Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
98%
Taxa de Solução
68,6%
Média das Avaliações
38,3%
Taxa de Retenção de Clientes
34,3%
Ranking na categoria
Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • 226 158 158
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Circulação de autocarros de forma recorrente na faixa da esquerda e gincanas na av da boavista

Resolvida
1/10
Antonio Carlos de Almeida Vieira Pouzada
Antonio Pouzada apresentou a reclamação
3 de junho 2019

Foi efectuado por mensagem no Facebook, directamente para os STCP a reclamação, em anexo.
Exmos. Senhores.
Tenho o maior respeito pelo serviço de transportes públicos, pelos STCP e pelos seus motoristas que na sua maioria considero pessoas sensatas, e com calma num transito que é muitas vezes gerador de conflitos.
Há contudo situações como a que documento, que nem me interessa identificar, até porque ainda que sendo uma minoria, são situações que começam a ser recorrentes, e têm de ser corrigidas. A fotografia em anexo regista um Autocarro dos STCP, a subir a Avenida da Boavista, Sábado à tarde, ainda antes da Rua Antonio Aroso, mais ou menos em frente à fundação Cupertino de Miranda. A situação estranha deve-se ao facto de se assistir a um autocarro a subir pela faixa da esquerda, infelizmente demasiado frequente e recorrente por vezes na Av da Boavista, e no caso algo absurdo, já que distam mais de 500 metros do local de poder virar à esquerda, (Av Antunes Guimarães ou da faixa de BUS) e não há a desculpa de estacionamentos em 2ª fila, como por vezes acontece mais junto à rotunda, desculpa que serve de argumento para o uso deste expediente no troço entre a Rua Antonio Cardoso e a Casa da Musica no sentido ascendente. Sendo a circulação correcta a da direita, os vossos motoristas têm de dar o exemplo, que acredito seja efectuado na maioria das vezes. Acresce o facto de ser um veículo pesado, com várias toneladas, o que por si só arranca naturalmente mais devagar, que um veículo ligeiro. Esta situação repete-se muitas vezes em ambos os sentidos, desde o Bessa até à Rotunda.
A isto há ainda a acrescentar, que tenho assistido por vezes também, a motoristas de autocarro que sobem a Avenida da Boavista, havendo quem faça um expediente que contado, será pouco crível. Isto é, há quem a subir com o autocarro na faixa de bus e chegue ao Pinheiro Manso, coloque pisca para a direita, desloque o autocarro para a faixa esquerda de circulação automóvel e regressando a gincana para a faixa de bus. Este expediente, incorrecto e perigoso, quer para os passageiros do autocarro, quer para os automóveis ligeiros, já foi objecto de filmagem há uns anos, não tendo mais presenciado, até há uns dias atrás, onde o condutor pertencendo à dita minoria de pessoas incorrectas, ainda resolveu responder com impropérios, a quem o avisa de que não pode fazer aquela manobra de condução.
Espero que consigam corrigir a questão.
Com os meus melhores cumprimentos
Antonio Pouzada
Vendo melhor a fotografia em anexo regista um Autocarro dos STCP, a subir a Avenida da Boavista. De facto o autocarro circulou do lado esquerdo como a imagem documenta, pelo menos desde a fundação "Cupertino de Miranda" até à Fonte da Moura, sem necessidade e criando a fila que a imagem mostra.
================================
Passado uns minutos, alguém dos STCP responde este texto:

Boa tarde sr. Antonio Pouzada.
Agradecemos a sua exposição.
Caso o autocarro que está na foto esteja em operação (e tal não é possível verificar) não é normal que efetue o percurso como descreve, uma vez que ainda existem 2 paragens (Liceu Garcia de Orta e Fonte da Moura) até chegar ao corredor BUS.
Caso o autocarro esteja a efetuar recolha nada impede o percurso que o autocarro faça o que está a fazer, antecipando um melhor posicionamento para entrar no corredor BUS.
De igual forma, na zona do Pinheiro Manso, nada obriga o autocarro a permanecer ao centro podendo o motorista, assegurando que muda de via em segurança, fazer o que descreve. Naquele curto espaço é uma zona de trânsito banalizado para quem vai virar à esquerda para a R. S. João Brito e existe linha longitudinal descontínua antes e depois desse troço. O motorista apenas tem de se assegurar que muda de via em segurança.
A STCP é uma empresa que prima por fazer cumprir o código da estrada e adverte os seus motoristas sempre que estes não o fazem.

======================================================================

Foi de imediato respondido:
Lamento a vossa inconsequente resposta, e o passo seguinte será efectuar esta mesma reclamação no Portal da Queixa! Da próxima vez farei uma filmagem, para que as autoridades e a Câmara Municipal possam actuar e tomar as providências devidas. É inqualificável e lamentável que alguém que responde pelos STCP, desse lado e por esta via, considere "normal" que um autocarro circule na faixa da esquerda, dependendo de estar em carreira ou não, e quando foi informado que vinha há cerca de 500 metros do lado esquerdo da Avenida, sem que nada o justificasse, criando a fila que a fotografia mostra, e numa altura em que ainda se situa a cerca de 300 metros do sítio onde poderá virar à esquerda ou para a faixa de BUS. Se pretendem cumprir o código da estrada será melhor que o consultem para que serve a faixa da esquerda. Quanto à legalidade da gincana referida, onde até o cruzamento de traços contínuos é efectuado duas vezes (!) é tão absurda a resposta que não merece comentário. Provavelmente quem responde foi ou é condutor e pratica essa anormalidade que considera normal.

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 3 de junho 2019
STCP
14 de junho 2019
Exmo. Sr. António Pouzada, boa tarde

No contexto da reclamação apresentada via Portal da Queixa, permitimo-nos colocar à consideração:

1. Apresentou à STCP reclamação via Facebook. Obteve, como refere resposta, que divulga em anexo.
Reiteramos que na STCP procuramos garantir a competência técnica e comportamental dos nossos colaboradores através de formação inicial e de formação contínua.
2. As situações ou atitudes não sintonizadas com as normas internas, são avaliadas e corrigidas sempre, de acordo com os procedimentos.

Com os melhores cumprimentos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: caso pretenda apresentar futuramente qualquer sugestão/reclamação, sugerimos que utilize o endereço linhaazul@stcp.pt
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Moreira

Apoio Clientes
Departamento de Marketing

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA
Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13º. 4350-158 Porto
Tel.: +351 22 507 1000 Fax :+351 22 507 1150
Antonio Carlos de Almeida Vieira Pouzada
Antonio Pouzada avaliou a marca
14 de dezembro 2019

Os motoristas dos STCP vivem diariamente muitas situações de incompreensão para com o seu trabalho, e para com veículos de transporte público e de serviço público. Infelizmente, também não contribuem muitas vezes para uma vivência civilizada e respeitadora do trânsito. No caso em concreto, trata-se de uma ilegalidade, (sair de uma faixa de bus e contornar um semáforo), e de um erro, e de uma falta de respeito! Como assim não o consideram, significa que o vão continuar a fazer ao longo do tempo.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.