53.5
Equipamento de Escritório, Lda

Staples Valongo - Quem garante afinal os nossos direitos?

Carlos Duarte apresentou a reclamação
2 de julho 2013

A situação remonta a Setembro de 2012! O meu disco externo avariou. A avaria seria muito provavelmente na alimentação da caixa do disco e um elemento da loja disse que eu poderia abrir esta e ligar o disco diretamente ao PC para poder retirar a informação lá contida, ou a própria Staples poderia fazer isso mas a troco de um determinado valor. E foi o que eu fiz. Abri-o. O resultado é que a garantia recusou a reparação! De facto o produto é afinal um disco interno de computador mas embutido numa caixa que o torna externo. É importante frisar que esta caixa não tem qualquer selo de segurança e abre-se facilmente com as mãos. A loja confirmou-o na minha frente! Mas eu usei um objecto que deixou uma pequenina marca... Para aumentar ainda mais o problema, o contacto que deixei no pedido de reparação foi o de telemóvel, mas o que alegaram ter usado foi o de um email muito antigo que estava nos registos da Staples e ao qual eu já não dou uso. Ou seja, nem sequer me contactaram em tempo oportuno. Tive que ser eu a dirigir-me à loja. Mas agora vem para mim a situação mais grave: A caso foi registado no livro de reclamações, tem o nº 14860855, mas até agora não tive qualquer feedback acerca da resolução do problema!!! Já lá vai quase um ano. Se não adianta nada registar uma reclamação no livro de reclamações quem nos assegura então os nossos direitos?

Data de ocorrência: 2 de julho 2013
5 de agosto 2013
Estimado Cliente Sr. Armandino Taborda,

Acusamos novamente a recepção da sua reclamação, através deste portal.

No seguimento da mesma, mais uma vez esclarecemos que todos os produtos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia dos Fabricantes, sendo todos os diagnósticos e intervenções realizados pelo Centro de Assistência Técnica (C.A.T.) da marca.

Por vezes, apesar do produto se encontrar dentro do prazo de garantia, existem incidências não cobertas pela garantia do Fabricante, não sendo da competência da Staples fazer essa avaliação.

Conforme a legislação em vigor, e as Condições de Garantia da marca, qualquer equipamento que apresente vestígios de utilização imprópria, perde o direito à garantia dos fabricantes, como aconteceu com o equipamento entregue pelo Sr. Armandino Taborda que apresentava marcas de abertura não autorizada. Apesar de o equipamento não ter selo de segurança, existe por parte do reparador forma de verificar que o mesmo foi aberto.

Desta forma, pelos motivos acima enunciados, não foi possível à marca considerar o equipamento ao abrigo da garantia, tendo sido apresentado um orçamento para a sua substituição integral, uma vez que a marca não repara este modelo.

No dia 30 de Agosto, pelas 14h12m, o orçamento, para o qual não obtivemos resposta, foi enviado para o endereço de e-mail do Sr. Armandino Taborda, que constava no processo de reparação e na base de dados da Staples e através do qual foram posteriormente recebidas e enviadas comunicações nos dias 18 e 25 de Setembro.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, mais uma vez lamentamos qualquer transtorno causado por esta situação e sublinhamos que é da total responsabilidade do Cliente o conhecimento das Condições de Garantia disponibilizadas junto do equipamento, que devem ser lidas antes da utilização do mesmo ou em caso de qualquer dúvida com o seu funcionamento.

Mais informamos que a reclamação registada pelo Sr. Armandino Taborda, no dia 29 de Setembro de 2012, foi respondida pela Staples via carta registada, para a morada indicada na reclamação, a 12 de Outubro de 2012.

Customer Service

Staples Portugal S.A.
8 de agosto 2013
Caros srs:
Mais uma vez batemos na mesma tecla e sem irmos a lado nenhum.
Todos estamos sujeitos a errar mas um dos vossos colaboradores deu-me uma informação errada e isso causou o mal que causou! Aponto a pessoa se for necessário mas quanto a este assunto ainda a Staples não se pronunciou.
Quanto ás comunicações efetuadas via mail nos dias posteriores, estes aconteceram porque eu "desenterrei" um mail que vocês alegaram ter usado. E digo "alegaram" porque eu nunca o vi. Acredito que o tenham enviado mas como não fazia uso deste mail há muito tempo tinha a caixa completamente cheia. Podia nem sequer ter acesso á internet! Mas também ainda não me explicaram porque razão não usaram o contacto via telemóvel tal como ficou registado no pedido de reparação.
Tudo isto me parece ridiculo porque a única coisa que a STAPLES diz é que eu abri o disco e assim perdi a garantia.
Também não percebo porque razão ainda não tive qualquer feedback relativamente á recepção da minha reclamação por parte das entidades competentes!!!
14 de agosto 2013
Estimado Cliente Sr. Armandino Taborda,

Acusamos a recepção da sua resposta, que mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, mais uma vez esclarecemos que todos os equipamentos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia das marcas, disponibilizadas junto dos equipamentos. Sendo estas as únicas condições aplicáveis, são unicamente estas que a Staples poderá transmitir aos seus Clientes nas lojas.

