Starbiz - Unipessoal Lda
  • Rua Catarina Eufémia, nº14
    2605-281 Massamá/Belas
  • geral@starbiz.pt

Starbiz - Reabilitação de prédio com falta de qualidade e sem resposta

Sandra Vieira apresentou a reclamação
5 de novembro 2021 (editada a 27 de dezembro 2021)
A empresa Starbiz foi contratada pela administração do nosso condomínio (do qual faço parte) em 2018 para vários trabalhos de reabilitação do prédio incluindo a claraboia
Como é possível verificar através de vários emails dirigidos à empresa Starbiz, as nossas queixas de entrada de água no patamar do 3º andar pela clarabóia datam de 2019 . Apesar de ter havido da parte da Starbiz parte trabalhos no verão desse ano, a entrada de água continua sempre que chove.
O contrato firmado prevê uma garantia de 5 anos à mão de obra e materiais conforme art.o1225 do Decreto-Lei n. 47344do Código Civil Português.
Esta situação põe em causa a segurança de quem mora no prédio (idosos, crianças..) assim como outras pessoas que por ali possam circular ( familiares, empresa de limpeza etc)
A falta de resposta e resolução por parte da Starbiz é inadmissível
Data de ocorrência: 5 de novembro 2020
3 de dezembro 2021
a empresa Starbiz contactou-nos após ver a reclamação. Veio ao local vistoriar, e embora a garantia seja até 2023, apresentou uma solução de remedeio e outra de substituição da claraboia e estrutura sob pagamento. Estamos a analisar, porque achamos que o erro inicial foi da empresa, por não ter substituído a estrutura. Assunto terá que ir a reunião de condomínio.
Starbiz
16 de dezembro 2021
Ex.as Sras
Os trabalhos executados por esta empresa e adjudicados por vossas excelências
são os discriminados na folha 9 da nossa proposta com o n.º 2017-267-02,
cingem-se estes ao restauro da clarabóia existente.
Os mesmos foram solicitados por vossas excelências,
julgamos que certamente para sanar situações de entrada de água provenientes pela clarabóia,
pelo que estranhamos informarem-nos agora que estas não ocorriam antes da nossa intervenção.
Como é do vosso conhecimento, em sequência da nossa vistoria do 8 de Novembro de 2021 e ao abrigo da garantia da obra, concluímos que era nosso dever prontificarmo-nos de imediato fazer uma intervenção na clarabóia com vista a corrigir as anomalias que identificámos nos nossos trabalhos.
Ao mesmo tempo, caso houvesse interesse de vossas excelências,
apresentamos a hipótese de substituirmos na totalidade a clarabóia existente
por uma nova e em que nós assumiríamos uma parte substancial do valor desta intervenção.
Salientamos que este trabalho em tudo se difere do que foi adjudicado pelo condomínio
e executado por esta empresa em 2018, já que falamos da montagem de uma clarabóia nova e não do restauro de uma existente.
Caso o condomínio não considere esta uma hipótese viável,
iremos proceder de acordo com o que o dever nos obriga
e iremos proceder à correção das anomalias que identificamos nos nossos trabalhos,
Salientamos que nesta situação sempre estivemos de boa-fé,
tendo mesmo nós optado por cobrir a clarabóia com uma lona para que não volte a entrar água.
Aguardamos a vossa decisão.
25 de dezembro 2021
véspera de Natal, ocorreram várias infiltrações no prédio afetando vários condóminos e inquilinos dentro das fracções e nas escadas. Podemos apenas concluir , por isso, a má qualidade da reabilitação do prédio concluída em meados do ano de 2018 !! Esta situação é lastimável e põe em perigo todos que habitam no prédio para além do prejuízo material e emocional. Foram gastos 14 mil euros na altura!
Um email foi hoje enviado à Starbiz no sentido de se deslocarem ao prédio o quanto antes
10 de janeiro 2022
Aguardamos reunião da Assembleia de condomínio a decorrer no dia 20/01 uma vez que qualquer decisão relativamente a este assunto requer unanimidade
13 de janeiro 2022
Atualização : no dia 26 de Dezembro , a Starbiz deslocou se ao nosso prédio a nosso pedido uma vez que se pressupôs que estivesse relacionado com a clarabóia . Nada indicava que a origem fosse outra uma vez que o telhado sofreu obras recentes ( meados de 2018). Após conclusão da visita, consideramos o comentário da nossa parte feito aqui do dia 25 de Dezembro inadequado (infelizmente não é possível eliminar) e expomos aqui o feedback da Starbiz sobre o incidente ocorrido dia 25 de dezembro:
"o nosso funcionário achou prudente fazer uma inspeção geral ao telhado, tendo ele nessa altura se deparado com o algeroz, que faz a recolha das águas pluviais da vertente posterior do telhado, a transbordar de água.
Neste algeroz, o nosso funcionário viu que existia uma grande acumulação de detritos, bem como
várias aves mortas, estas teriam morrido por afogamento aquando da subida do nível da água no algeroz.
Numa observação mais pormenorizada, o nosso funcionário viu que o ralo de escoamento das águas
pluviais existente neste algeroz, se encontrava entupido, dada a enorme quantidade de detritos aí
concentrados, detritos estes transportados pelas aves para execução dos seus ninhos, fezes destas e
cadáveres das mesmas.
Esta amálgama de detritos e cadáveres de aves, acumulada no algeroz, foi a razão das infiltrações
ocorridas, causou o entupimento deste ralo, provocando uma subida de água no algeroz e o consequente
vazamento desta para o interior do telhado, através da fresta que fica entre as telhas e o murete interior
deste algeroz, inundando a laje de esteira, esta água acabou por se infiltrar afetando os pisos
imediatamente abaixo.
Deparado com este cenário, o nosso funcionário procedeu á remoção desta amálgama de detritos
que entupiam completamente o ralo de escoamento das águas pluviais, tendo depois disso a água
começado de imediato a escorrer naturalmente pelo ralo.
O algeroz oposto não se encontrava com água acumulada, no entanto eram visíveis vestígios de
mais ninhos bem como de mais cadáveres de aves.
O nosso funcionário, pelas 14:20 deixou o local, mas somente depois de se assegurar que ambos os
ralos dos algerozes se encontravam desobstruídos, os algerozes limpos e a laje de esteira com a água
apanhada.
Agradecemos a rapidez da intervenção
10 de março 2022
Chegámos a acordo com a Starbiz. A empresa Starbiz comprometeu se a substituir a atual clarabóia por uma nova assim como a colocação das redes nos algerozes que tiveram de retirar na intervenção do dia 26 de Dezembro.
Contamos com esta intervenção no decorrer deste mês conforme combinado.
12 de abril 2022
Enviámos um email à Starbiz no dia 6 de abril e continuamos a aguardar resposta:

