54.3
Equipamento de Escritório, Lda

Staples - Recusa de cumprimento de garantia

Alexandre Figueiras apresentou a reclamação
4 de setembro 2019
Comprei uma cadeira gaming na Staples no Algarve, Parchal-Lagoa em que o braço direito da cadeira balança muito não fornecendo apoio ao mesmo. Levei a cadeira à loja dentro do período de garantia e logo começaram os problemas. A gerente disse logo que não iam cumprir a garantia por que estava quase no fim. Então mas a garantia não são dois anos? Ou é somente um ano e 11 meses? ou um ano e 6 meses? Não a garantia legal são dois anos.

Depois de muito insistir lá foi para garantia. Diz a lei que o período legal para resolução de uma garantia são 30 dias. Bem quase 60 dias depois lá me ligam a dizer que a cadeira está reparada. Qual não é o eu espanto quando chegando a loja para levantar a cadeira reparo que não só o braço direito está igual como o esquerdo agora também balança, coisa que não acontecia antes de ter la deixado a cadeira.

A gerente, na sua arrogância, tal como se tem comportado desde que este assunto começou disse que não ia fazer mais nada e que era modelo da cadeira e que tinha vendido centenas de cadeira sem nenhum problema. Algumas perguntas então. Se era modelo da cadeira porque é que só balançava o braço direito e não o esquerdo? E quando voltou o esquerdo já balançava porque? para poderem alegar que era modelo da cadeira? E refere-se que vendeu centenas de cadeiras sem problema. Ora julgo eu que a garantia serve para anomalias e defeitos. Se todas as centenas de cadeiras que foram vendidas tivessem problemas algo estava errado.

Pedi o livro de reclamações e lá ficou a cadeira. Passado mais um mes (relembro o prazo legal são 30 dias) lá recebo uma carta da staples a dizer que repararam, a cadeira e fica assim. Bem se enviar uma carta iliba a staples do cumprimento legal da garantia então vou buscar material a staples e mando uma carta a dizer que não pago. É assim que funciona? Claro que não.

Pedi também esclarecimentos no Facebook da staples de onde me responderam que como tinha pedido o livro de reclamações iria receber a resposta por carta. Na resposta no Facebook dizem o seguinte:

A carta de resposta foi expedida via CTT, na passada sexta-feira (26/07/2019), pelo que deverá ser recebida nos próximos dias.

Recebo a carta no dia 16/08/2019 com data de 19/07/2019 com data de entrega nos CTT de 14/08/2019

Consegue identificar as discrepâncias?

Ora a staples não só comete ilegalidades nas garantias, recusando se a cumprir a mesma como também no envio de correio. Felizmente mandaram carta registada onde guardei print screen do registo no site dos CTT e conversa com a Staples no Facebook.

Bem depois de consulta com uma advogado tenho sim a lei do meu lado e exijo no prazo de 5 dias o reembolso do valor pago pela cadeira como me assiste na lei.

Obrigado

PS: a cadeira continua na Staples de Lagoa à guarda da gerente da mesma loja.
Data de ocorrência: 4 de setembro 2019
Staples
5 de setembro 2019
Estimado Cliente,

No seguimento da sua exposição, informamos que a sua reclamação, registada no Livro de Reclamações da loja de Lagoa, está a ser analisada pelo Departamento responsável e, nesse sentido, após análise, irá receber uma resposta formal para o contacto indicado na mesma.

Staples Portugal S.A.
Customer Service
5 de setembro 2019
Meus senhores.

A vossa resposta a minha reclamação anterior foi que não iam fazer nada. Se for para responder o mesmo nem vale a pena. Mandar uma carta a dizer que não vão fazer nada não vou iliba da lei.

Tal como disse na minha ultima reclamação exijo o assunto resolvido no prazo de 5 dias. A lei estipula 30 dias vocês já me ignoram quase à 90 dias. Portanto se no prazo de 5 dias o caso não estiver resolvido irei deslocar-me de novo à loja em questão para preencher nova reclamação e levar o caso para comunicação social que já contactei e manifestaram todo o interesse em publicitar esta ilegalidade.

Muito obrigado. estou a aguardar resposta
Staples
Estimado Cliente,

Lamentamos desde já a sua insatisfação e pedimos desculpa por qualquer transtorno que possa ter sido causado pela situação descrita.

Temos a indicação de que a ocorrência em questão já terá sido reportada internamente, pelo que será contactada com a maior brevidade possível.

Na certeza de em momento algum pretendemos defraudar as suas expectativas de compra, reiteramos o nosso pedido de desculpas e disponibilidade para qualquer esclarecimento ou assunto que considere necessário.

Staples Portugal S.A.
Customer Service
6 de setembro 2019
Recebi telefonema ontem da loja. Reembolsaram totalmente o valor em causa. O que devia ter feito passado 30 dias e não passado quase 4 meses. ainda foram 200 euros. Fica como exemplo para todos não desistam dois vossos direitos e não deixam que as marcas os façam desistir das queixas por exaustão. Problema resolvido
Alexandre Figueiras avaliou a marca
6 de setembro 2019

Apesar de terem resolvido o problema levaram quase 4 meses a resolver umas situação que por lei deveria ser resolvida em 30. Durante todo o processo mostraram-se arrogantes sempre afirmando que nunca me iriam reembolsar somente o fazendo quando consultei um advogado er passei a citar as leia que estava a infringir.