58.8

STP Airways - Cancelamento de viagem aérea

Maria de Fátima Campos
Maria Campos apresentou a reclamação
27 de julho 2022
No dia 6 de junho adquiri uma passagem aérea de ida (28/7) e volta (18/8) para S. Tomé e Príncipe e comprei (ao balcão) outra, para um voo interno para o Príncipe, durante a minha estadia. No dia 29 de junho por comunicação da agência, a data de regresso sofreu um cancelamento/reagendamento, alterado por iniciativa da companhia aérea para o dia 13/8 . O que me levou a alterar as datas do voo interno. No dia 21 de julho recebo a comunicação, através da agência, de que o voo de 28/7 para S. Tomé foi cancelado por iniciativa da companhia aérea. Tendo sido negativa a resposta ao meu pedido de reagendamento, no intervalo até ao dia 30 de agosto e proposto o reembolso pela companhia aérea.
A preparação desta viagem implicou custos diversos, tais como: consulta de viajante, vacinas obrigatórias e aconselháveis, aquisição de medicamentos de primeiros socorros e preventivos, o visto, compromissos de estadias em turismo social, assim como aquisição de materiais escolares, por exemplo, para dádiva ao qual se junta a aquisição de voo interno para a ilha do Príncipe na expetativa de poder usar o tempo de férias em compromisso social, depois de tantas restrições.
Neste momento, sinto-me lesada e completamente chocada, na impossibilidade de remarcar férias a custos, características e qualidade equivalentes, no mesmo período que me é permitido gozá-las (até 30 de agosto), nem em Portugal ou para fora.
Agradeço a Vossa atenção e solicito apoio nos direitos que me assistem de acordo com a legislação aplicável.
Fátima Campos
Data de ocorrência: 27 de julho 2022
8 de agosto 2022
Exmo.(a) Senhor(a),

Acusamos a recepção da sua reclamação relativa ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais, gostaríamos de salientar que estes testemunhos são, para a STP Airways, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Passageiros.
Somos a informar e de forma a que possamos verificar a situação, que deverá enviar um e-mail para customerservices@stpairways.st , de forma a pudermos abrir e instruir um processo de reclamação correspondente.
Informamos que estamos a envidar os nossos melhores esforços de forma a evitar situações semelhantes no futuro.
Aproveitamos esta oportunidade para apresentar as nossas desculpas pelos inconvenientes causados.
Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
STP Airways,
Customer Services
5 de setembro 2022
Boa tarde

Apesar de ter realizado todos os procedimentos pedidos pela empresa STP Airways, no dia 8 de agosto e entregue e feito prova presencial, no dia 10 de agosto, ao balcão na avenida João XXI em Lisboa, enquanto tentava ter algum momento de férias, ainda não me foi dada qualquer confirmação de receção dos emails, documentos, reembolso e ressarcimento.
Anexo comprovativo.
Continuo a aguardar.

Atentamente
Fátima campos
6 de setembro 2022
Exmas. Senhoras,

Acusamos a recepção do e-mail relativo ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento do mesmo, somos a informar o voo São Tomé para Príncipe não se realizou por motivos operacionais que impossibilitaram a realização do voo em segurança no horário inicialmente programado. As informações relativas ao motivo do cancelamento do voo foram corretamente transmitidas aos passageiros de modo a minorar os transtornos decorrentes do referido cancelamento.

Desta forma, considera-se que a STP Airways usou de toda a diligência necessária para atenuar os danos sofridos pelo ocorrido.

Mais somos a a informar, que no passado dia 02 Agosto 2022, procedeu-se ao reembolso da reserva em causa.

Mais informamos, e devido à situação que o país enfrenta, pela pandemia COVID19, que as respostas aos e-mails e processos poderão sofrer um atraso, no entanto, serão sempre tratadas e respondidas em conformidade.

Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

STP Airways,
Customer Services
6 de setembro 2022
Reitero que continuo à espera do que me é devido, tendo feito o que me foi exigido por vós tendo, entrega de fotocópia de documentos, preenchimento de formulários, entregues presencialmente e por email. Pelo que continuo a considerar que estão em falta.
Aguardo.
20 de setembro 2022
Continuo a aguardar a resolução do reembolso e ressarcimento relativo ao cancelamento do voo internacional Lisboa/S. Tomé, 8F 507/8F 508, de 28 de julho, 2022.
5 de outubro 2022
Até à data ainda não fui ressarcida de qualquer valor relativo ao voo internacional.
11 de outubro 2022
Ex,mos Sr,s
É inaceitável o que estão a fazer.
Primeiro lugar até à data não foi colocado o valor referente ao voo internacional Lisboa /S. Tomé na conta respetiva como é vosso dever e de acordo com todos os documentos solicitados por vós e entregues por mim.
Em segundo lugar a agência onde foi adquirido o bilhete tal como identificado nos recibos também enviados, também não tem registo de qualquer transferência.
Em terceiro lugar qualquer transferência para se considerar válida faz-se acompanhar do respetivo comprovativo à parte interessada o que não é caso.
Em quarto lugar passam quatro meses continuam em falta e ainda alegam motivos operacionais!
Manterei a minha reclamação até à data de bom ressarcimento da vossa parte.
27 de outubro 2022
A STP já fez o reembolso depois de muita insistência da minha parte e apresentação repetida da documentação variada e enorme dispêndio de tempo a tratar do assunto. No entanto, encontra-se por fazer o ressarcimento/ a indemnização como previsto em legislação comunitária, relativa aos danos morais e impedimento de gozo das férias quer na altura marcada, quer noutra altura com as condições semelhantes. Ainda mais, as sucessivas comunicações de alterações e cancelamentos e reagendamentos de voos não cumpriram os prazos nem de sete dias, nem de catorze dias.
Pelo que aguardo.
8 de novembro 2022
Continuo a aguardar resolução.
Maria de Fátima Campos
Maria Campos avaliou a marca
15 de novembro 2022

Foi necessária insistência constante da minha parte com deslocação ao balcão, envios de emails, apresentações repetidas de informação e documentação a pedido porque a empresa SPT ora não respondia, ora não sabia de nada. Quando se inicia o processo de reembolso as confusões deliberadas ou não, vá-se lá saber, com reembolsos total do voo interno para a minha conta que depois eu própria fiz chegar à pessoa com quem era suposto viajar, a sua parte; quanto ao reembolso do voo internacional o processo continuou mais uma vez, vá-se lá saber se deliberado ou não com gestão conflituosa de informação entre as partes envolvidas, e nunca de forma clara. Num estado direito: - serviço não realizado deve ser restituído o valor por inteiro, pelo mesmo meio, entenda-se conta ou cartão em tempo célere sem necessidade de pedido expresso ou reclamação do que nos pertence por direito; - quando o cancelamento final, acontece cinco dias antes da partida há obrigação da parte da empresa em proceder à indemnização mínima (é um facto que o tipo de viagem implicou gastos prévios, sem contar com os prejuízos imateriais) conforme previsto nos direitos dos viajantes, não sendo necessário ter de recorrer a meios judiciais; De facto a reclamação não foi resolvida, apenas foi restituído o valor que me pertence por direito, por um serviço que comprei à SPT e que não foi efetuado. Quiçá! Não? Quanto ao resto, reclamado desde início, ressarcimento esse está por fazer, cinco meses decorridos, valha o sossego e por desgaste fechar a reclamação. Fica a esperança, a julgar pelo que hoje foi notícia sobre este tipo de procedimentos!