Relativamente à comunicação enviada, esclarecemos que todos os orçamentos são preferencialmente comunicados por escrito. Assim, tendo registado no Cartão de Cliente Staples o seu endereço de e-mail, esse contacto foi preferencialmente utilizado para a comunicação do orçamento. Sublinhamos que apenas os nossos Clientes podem e devem solicitar a alteração ou actualização dos dados associados aos seus Cartões de Cliente, sempre que se verifique necessário.

Por todo o respeito que nos merece, novamente lamentamos qualquer transtorno causado e relembramos que a Staples continua disponível, através do e-mail info@staples.pt, para esclarecer qualquer questão que considere necessária.

Mais informamos que a resposta por parte das entidades competentes é da responsabilidade das próprias entidades, tendo a Staples procedido em conformidade com a legislação em vigor, após o registo da reclamação do Sr. Armandino Taborda.

Sem mais de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Customer Service
Staples Portugal S.A.
12 de setembro 2013
VOU ESCREVER EM MAIÚSCULAS PARA QUE A PORCARIA DO COSTUMER SERVICE DA STAPLES ENTENDA MELHOR:
A CAIXA ABRE-SE COM EXTREMA FACILIDADE COMO SE DE UMA TAMPA SE TRATASSE E OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS DA LOJA CONSTATARAM ISSO. TAMBÉM NÃO TRÁS QUALQUER SELO A DIZER "WARRANTY WILL BE VOID IF THIS LABEL IS REMOVED". (CURIOSAMENTE ISTO É O QUE DIZ POR DENTRO MAS NO DISCO!!!). TAMBÉM NÃO ENCONTRAMOS (EU E OS FUNCIONÁRIOS) NO LIVRO DE INSTRUÇÕES ALGO MENCIONADO SOBRE O ASSUNTO. QUANDO MO DISSERAM FRENTE A FRENTE, BEM PROCURARAM NO LIVRO, MAS NADA... APENAS FALAVA NA TAL PERCA DA GARANTIA POR UTILIZAÇÃO IMPRÓPRIA. E ESTA UTILIZAÇÃO IMPRÓPRIA TEM A ABRANGÊNCIA NECESSÁRIA PARA QUE CERTAS LOJAS O POSSAM USAR COMO ARGUMENTO PARA QUEBRAR A GARANTIA.
E MAIS UMA VEZ REFIRO QUE EU TIVE A INDICAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO DA STAPLES DE VALONGO PARA ABRIR O DISCO E FOI ESSE MESMO FUNCIONÁRIO QUE ME EXPLICOU QUE O QUE ESTAVA POR DENTRO É UM DISCO IGUAL AO DE UM PC E ISTO VEIO NO SEGUIMENTO DE QUERER SALVAGUARDAR OS DADOS AQUANDO DA AVARIA. PORTANTO, SE ALGUÉM É RESPONSÁVEL É ESSE FUNCIONÁRIO (SOBRE ISTO E PASSADO UM ANO A PORCARIA DO VOSSO SERVIÇO AINDA NÃO SE PRONUNCIOU)
POR FIM, O TAL EMAIL QUE DIZEM TER USADO (MAS QUE NÃO FICOU MENCIONADO NA REPARAÇÃO) É TÃO ANTIGO COMO EU ERA DE CLIENTE. MAS INFELIZMENTE UM CLIENTE A MAIS OU A MENOS NÃO FAZ A DIFERENÇA POIS NÃO???
2 de outubro 2013
Ex.mos Srs.

Da parte da Staples esta reclamação encontra-se concluída. Já por duas vezes demos resposta ao Cliente através do vosso portal e por diversas outras vezes directamente em contactos com o Cliente.

Da parte da Staples não foi dada resposta à última publicação do Cliente uma vez que não existe mais nada a acrescentar à última resposta publicada pela Staples.

Obrigada.
Cumprimentos.