54.3

Staples - Venda de produto danificado

Célia Cristina M Paulino
Célia Paulino apresentou a reclamação
21 de junho 2014

No dia 19/06/2014 dirigi-me com a minha filha de 14 anos de idade, ao final do dia, á loja da Staples de Cascais para adquirir um tablet Esmart 7, para oferta. Foi me entregue o tablet, em menos de cinco minutos sem me ser mostrado,e sem a embalagem estar selada ou plastificada, e proposta a compra de um cartão de memória e de uma capa. Adquiri também o cartão e preferi que a capa ficasse ao gosto da pessoa que o iria receber. Foi apenas esta a colaboração do funcionário da loja. Dirigi-me á caixa e efectuei o pagamento. Saindo da loja fui directamente oferecer o artigo,estando sempre este na minha mão e sendo unicamente pousado dentro do saco de oferta em cima de um sofá,e não sendo mais movimentado. Tal não foi o meu espanto e vergonha, quando a pessoa a quem o ofereci na minha frente, o tirou pela 1ª vez desde a compra, de dentro da embalagem, e do invólucro de plástico e se verificou o visor do tablet rachado com 6 cortes, verificando também que um dos cabos pertencentes ao tablet se encontrava fora do plastificado,e á solta dentro da caixa.Sendo que já estava a loja fechada dirigi-me então no dia seguinte, logo a seguir ao meu expediente, em menos de 24 horas desde a compra do produto, para poder resolver a situação.Fui recebida pelo vendedor que me entregou o mesmo no dia anterior, ao qual eu expliquei o motivo da minha presença, que logo me respondeu de imediato que o tablet não estava assim, e limitou-se a ir chamar a sua superior.Sendo assim, a responsável disse-me que o vendedor já lhe tinha dito tudo e que não iria ser feita a troca,nem a devolução do valor,nem a reparação do mesmo,sem antes sequer me ouvir.Perante a situação e mesmo após a atitude da responsável,expliquei o que se tinha passado,e a resposta que me foi dada é que apenas tinha que confiar na palavra do vendedor que lhe disse que tinha aberto a embalagem, verificado o produto e mostrado a outro funcionário que se encontrava com ele no armazém e não a mim enquanto cliente que agiu de boa fé e confiou á partida que não iriam vender um produto nessas condições ou sem ser verificado.Sendo assim a minha palavra como cliente ficou completamente nula, e metendo em causa a minha seriedade.Pedi de imediato o livro de reclamações para demonstrar o meu total desagrado e descontentamento,no qual a responsável não mostrou qualquer tipo de interesse em resolver a situação e ainda me disse que o funcionário me tinha sugerido um seguro no acto da compra,mas que no entanto é completamente falso, e perguntei á minha filha que estava comigo também no acto da reclamação perante a responsável se ouviu alguma sugestão nesse contexto,ao qual respondeu perante nós que não.Pedi então a presença do funcionário para que fosse dito por ele,na minha frente e da minha filha,que este tinha feito essa dita sugestão.Perguntei á responsável se apenas a palavra do vendedor era plausível,mesmo verificando perante ela que nem eu nem a minha filha fomos informadas de qualquer seguro,e colocando em duvida a palavra do vendedor. Inclusive perguntei á responsável se tinha filhos, a qual me respondeu que sim, e eu jurei-lhe pela minha filha que o artigo nas minhas mãos não teve qualquer nem o mínimo de hipóteses de ter ficado naquele lamentável estado, fazendo ver que estava a ser honesta e verdadeira,ao qual a responsável me respondeu que poderia ter sido outra pessoa mesmo depois de eu lhe ter dito que a embalagem passou da minha mão para a pessoa que o recebeu,metendo mais uma vez a minha palavra em duvida. A mesma responsável ainda me disse que a única coisa que ela tinha a perder era um cliente,e devolveu-me o produto ao dizer-me que não tinha necessidade nenhuma de ficar com ele
Aparentemente a satisfação do cliente não é uma prioridade dos funcionários e responsáveis.Fui mal atendida,ofendida moralmente,e sinto-me completamente burlada,tendo em conta que a única prejudicada fui eu.Pergunto qual é o profissionalismo destes funcionários da loja de Cascais,e se a prioridade da loja não é a satisfação do cliente,vendo que não houve o mínimo de esforço para que tal acontecesse,e eu como cliente não tenho qualquer valor. Paguei o preço de um artigo,fiquei sem oferecer nada á pessoa, e ainda fiquei com um artigo inutilizável... Insatisfação a 100%!

Data de ocorrência: 21 de junho 2014
Staples
24 de junho 2014
Estimada Cliente Sra. Célia Paulino,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, esclarecemos que todos os Clientes Staples dispõem de um prazo de 15 dias para solicitar a troca ou devolução dos artigos, mediante a apresentação da factura de compra original e, em condições originais de venda, do artigo, embalagem e de todos os componentes e acessórios que o acompanham, de acordo com o que é oportunamente comunicado nas Condições de Troca disponíveis na loja.

