Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Falta de autocarro

Marilia Cristina Moutinho
Marilia Moutinho apresentou a reclamação
28 de janeiro 2019

Venho por este meio reportar o seguinte sobre a STCP do porto. O autocarro 508 no horario 7h46 que passa no padrão da legua em direção a Boavista esta a faltar á 2 semanas repetidamente.

A reclamação para a linha azul linha de apoio dão sempre a mesma desculpa com resposta automatica. Ao telefone dizem que a reclamação tem de ser por escrito para a respectiva linha de apoio.

Esta situação não pode continuar os horarios estão afixados e é constantemente a faltar com as viagens, na hora de ponta fica impossivel andar nos autocarros porque enchem de pessoas, e em muitas paragens nem chegam a poder abrir as portas para as pessoas entrarem. Desde o ínicio do ano os passes aumentaram e a prestação de serviços esta pessima.

Data de ocorrência: 28 de janeiro 2019
STCP
4 de fevereiro 2019
Estimada Cliente Dª Marília Moutinho, bom dia

No contexto da reclamação apresentada via Portal da Queixa, permitimo-nos colocar à consideração:

Da análise realizada de 21 a 25/01, constatámos que efectivamente existiu incumprimento da viagem planeada das 07h46.

No entanto, todas as outras: 07h04, 07h17, 07h31 e 07h56 foram realizadas no período referido.
Embora lamentemos o transtorno, o tempo de espera terá sido no máximo de 10 minutos, o que para uma linha com boa frequência, será razoável.

Adicionalmente informamos que a Linha Azul faculta sempre aos Clientes a informação no momento.
Terá pretendido fazer reclamação para um horário posterior ao do seu contacto, o que não seria adequado pelo facto de não existirem dados da ocorrência ou não, de possível incumprimento, o que pelos dados que lhe facultamos, não se confirmou.
Gostaríamos de comunicar, que a STCP está atualmente a recrutar novos motoristas de modo a repor a capacidade de oferta e de qualidade de serviço a que os nossos clientes foram habituados durante anos.
Está também em curso um processo de aquisição de novos autocarros para modernização da nossa frota.
A aposta nestas duas vertentes tem como objetivo uma oferta de qualidade aos nossos clientes.
Não podemos deixar de alertar para situações pontuais de anomalias de serviço que podem sempre ocorrer neste tipo de serviço rodoviário, sujeito, nomeadamente, a congestionamentos de trânsito, acidentes, avarias, mas que são de natureza pontual e esporádica, muitas das mesmas alheias à STCP.

Para estes casos a STCP dispõe também de um sistema de monitorização permanente do serviço prestado nas linhas, no sentido de tentar colmatar ou minimizar em tempo real, sempre que possível, alguma anomalia operacional que se verifique.
Manuel Moreira

Apoio Clientes