54.3
Equipamento de Escritório, Lda

Staples - Uma vergonha (garantia aparelho xiaomi)

R. S. apresentou a reclamação
17 de março 2020
No dia 29-08-2018 efectuei a compra de um equipamento telefónico Xiaomi Redmi 5 na loja STAPLES de Vila Nova de Gaia.
No entanto, no passado dia 10/02/2020 o referido aparelho começou a apresentar um defeito que se reflectia num funcionamento intermitente no cabo de dados (ligação ao pc) e no carregamento da bateria, que só carregava com o dispositivo desligado.
Encontrando-se o aparelho em período de garantia, e sendo certo que o mesmo NUNCA sofreu qualquer intervenção técnica, dirigi-me à loja STAPLES (10/02/2020), local onde o mesmo tinha sido adquirido, a solicitar a activação da garantia e respectivo reparação do aparelho. Assim, o telemóvel acabou por ficar na loja para ser enviado para a assistência técnica.
No dia 28/02/2020 recebo um sms da Staples PT a informar que o processo foi sujeito a orçamento para reparação... fiquei convencido que seria um qualquer erro.
Dirigi-me à loja e fui confrontado com um funcionário que me apresentou uma fotografia parcial de um componente electrónico, que apresentava "vestígios de humidade"... por esta razão A STAPLES DE VILA NOVA DE GAIA RECUSA DAR A GARANTIA LEGAL do referido aparelho... E nem venham dizer que é a XIAOMI... foi à STAPLES de Vila Nova de Gaia que comprei o aparelho.
Incrivelmente foi descoberto o "filão de ouro" pelos fabricantes... VESTÍGIOS DE HUMIDADE?!?!?!?! Não sei se apresenta mas, se apresentar, qual é o problema?! As roupas que visto, os livros que leio, as pendrives que utilizo, os assentos da viatura que conduzo, todos eles têm vestígios de humidade... O AR QUE RESPIRAMOS TEM HUMIDADE... e muita meus senhores!!!!
O que realmente importa, ou devia importar aos responsáveis da STAPLES, é que a humidade seja a causa da avaria que o aparelho apresenta... mas essa relação a assistência não se atreve a admitir... nem a dizer... até o funcionário afirma que, a haver água em contacto com o aparelho, os danos teriam de ser muito superiores!!! ESTE NEXO DE CAUSALIDADE É FUNDAMENTAL PARA SE AFERIR DA RESPONSABILIDADE!!! E essa responsabilidade é VOSSA!
O aparelho estava íntegro, imaculado, inviolado. Nunca foi aberto... se apresenta humidade mais grave se torna. A XIAOMI não garante a integridade dos seus aparelhos de telecomunicações?! Nem durante os 2 anos de garantia legal e obrigatória?! Pelos vistos não precisam... basta a simples alegação "apresenta vestígios de humidade"!!!
Se o aparelho apresenta vestígios de humidade, então será porque durante a simples utilização, diga-se, CORRECTA UTILIZAÇÃO, os aparelhos XIAOMI permitem que a humidade que circula no ar penetre no interior dos aparelhos e se acumule nos sistemas electrónicos? A admitir como verdade o que transmitiu a assistência técnica, pelo menos no meu assim foi!!! MAIOR É O DEFEITO MEUS SENHORES!!!!
É ABSURSO que uma marca como a STAPLES DE VILA NOVA DE GAIA, não defenda os consumidores contra estes atropelos aos direitos essenciais à vida em sociedade e ao consumo.
Foi à STAPLES de Vila Nova de Gaia que adquiri o aparelho. É à STAPLES de Vila Nova de Gaia que compete defender os direitos dos seus cliente e não admitir como resposta da assistência "o aparelho apresenta vestígios de humidade"...
Mas tenho que "dar a mão à palmatória" e assumir parte da culpa... NINGUÉM ME MANDOU COMPRAR UM APARELHO DE TELECOMUNICAÇÕES NUMA PAPELARIA!!! Ainda que em tamanho XL! Tenham cuidado quando resolverem comprar telemóvel. Escolham muito bem onde os adquirir...
É triste meus senhores, é muito triste que não se importem de manchar a imagem que têm (será que têm) perante os consumidores...
Não sei se servirá para todos mas, pelo menos eu, NUNCA MAIS COMPRAREI QUALQUER COISA QUE ULTRAPASSE UMA ESFEROGRÁFICA, UM LÁPIS OU, TALVEZ, UMA BORRACHA NESSA LOJA.
UMA VERGONHA!!!
Denunciarei esta questão em todos os locais que o permitam, durante todo o tempo que conseguir, de forma a informar todas as pessoas sobre a qualidade dos produtos e dos estabelecimentos comerciais que utiilizamos no dia a dia.
Obrigado
Data de ocorrência: 17 de março 2020
Staples
19 de março 2020
Estimado Cliente,

É com grande respeito que acusamos a receção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, esclarecemos que todos os produtos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia dos Fabricantes, sendo todos os diagnósticos e intervenções realizados pelo Centro de Assistência Técnica (C.A.T.) da marca.