Neste caso específico, a Sra. Célia Paulino procurou efectuar a troca de um equipamento que se encontrava danificado. Não sendo do conhecimento da Staples a utilização dada ao equipamento durante o período em que se encontra com o cliente, e não se apresentando este já nas condições originais de venda, não foi possível à Staples aceitar a troca do mesmo. A única alternativa seria iniciar um processo de reparação para o equipamento, cuja reparação é sujeita a orçamento, contudo, conforme indicação transmitida na loja, poderemos verificar com o fornecedor a possibilidade de efectuar a reparação sem custos caso se confirme que o problema é de fabrico.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos qualquer transtorno causado, contudo, pelos motivos acima enunciados, não nos foi possível aceitar a troca do referido artigo nas condições apresentadas, uma vez que este não se apresentava já nas condições originais de compra.

Customer Service
Staples Portugal S.A
24 de junho 2014
Exmºs Srs,

Parto de um principio profissional que seria da obrigação do vosso vendedor me mostrar o artigo e as suas condições, coisa que não me foi feita a mim enquanto cliente,mas segundo o mesmo vendedor, foi feita a um colega no armazém. Logo ao efectuar uma compra não vou com a ideia de que me vai ser vendido algo danificado... Estão apenas a demonstrar que a vossa venda não é minimamente confiável. Efectivamente a responsável de loja informou-me que poderia tentar junto do fornecedor a reparação do produto vendido já danificado, o meu intuito era resolver a situação. Sendo por troca, reembolso ou reparação. As minhas questões neste momento são as seguintes; como vai ser feito o orçamento para a reparação do artigo? Tendo em conta que a vossa colaboradora me disse que não tinha necessidade nenhuma de ficar com o artigo, quando eu o ia disponibilizar para ser verificado pelo fornecedor.
Todas as vossas condições de troca e de reembolso são descritas de total impossibilidade de serem feitas, pois se um cliente vai trocar um artigo, imediatamente a seguir á compra do mesmo obviamente que é porque o mesmo não se encontra em condições. São garantias claramente falsas. Faço saber também que irei proteger os meus direitos de cliente e de consumidora nas entidades para tal efeito.

Staples
25 de junho 2014
Estimada Cliente Sra. Célia Paulino,

No seguimento da sua exposição, solicitamos que, logo que tenha disponibilidade, possa deslocar-se à loja Staples de Cascais de forma a que possa ser iniciado um processo de reparação para diagnóstico e análise ao equipamento por parte do fornecedor. Nesse sentido, informamos que a loja irá entrar em contacto com a Sra. Célia Paulino no dia de hoje, para tratamento desta situação.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, lamentamos uma vez mais qualquer transtorno causado pela situação descrita.

Customer Service
Staples Portugal S.A.
14 de julho 2014
Após ter ido entregar o tablet á loja da Staples de cascais fui contactada para me informarem do valor do orçamento para o arranjo do mesmo. Tendo em conta que seria a única lamentável forma de eu não ficar a perder a 100% concordei, e a situação ficou resolvida na passada sexta-feira dia 12/07 ao ir fazer o levantamento do artigo, mediante o pagamento de 25,83€.... Foi esta a resolução da vigarice a que fui sujeita!!! Não voltarei mais a frequentar a loja da Staples com toda a certeza, e divulgarei esta situação ao maior numero de pessoas que possa para alerta-las da falta de profissionalismo da mesma. Grata pela vossa atenção.

Boa tarde. Agradeço as vossas opiniões e conselhos. Se efectivamente não tivesse consciência nem a minha razão, não me iria expor a uma situação tão desagradável como esta. Apenas respeito e aguardo para que seja feita justiça, pois paguei por um produto, pensando eu, novo, sem sequer ter uso. Obrigado.

É lamentável, mas já me aconteceu algo semelhante numa loja staples com 1 equipamento, cheguei a casa e não funcionava, quando lá voltei, disseram-me que só o aceitavam com o invólucro exterior intacto...LOL...se estivesse intacto como é que eu sabia se funcionava ou não...sendo que se o comprei é porque precisava dele...logo...comprei, abri a embalagem para o usar...e estava avariado...mas foi uma odisseia...lá me fizeram a troca...

Após as minhas reclamações, fui contactada pela Staples de Cascais para proceder á entrega do produto,anteriormente negada pela responsável, para envio ao fabricante para ser ser avaliada a reparação ou não do mesmo, sendo o custo no caso de negação do orçamento pela minha parte, suportado pela Staples. Fico a aguardar que seja resolvida esta situação já que a devida justiça não foi feita.

Os tablets esmart 7" (assumo que seja o dual-core) estiveram durante uns tempos a 19€ porque eram unidades de exposição ou que já tinham sido abertos ou enviados para reparação por algum motivo, eu sei porque comprei 2 destes em 2 ocasiões separadas em 2 lojas Staples. Como precaução se a caixa vier aberta deve-se verificar antes de pagar. Em ambas as situações, na própria loja antes de comprar testei o wi-fi, verifiquei o exterior (um deles estava bastante riscado e foram-me buscar outro), testei se o tablet carregava ou não (um deles não estava a carregar e foram buscar-me outro) e também mexi durante uns minutos para ver se tinha algum comportamento anormal. Estou a dizer isto porque prefiro que as pessoas evitem ter problemas como o da queixosa do que virem a descobrir depois e terem que passar por esta situação chata. Em bens em que dá para verificar se as coisas estão bem, como é o caso de bens que não estejam selados, verifiquem sempre.