S.T.P.airways-Serviços de Transportes Aéreos de São Tomé e Princípe

STP Airways - Alteração de voo reserva numero 0067u4

Ursula Sa Cabral Damas da Silva
Ursula Silva apresentou a reclamação
15 de outubro 2020
Em Fevereiro de 2020 agendei viagem de ferias a S. Tomé e Príncipe, tendo efectuado a reserva em assunto, para visita à Ilha do Príncipe, com partida de S. Tomé a 8.9.2020 ás 9h e regresso a 11.09.2020 ás 10.20h.
Devido à pandemia da Covid 19, em 07.08.2020 contactei a STP e questionei como podia cancelar ou adiar a minha viagem. Através do call center, foi-me dito que teria de enviar um email a solicitar a emissão de voucher pelo valor da viagem, com validade por 2 anos, de modo a permitir o agendamento de nova viagem durante este período. Foi o que fiz, através de email datado de 07.08.2020.
Contudo, no dia 25.08.2020 fui informada de que o meu voo tinha sido alterado com partida a 07.09.2020 ás 9.00h. Atendendo ás condições gerais em vigor na companhia:
- em caso de cancelamento do voo "Os montantes previstos a título de indemnização ou os reembolsos dos preços dos bilhetes podem ser efectuados em dinheiro, por transferência bancária ou cheque. Estes pagamentos só podem ser efectuados através de vales viagens ou outros serviços mediante consentimento expresso do passageiro através de acordo escrito.
Todas as quantias deverão ser pagas no prazo máximo de 7 dias."
- Caso o voo seja cancelado por motivos imputáveis à transportadora, (...) esta terá de oferecer ao passageiro:
a) A opção entre o reembolso do preço do bilhete no prazo de sete dias (...) ou um transporte alternativo para o destino final (na primeira oportunidade ou em data posterior da conveniência do
passageiro, neste caso, sujeito à disponibilidade de lugares).

Como o voo foi antecipado em mais de 2 horas comparativamente com a hora inicialmente prevista e a alternativa do voo apresentada pela companhia não me é conveniente, no dia 25.08.2020 solicitei o reembolso do valor da minha reserva para a minha conta bancária. No dia 28.08.2020 foram-me solicitados elementos adicionais sobre os meus dados bancários, que eu remeti por email em 29.08.2020.
Para minha surpresa, no dia 2.9.2020 a STP responde ao meu email de 07.08.2020 a dar nota que tinha emitido o voucher relativo à minha viagem.

Tendo em conta a situação extraordinária que vivemos devido à atual pandemia, considerando a alteração da minha reserva pela STP e ao abrigo das condições gerais da empresa, pretendo o reembolso da minha reserva por transferência bancária e não por voucher.
No dia 2.9.2020 reforcei o meu pedido de reembolso por transferência bancária e não por voucher, mas até ao momento não recebi qualquer resposta da companhia.
Data de ocorrência: 15 de outubro 2020
22 de outubro 2020
Exmo.(a) Senhor(a),

Acusamos a recepção da sua reclamação relativa ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais, gostaríamos de salientar que estes testemunhos são, para a STP Airways, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Passageiros.
Somos a informar e de forma a que possamos verificar a situação, que deverá enviar um e-mail para customerservices@stpairways.st , de forma a pudermos abrir e instruir um processo de reclamação correspondente.
Informamos que estamos a envidar os nossos melhores esforços de forma a evitar situações semelhantes no futuro.
Aproveitamos esta oportunidade para apresentar as nossas desculpas pelos inconvenientes causados.
22 de outubro 2020
Conforme solicitado, enviei na data de hoje email para o endereço customerservices@stpairways.st com a minha exposição sobre o tema em assunto.
Agradeço a Vossa analise e resposta com a brevidade possível.
8 de dezembro 2020
A minha reclamação ainda não está resolvida, uma vez que a resposta da STP não resolveu as questões por mim levantadas.
Por outro lado, soube que a minha amiga com quem eu ia fazer a viagem a S.Tomé e que seguiu os mesmos procedimentos que eu no pedido de reembolso da viagem (reserva 0067W8), já recebeu o reembolso por transferência bancária. Assim, não percebo porque no caso dela o reembolso da viagem foi efetuado por transferência bancária e no meu caso o reembolso foi efetuado por vale. A única explicação é a organização dos serviços da STA, algo a que estou alheia e pelo qual não devo ser prejudicada.
Pelo agora exposto e pelos motivos anteriormente apresentados nas minhas comunicações, reforço o meu pedido de reembolso da viagem por transferência bancária.
18 de dezembro 2020
Tive conhecimento que a minha amiga com quem eu ia fazer a viagem a S.Tomé e que seguiu os mesmos procedimentos que eu no pedido de reembolso da viagem (reserva 0067W8), já recebeu o reembolso por transferência bancária. Assim, não percebo porque no caso dela o reembolso da viagem foi efetuado por transferência bancária e no meu caso o reembolso foi efetuado por vale. A única explicação é a organização dos serviços da STA, algo a que estou alheia e pelo qual não devo ser prejudicada.
4 de janeiro 2021
Exmo.(a) Senhor(a),
Somos a informar que o seu processo, encontra-se a ser analisado, pelo que, assim que obtivermos alguma informação será contactado.
Mais uma vez, pedimos desculpas pelo incómodo causado e, solicitamos a V. compreensão para demora no fecho do mesmo.
4 de janeiro 2021
Aguardo a Vossa resposta com a brevidade possível e reembolso da viagem por transferência bancária, à semelhança do tratamento dado à reserva 0067W8.
13 de janeiro 2021
Reitero o meu pedido de resposta ao reembolso da viagem por transferência bancária, à semelhança do tratamento dado à reserva 0067W8.
27 de janeiro 2021
Ex.mos Srs.

Atendendo ao tempo decorrido, agradeço previsão de resposta ao meu pedido.
24 de fevereiro 2021
Ex.mos Srs.
Venho mais uma vez solicitar a Vossa resposta ao meu pedido de reembolso por devolução dos fundos por transferência bancária e não por vale, à semelhança do tratamento dado ao cancelamento da reserva 0067W8.
A Vossa ultima comunicação tem quase 2 meses, pelo que solicito ponto de situação do tratamento deste meu pedido.
Cumprimentos.

Úrsula Silva
1 de abril 2021
Continuo a aguardar esclarecimento das razões que levaram a que o reembolso da minha viagem fosse em vale quando o reembolso da reserva 0067W8 (relativa à pessoa que ia fazer a viagem comigo) o reembolso foi efetuado por transferência bancária. Os procedimentos no pedido de reembolso das duas reservas foram iguais, mas o tratamento por parte da STA foi diferente.
6 de setembro 2022
Exmo.(a) Senhor(a),

Somos a informar que foi aberto e instruído um processo de reclamação, e que o mesmo já se encontra dado como findo, tendo sido enviada resposta directamente à passageira.
Mais informamos que o voucher, identificado pela passageira, já foi devidamente descontado numa reserva.