55.4

Julia Maria Ferreira do Cabo Pinho
Julia Pinho apresentou a reclamação
14 de novembro 2016

Televisão com defeito.

Boa tarde, no dia 11/08/2016 comprei uma televisão da marca SILVER na Staples de Almada no valor de 159€.
Televisão essa que só me foi possível adquirir devido a estar em promoção (valor inicial 199€).
No dia 28/10/2016 (apenas 78 dias depois) surgiu um risco no ecrã enquanto via televisão, risco esse que aumentou imenso em pouco tempo.
No dia seguinte 29/10/2016 dirigi-me à loja para me resolverem esta questão, onde me foi dito que a televisão iria para a fabrica para avaliação.
No dia 14/11/2016 foi-me dito que a televisão teria levado uma pancada e que a garantia não cobria esse dano, foi-me dado um orçamento de 153€ para reparar (basicamente o valor da TV).
Sabendo eu que a televisão não levou nenhuma “pancada” ou toque e muito menos caiu (não tenho crianças em casa), só pode ser defeito de fabrico, a tv não tem qualquer dano visível, percebendo-se claramente que a televisão estalou por dentro sem qualquer contacto.
O empregado da loja teve o descaramento de dizer-me que basta apenas um pequeno toque com o dedo para o ecrã estalar, nem vou comentar sobre isto.
Sem outra solução fui obrigada a escrever no livro de reclamações a expor esta situação ridícula.
Neste momento encontro-me sem televisão e sem os 159 euros, sou reformada e não tenho possibilidades nem de pagar o arranjo nem de comprar uma nova televisão, sendo que a reparação é praticamente o valor de uma nova, não vejo qual o objectivo de mandar reparar sequer, sinto que estão a brincar comigo.

Peço uma resolução rápida para este assunto.

Data de ocorrência: 14 de novembro 2016
Staples
15 de novembro 2016
Estimada Cliente Sra. Júlia Pinho,

No seguimento da sua exposição, informamos que a sua reclamação, registada no Livro de Reclamações da loja de Almada, está já a ser analisada pelo Departamento responsável e, nesse sentido, após análise, irá receber uma resposta formal para o contacto indicado na mesma.

Julia Pinho
21 de novembro 2016
Boa Tarde, recebi hoje uma carta registada da staples com data de emissão 15/11/2016 onde dizem basicamente que não são responsáveis pelos os produtos que vendem e que a garantia da marca não cobre danos físicos.
Quais danos físicos? Estou furiosa com o suposto apoio ao cliente, não existe.
Como já disse anteriormente, não houve qualquer dano físico na televisão.
Reparei hoje também, que foi feito uma guia de reparação da staples dirigida a empresa Berver Tranding, LDA. 10 dias depois de ter entregue a televisão na loja, pelo o que não foi feito um pedido de avaliação para apurar as causas da avaria.
Foi decidido logo pelo o funcionário da staples de Almada, que a causa teria sido mau uso do cliente e iniciou um pedido de reparação, como indicam na carta registada.
O funcionário tem competência para decidir isso? Não terá de ser a marca a apurar as causas?
E se não são responsáveis pelos os produtos podem decidir sobre os mesmos se têm direito a garantia ou não? Em que ficamos, estou confusa.
Staples
23 de novembro 2016
Estimada Cliente Sra. Júlia Pinho,

Na sequência das comunicações anteriores, vimos por este meio informar que a Staples reforçou junto do reparador uma exposição acerca desta situação, no sentido de obter um parecer por parte da marca acerca deste processo, tendo sido transmitido por parte do mesmo que, excepcionalmente, com vista à satisfação do cliente, será efectuada a reparação do equipamento em garantia.

Desta forma, o equipamento será reenviado ao reparador autorizado da marca para intervenção em conformidade, pelo que solicitamos que a Sra. Júlia Pinho aguarde por posterior contacto da loja para finalização de processo.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos novamente todo o transtorno causado, na certeza que, da parte da Staples, estão a ser reunidos todos os esforços com vista à resolução desta situação.

Customer Service

Tem um risco na imagem ou está rachado? É que são coisas diferentes. Se está rachado alguém teve de o fazer. Se meter um copo em cima de uma mesa, pode estar lá a vida toda que não parte a menos que alguém lhe mexa. Se é uma risca vertical ou horizontal, é um defeito no display.

Joaquim Goncalves, não é bem assim, o facto de o display estar rachado não significa necessáriamente que seja culpa do cliente, há outros factores que podem ter contribuido para isso.
Nomeadamente, microfissuras no fabrico, uma queda no tranporte ou até mesmo os apoios do display não terem a folga suficiente para permitir a dilatação térmica.
A analogia do copo não é bem apropriada para este caso, um exemplo melhor seria a de um pára-brisas de um carro com uma fissura que vai aumentando com o tempo.
Numa tv de 160 euros a qualidade não deve de ser a prioridade.
Como a tv não tem nem 3 meses e se não houver danos exteriores, têm de dar uma tv nova.
Houve vários casos no estrangeiro que os clientes receberam tvs novas por decisão dos tribunais.
As marcas tentam sempre fugir a responsabilidade e culpam o usuário de mau uso, mas nem sempre é assim.

21 de novembro 2016

Quais danos físicos? Estou furiosa com o suposto apoio ao cliente, não existe.
Como já disse anteriormente, não houve qualquer dano físico na televisão.

Estimada Cliente Sra. Júlia Pinho,

Acusamos novamente a recepção da sua comunicação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

Conforme transmitimos anteriormente, todos os produtos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia dos Fabricantes, sendo da sua responsabilidade qualquer decisão sobre a garantia de um bem, uma vez que é possibilidade exclusiva deste recusar os direitos atribuídos ao consumidor, com base em determinadas circunstâncias legalmente previstas, entre outras, a má utilização dos bens.

Neste caso em específico, tal como já indicado, o equipamento entregue pela Sra. Júlia Pinho apresenta o painel LCD danificado, tendo este dano sido desde logo identificado na loja aquando abertura do processo de reparação, tendo o orçamento sido emitido apenas após análise do reparador, não sendo da competência da Staples fazer essa avaliação.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos novamente qualquer transtorno causado, contudo, pelos motivos acima enunciados, não foi possível à marca considerar a anomalia ao abrigo da garantia, tendo apresentado um orçamento para a sua reparação.

22 de novembro 2016

Após ter entrado em contacto com o representante da marca SILVER em Portugal, fiquei a saber que a televisão nunca foi enviada para a marca para avaliação, confrontado com isto o sr. Sérgio Baiano funcionário da staples continuou a mentir afirmando que sim.
O facto é que a televisão esteve parada 10 dias na loja e depois foi pedido uma guia de reparação sem avaliar as causas, o sr. Sérgio Baino não tem conhecimentos técnicos para tomar essa decisão, ignorando outras causas possíveis.
Hoje foi-me pedido para levantar a televisão avariada, a marca diz que agora nada pode fazer, sendo assim perdi 159€ numa televisão que durou 2 meses, muito dinheiro para uma pessoa na minha situação, já para não falar dos transtornos emocionais que isto causou.
Volto a referir que a televisão não tem qualquer dano físico.
Peço uma nova avaliação sobre este caso ou não terei outra alternativa senão alertar o máximo de pessoas possíveis nas redes sociais para este caso com o intuito de proteger futuros consumidores da staples ou que a ASAE tome alguma atitude.
Estou indignada com esta situação, onde nem podemos confiar em estabelecimentos com reputação.
A TELEVISÃO NUNCA FOI Á MARCA

Que vergonha!
Tem outra hipótese D. Julia, vá a tribunal com eles.