"Agradeço que com a maior brevidade nos informe sobre a data da colocação das redes nos algerozes, bem como a data da construção da nova clarabóia."
11 de maio 2022
Boa tarde
Continuamos a aguardar a intervenção da Starbiz conforme acordado sendo que a re colocação das redes nos algerozes é urgente.
Saber quando vêm fazer a nova clarabóia também se está a tornar premente.
31 de maio 2022
Email endereçado à Starbiz dia 26/05 (continuamos sem resposta)

Boa tarde Engº Paulo Cunha,

Estamos praticamente no final de maio e estes dois trabalhos ainda não foram efetuados, nem temos perspetiva de quando serão.

Adjudicámos a nova clarabóia a 4.2.22 e até agora só temos tido adiamentos.

Agradeço que veja este assunto e nos dê feedback.
15 de junho 2022

aguardamos intervenção conforme acordado e aqui exposto anteriormente

Obriga e cumprimentos
2 de julho 2022
Boa tarde
foram efetuados novos contactos sendo este último do dia 1 de Julho aqui exposto:

No seguimento dos diversos emails enviados, vimos novamente reforçar o pedido para que a clarabóia seja construída o mais depressa possível a fim de beneficiar do bom tempo neste verão.

A lona embora proteja da chuva, escurece muito a escada, e com o vento provoca imenso ruído.

Queremos também chamar a vossa atenção para o facto dos algerozes estarem sem rede desde dezembro 2021. Como sabem esta é uma zona com muitos pombos, e corremos o risco de tudo voltar a ficar sujo e até mesmo entupido, e aí a responsabilidade não vai ser nossa.

Aguardamos o vosso contacto com urgência.