Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Recusa de tansporte a mãe e filho menor por falta de trocos

Carlos Almeida
Carlos Almeida apresentou a reclamação
11 de junho 2017

no dia 9.6.2017 pelas 19h05min na paragem situada na rotunda da boavista, a minha esposa acompanhada por um filho de 15meses ao colo, após uma espera de cerca de 30 min, entrou num autocarro da carreira 204 com destino à foz do douro e pretendia fazer o pagamento da viagem com uma nota de 20eur. o motorista convidou-a a sair do mesmo em virtude de não ter troco para lhe dar. isto é inconcebível e demonstra uma enorme falta de sensibilidade, ética e civismo por parte deste. numa empresa que julgo ser certificada pelo iso9001, estas situações devem estar previstas, pois não cabe ao utente resolve-las. por outro lado a formação cívica de alguns motoristas é deplorável, devendo a mesma ser revista, ou estes dispensados por falta de perfil para as funções que executam.

Data de ocorrência: 11 de junho 2017
STCP
7 de julho 2017
Exmo. Senhor Carlos Almeida, bom dia

Na sequência da sua reclamação, permitimo-nos informar:

Na STCP procuramos garantir a competência técnica e comportamental dos nossos motoristas através de formação inicial e de formação contínua.
Não obstante, admitimos que nem sempre agem como deveriam, penalizando a imagem da empresa.
Analisado o teor da sua reclamação, com base nas normas e procedimentos em vigor na STCP, foi dado o tratamento interno previsto e considerado adequado para este tipo de ocorrências.

Informação sobre procedimento de trocos em viagem

Ao longo do serviço de um motorista, existe a possibilidade de os trocos esgotarem e a única maneira de ultrapassarmos o problema, é a emissão de uma Senhas de Troco.
Tratando-se de verba que temporariamente fica em poder da STCP, só nos Postos de Atendimento Andante (Hosp. S. João, Bom Sucesso e Trindade), poderá o reembolso ser efetuado.

Cientes do transtorno causado aos nossos clientes tentamos minimizá-lo.
Não é imposto qualquer limitação temporal para o levantamento – o reembolso pode ser efetuado no minuto seguinte ou em qualquer altura de menor transtorno para o cliente;
O cliente pode confiar a Senha de Troco a outra pessoa que a apresentará no Posto de Atendimento, que de igual modo o reembolso é efetuado;
Orientamos os nossos motoristas para que emitam a senha, de modo a não causar dúvidas no momento do reembolso – sem rasuras e totalmente preenchida;
Orientamos os nossos motoristas a fazerem a entrega de alguma verba ao cliente, reduzindo o valor da senha a entregar.

Na expectativa de termos correspondido à questão colocada, apresentamos o nosso pedido de desculpa simultaneamente pelos incómodos causados, bem como pela morosidade na resposta.

Com os melhores cumprimentos

Manuel Moreira

Apoio Clientes
Departamento de Marketing
Carlos Almeida
Carlos Almeida avaliou a marca
28 de dezembro 2017

Obrigado pela atenção dispensada e que esta reclamação faça alguma pedagogia.