.

Assim, por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, apresentamos as nossas desculpas pelo transtorno causado, contudo, tendo sido efectuada, de acordo com a legislação em vigor, a troca do equipamento por duas vezes e tendo as anomalias consequentes sido corrigidas, acresce ao exposto que o equipamento se encontra já fora de garantia, pelo que, da parte da Staples não será possível apresentar uma solução alternativa.

Customer Service
Staples Portugal S.A
José Barata
20 de novembro 2014
Grato pela vossa resposta, informo que foram efectuadas 5 tentativas de reparação na loja staples de Matosinhos desde Março de 2014, informação que estranho não terem na vossa disposição, e que julgo fundamental para a análise deste processo.
Todas as fichas de reparação estão na minha posse, pelo que se for necessário, poderei enviar caso assim entendam.
Face ao exposto, aguardarei uma resposta da vossa parte até ao final do mês, permitindo assim que analisem novamente a situação e actuem de forma justa perante o sucedido.
Staples
2 de dezembro 2014
Estimado Cliente Sr. José Barata,

Acusamos novamente a recepção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Na sequência da mesma, informamos que a Staples se encontra disponível para analisar a situação que nos expõe, podendo, para o efeito, deslocar-se junto da nossa loja de Braga ou Matosinhos, tendo estas já conhecimento da situação reportada.

Apresentando novamente as nossas desculpas por qualquer desagrado causado, e na expectativa da sua total compreensão, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Customer Service
Staples Portugal S.A