Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Zona errada - multa de 60€ ou +

Diana Sousa
Diana Sousa apresentou a reclamação
12 de janeiro 2021
No presente dia, 11 de janeiro de 2021, eu, Diana Sousa, comprei um cartão andante e efetuei o carregamento de duas viagens.
Eu não entendo do assunto de "Zonas" onde começam e onde acabam, por isso pedi assistência à funcionária da PayShop que me carregou o cartão. Ela também não percebia e disse-me que as pessoas costumam pedir para carregar para a Z3, que, supostamente, abrangia Porto-Bolhão e eu, como não percebo nada disso, acreditei e comprei as duas viagens por 3,80€.
Entrentanto, entrei no autocarro 700 Bolhão e lá segui até à paragem 24 de Agosto, onde lá fui abordada por dois funcionários da COP Segurança, que me explicaram que o meu cartão era inválido e que teria de pagar uma multa de 60€ ou mais, pois aquela era a Z5.
Como é lógico, sendo uma "recém" adulta, e nunca me ter acontecido algo assim ou semelhante, entrei um pânico, pois não tenho possibilidades de pagar uma multa assim tão cara ou de ainda mais!
Eu expliquei-lhes que não sabia quais eram as zonas e que pelos vistos nem a senhora funcionária que me vendeu as viagens.
Eles disseram que era normal as pessoas não terem formação sobre isso e que depois os passageiros é que ficavam mal, neste caso, eu! No fim, tive de pagar mais 2€ para um bilhete de ida e a 2º viagem que ainda tinha ficou sem efeito, ou seja, gastei dinheiro duas vezes para nada.
Gostaria de saber o que irá ser feito.
Como disse, não tenho possibilidades de pagar a multa e foi a minha primeira vez. Eu não sabia e acho que não devo pagar por um erro que não é meu.
Espero que compreendam e que tenham o mínimo de compaixão.
Muito obrigada por lerem e aguardo uma resposta.
Data de ocorrência: 12 de janeiro 2021
Diana Sousa
Diana Sousa avaliou a marca
16 de setembro 2021

Odiei o serviço prestado! Não me ajudaram em nada e no final tive de pagar a multa que não era culpa minha.