Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Covid em lotação

Elsa Moreira Elsa Maria Silva Moreira
Elsa Moreira apresentou a reclamação
23 de junho 2020
Utilizo o autocarro 205 para trabalhar, porque trabalho junto ao mar. Nos últimos dias esteve bom tempo. As pessoas que estão disponíveis vão para a praia, é normal. Os autocarros continuam a ser os mesmos. Vêm sobrecarregados de pessoas. Seria normal e cívico, responsável e inteligente, que para evitar aglomerado de pessoas e a possibilidade de contágio, colocar mais autocarros que fossem até ao Castelo do Queijo com mais frequência. Mas não! Já não bastou que durante o estado de emergência fossem reduzidas as viagens? Os utilizadores, que como eu, sempre trabalharam e se tiveram que sujeitar a todos os ajustamentos, e sempre a pagar o mesmo, tivessem direito a condições seguras de viagem. A STCP desilude. Proteger os motoristas não basta, porque o valor de cada ser humano é igual.
Data de ocorrência: 23 de junho 2020
STCP
8 de setembro 2020
Estimada Cliente Sra. Elsa Moreira

Agradecemos desde já a sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos o atraso na sua resposta.
No que respeita ao número de viaturas e motoristas, a STCP está a operar no máximo da sua capacidade desde o passado dia 4 de maio.
Não é possível colocar mais autocarros em circulação, quanto à sua sugestão de efetuar mais viagens ao Castelo do Queijo, foram prologadas as viagens que terminavam no Lidador até ao Castelo do Queijo.
No que respeita à lotação e ao distanciamento no interior das viaturas, a STCP está a cumprir o determinado no Decreto-Lei n.º 22/2020, que prevê a lotação até 2/3 da lotação das viaturas, definida pelo IMT.
Este Decreto-Lei contou, certamente, com o contributo das autoridades de saúde pública. Temos noção de que não é possível cumprir o mesmo distanciamento social que se pratica nos estabelecimentos comerciais, nem é possível fazer a marcação dos lugares como seria espetável, pois não seria possível cumprir a lotação que é exigida em algumas viagens nos horários mais procurados.
Referimos que a esmagadora maioria das viagens tem poucos passageiros, residindo o problema na concentração dos horários em que as pessoas precisam de efetuar as viagens.
Cabe a cada um e a todos os passageiros acatar, voluntariamente, as medidas destinadas à proteção individual e coletiva.
A STCP comunica de forma permanente a obrigação do uso de máscara, dentro e fora do autocarro. As ações mais musculadas a que recorremos para reforçar a autoridade dos motoristas, pedindo intervenção policial, conduzem muitas vezes à imobilização do autocarro e a enormes atrasos que penalizam todos os restantes passageiros.

Gostaríamos de o tranquilizar no que respeita a medidas de prevenção Covid-19 nos nossos autocarros da STCP, pois são alvo de desinfeção e higienização diária e há um comportamento generalizado de grande civismo.

O uso correto da máscara durante toda a viagem, a desinfeção das mãos e a higiene respiratória são barreiras eficazes contra o contágio durante as viagens em transporte público, mesmo que pontualmente algum passageiro esteja em desrespeito.
Lembramos que a informação sobre o nosso serviço, está sempre disponível em www.stcp.pt.

Com os melhores cumprimentos

LINHA AZUL