54.3
Equipamento de Escritório, Lda

Staples - Vendem telemóvel usado por um novo

isa santos
isa santos apresentou a reclamação
2 de junho 2016

No passo Domingo do corrente mês, desloquei-me à Staples em Ferragudo para um comprar um telemóvel. Pensei primeiro ir à Fnac, mas pensei que talvez houvesse lá também aquele que queria. Quando encontrei o telemóvel que pretendia comprar, um Wiko Ridge Fab 4G, estranhei a diferença de preços relativamente à fnac, e questionei um empregado que rapidamente se dispôs a fazer preço igual, com um desconto ainda, se verificasse que, de facto, o preço na Fnac era aquele que eu dizia. Verificado o preço, decidi levar o telemóvel que me ficou por 194.99euros se não estou em erro. Quando fui pagar, fui aliciada durante bastante tempo para fazer um seguro para o equipamento que acabara de comprar, que, recusei, pois outras experiências anteriores fizeram-me concluir que não se justificava. Dada a confusão que estava na loja, depois de pagar o equipamento, saí, e no carro fui experimentar o telemóvel. Primeiro, não ligava, o que eu estranhei logo, pois já foram vários os telemóveis que comprei e nunca nenhum veio completamente descarregado, em segundo, o equipamento não tinha película plástica no ecrã que também é costume quando são novos, não tinha cabo micro usb, e tinha apenas o adaptador para a tomada. Todas estas questões fizeram-me voltar à loja e questionar o empregado que havia tentado vender-me o seguro e que tratou da baixa do preço relativamente à falta de bateria. A resposta que tive foi que era normal e que iria pôr a carregar para eu ver que tudo estava ok. Quando depois de ter ido fazer tempo, voltei, liguei o telemóvel e de facto ele ligou bem, mas, já tinha redes de wifi memorizadas, o ''ambiente de trabalho'' estava completamente alterado, contava com uma música na pasta das Músicas e uma ou outra coisa que já não me recordo. Expliquei tudo isto ao empregado, que já era outro, e perguntei se o equipamento era usado, ao que ele me respondeu: '' mesmo que esteja, não significa que esteja bom''. Ah, queriam também que eu ficasse com um carregador visivelmente usado e sujo inclusivamente. Disse ao empregado que se estivesse bom, com certeza, não teria sido devolvido. Fiquei alguns minutos a ''chatear'' o empregado e a fazê-lo ver que não ia levar um telemóvel usado por um novo. Disse que não iria levar o primeiro, e que queria uma caixa selada, nunca aberta portanto, com tudo aquilo que o telemóvel trás por norma. Lá me trouxeram um telemóvel, que liguei logo e que de facto, evidenciava as diferenças e que clarificou que o outro já tinha tido dono.
Fica a dúvida se se fizeram isto por baixarem o preço, ou se é costume.
Quero, num entanto, esclarecer que simpatia não faltou no atendimento.
Aconselho todos a verificarem sempre os equipamentos que compram para não acontecer isto tipo de situações.

Data de ocorrência: 2 de junho 2016
Staples
9 de junho 2016
Estimada Cliente Sra. Isa Santos,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, permita-nos, desde já, apresentar as nossas desculpas pelo sucedido.

Esclarecemos que, em qualquer loja Staples, qualquer artigo que não apresente a embalagem de origem selada é verificado antes ou no momento da entrega aos Clientes, de forma a confirmar que o mesmo se encontra nas condições originais de venda.

Neste caso específico, por motivos que não conseguimos já apurar, verificamos que ocorreu um lapso na realização do procedimento acima descrito, tendo o equipamento sido disponibilizado à Sra. Isa Santos em condições não originais do fabricante.

No entanto, tal como descrito na sua comunicação, após verificação do equipamento junto do Colaborador da loja, foi efectuada a troca do mesmo por uma unidade nova selada.

Mais esclarecemos, no que respeita à questão da redução de preço aplicada ao equipamento, que a mesma foi efectuada no âmbito da política praticada pela Staples de “Melhor Preço Garantido”, através da qual asseguramos que os preços praticados são os mais baixos do mercado, pelo que nos comprometemos a acompanhar os preços praticados em outras lojas retalhistas, mediante o cumprimento de requisitos específicos definidos para o efeito.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, reiteramos as nossas desculpas pela situação descrita, bem como por todo o transtorno causado pela mesma. Podemos garantir que se tratou de uma situação pontual, que iremos garantir que não se repete, e que não pode reflectir, de todo, a imagem que defendemos e procuramos diariamente transmitir aos nossos Clientes.

Staples Portugal S.A.
Customer Service