Por vezes, apesar do produto se encontrar dentro do prazo de garantia, existem determinadas incidências que não se encontram cobertas pela garantia do Fabricante, não sendo da competência da Staples fazer essa avaliação. Nestes casos é apresentado um orçamento prévio, só se efetuando a reparação após aceitação do Cliente.

De acordo com o que lhe foi oportunamente transmitido, e conforme a legislação em vigor, qualquer equipamento que apresente danos físicos ou vestígios de utilização imprópria, que não podem ser considerados existentes na data da compra, perde o direito à garantia dos fabricantes, como aconteceu com o equipamento entregue, que apresenta marcas de humidade.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos qualquer transtorno causado, contudo, pelos motivos acima enunciados, não foi possível à marca considerar a anomalia ao abrigo da garantia, tendo apresentado um orçamento para a sua reparação.

Staples Portugal
21 de março 2020
Boa tarde.
Têm toda da razão. De acordo com a legislação em vigor, qualquer equipamento que apresente danos físicos ou vestígios de utilização imprópria, que não podem ser considerados existentes na data de compra, perde o direito à garantia dos fabricantes (...). O APARELHO NÃO APRESENTA QUALQUER DANO FÍSICO OU VESTÍGIOS DE UTILIZAÇÃO IMPRÓPRIA... PELO QUE DEVERÁ SER CONSIDERADO PARA REPARAÇÃO AO ABRIGO DA GARANTIA. Encontraram o SANTO GRAAL da "burla" ao consumidor... como referi anteriormente, foi-me dito que apresentava vestígios de humidade... Com esta descoberta, da fuga às obrigações legais, ACABARAM-SE AS GARANTIAS NA STAPLES, MEUS AMIGOS... CUIDADO!!!
Agora é MENTIRA quando dizem: como aconteceu com o equipamento entregue, que apresenta marcas de humidade... disseram VESTÍGIOS de humidade... não são marcas. Além de que, até ao dia de hoje, ainda não me foi entregue qualquer relatório técnico e respectivas fotografias, que refira isso mesmo, apesar de o ter solicitado aquando desse contacto... por email, obviamente, tendo cedido o respectivo contacto ao vosso funcionário. No entanto continuo sem receber qualquer comunicação oficial do tal centro de assistência técnica da marca. E não esqueçam do que diz a lei quanto ao prazo de 30 dias...
É igualmente inverdade que os clientes mereçam qualquer tipo de respeito, porque apesar de corresponder ao centro autorizado a verificação da avaria (e todos sabemos que ao centro interessa não reparar), CABE À STAPLES FAZER ESSA MEDIAÇÃO, a bem do respeito que DEVERIAM ter pelo cliente... mas que efectivamente não têm... aliás, apresentam uma total conivência nas decisões de PREJUDICAR OS SEUS CLIENTES... aqueles que alimentam a sua economia... QUEM SABE SE MUITOS LEITORES VIREM ESTAS PALAVRAS, E TODAS AQUELAS QUE VIRÃO DEPOIS DESTAS, MUDEM DE IDEIAS QUANTO À AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS... E ESCOLHAM OS ESTABELECIMENTOS COM MAIS CUIDADO... QUEM SABE...
Termino referindo: o telemóvel não apanhou água e o que quer que apresente, que ainda nem se dignaram a apresentar o referido relatório (já passaram muito mais de 30 dias, aqueles da tal lei que falam na resposta), é por defeito do próprio aparelho XIAOMI e CABE À STAPLES APRESENTAR ISSO MESMO AO TAL CENTRO DE REPARAÇÃO DA MARCA...
E não esqueçam: o ataque contra um, é uma ameaça contra todos!
Cumprimentos
Staples
23 de março 2020
Estimado Cliente,

É com grande respeito que acusamos a receção da sua exposição, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

Lamentamos desde já a sua insatisfação e pedimos desculpa por qualquer transtorno que possa ter sido causado pela situação descrita.

Considerando o solicitado, informamos que será encaminhada a documentação em apreço, via correio eletrónico, com a maior brevidade possível.

Staples Portugal
R. S. avaliou a marca
21 de junho 2022

ATENÇÃO. Apesar de se encontrar encerrada, por razões alheias à minha vontade, esta reclamação está longe de se encontrar encerrada. Aliás, decorreu o julgamento no Tribunal de Consumo do Porto, encontrando-me a aguardar a decisão final, que será divulgada publicamente e, no caso de ser favorável, poder ser utilizada por todos em situações futuras. FAÇAM VALER OS SEUS DIREITOS!!! A staples é uma vergonha no apoio aos clientes. É uma vergonha como superfície comercial e, se as pessoas perceberem isto (porque muita gente sentirá o mesmo que eu) esta empresa simplesmente deixava de ter condições de servir o público. RECLAMEM SEMPRE QUE VIREM OS SEUS DIREITOS LIMITADOS. NUNCA MAIS COMPREI OU COMPRAREI NA STAPLES E DIREI ISTO A TODOS OS QUE ME PERGUNTAREM. Obrigado