Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Motorista do autocarro impede-me de fazer a viagem

Paula Nogueira apresentou a reclamação
23 de dezembro 2022 (editada a 27 de dezembro 2022)
Exºs Senhores,

Venho reportar uma situação que tem acontecido com frequência, que relatei por telefone, para o nº 225071000, às 10:34h de hoje, dia 23.12.2022.
Hoje, dia 23.12.2022, pelas 10:20h estava a contornar o Café Santa Cruz e vi o autocarro 600, em Barca, na Maia, parado com pessoas a subir para o mesmo, fiz sinal ao motorista para esperar, porque, derivado de uma queda que dei em contexto de trabalho, tenho dificuldade de locomoção.
A maior parte dos motorista já me conhece e sabem da situação.
O motorista ignorou-me. Fechou a porta e colocou-se em marcha.
Um varredor de rua, que estava em frente ao supermercado Amanhecer viu o que estava a acontecer e também lhe pediu que esperasse.
Foi igualmente ignorado. O senhor comentou comigo que não é costume os motoristas fecharem a porta, enquanto estão imobilizados na paragem e está alguém a chegar e a pedir para aguardar.
Tenho o passe ara todas as zonas, no entanto, raramente o uso pois estas situações acontecem com frequência.
De uma das vezes, o autocarro 600, não parou, num sábado e fui a pé até Vermoim para tomar o 603, que também não parou. Tive oportunidade de reportar a situação para a linha azul.
Data de ocorrência: 23 de dezembro 2022
STCP
27 de dezembro 2022
Estimada cliente, Paula Soares,

Temos presente o teor da reclamação em epígrafe e que mereceu a nossa atenção. Desde já lamentamos qualquer incómodo sentido aquando da situação relatada.

Face ao exposto, verificámos que a reclamação já se encontra registada internamente, tendo sido atribuído o número de processo 2022.04225. Assim que possível, será enviada uma resposta através de um dos meios de contacto fornecidos.

A STCP
27 de dezembro 2022
Envio novamente a fatura da deslocação, que já havia enviado. Juntei o comprovativo fã conymta bancária.
Ainda estou apenas a pedir por ser ressarsida do valor da viagem de ida.
Mas, cheguei atrasada e perdi uma oportunidade de mudar a minha vida.
Esse preço eu não sei calcular aqui.
Esta resposta tem um anexo privado
STCP
3 de janeiro 2023
Estimada cliente, Paula Soares,

Verificámos que foi enviada uma resposta ao processo 2022.04225, podendo consultá-la através do endereço de e-mail fornecido junto da reclamação original.

A STCP
24 de janeiro 2023
"...
No que concerne ao pedido de reembolso e reportando-nos ao regime previsto no Decreto-Lei n.º 9/2015 de 15 de janeiro, que regula as condições de realização e utilização do transporte rodoviário de passageiros e os respetivos direitos e deveres, mais concretamente ao disposto nas alíneas b) e c) do número 2 do artigo 18.º, lamentamos informar que a mesma não é devida quando o valor a pagar seja inferior a 4 euros ou o passageiro seja titular de uma assinatura ou passe.
Apelando à sua melhor compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
F.... S..."

O meu prejuízo foi bastante superior ao valor da deslocação.

A falta de empatia por parte dos motoristas, tem-me causado transtornos que são perfeitamente evitáveis havendo civismo e cortesia, valores essenciais à boa convivência e à qualidade de vida em sociedade.

Questiono a instituição STCP acerca do valor que me pode ressarcir relativamente a esta questão.

Aguardo resolução desta questão, apelando ao vosso bom senso.
Paula Nogueira avaliou a marca
6 de junho 2023

Eles têm o poder. Os STCP prestam maus serviços, os motoristas conduzem a fazer chamadas pessoais ou nas redes sociais em tom alto e conduzem aos solavancos, fazem manobras precipitadas, sem ter em conta as pessoas idosas e com problemas de mobilidade que estão dentro das viaturas. É uma falta de respeito total. É degradante.

Boa tarde, o motorista no meu ver tem hórarios a cumprir, se vai esperar por todos os clientes que andam atrasados os restos dos utentes ficam a reclamar por estar atrasado que até pode haver agressões verbal e até fisicas. Eu quando tenho que ir algum sítio tento estar na paragem antes 5 a 10 minutos.

Infelizmante esta senhora faz muitas queixa neste portal, acho que quer ganhar dinheiro há custa das reclamações.