S.T.P.airways-Serviços de Transportes Aéreos de São Tomé e Princípe

STP Airways - Cancelamentos de viagens

Vera Constantino apresentou a reclamação
27 de julho 2022
Adquiri 1 bilhete de viagem para S. Tomé, de ida a 28/07 e volta a 18/08/2022, esta foi cancelada e antecipada/reagendada para dia 13/08 por iniciativa da STP Airways. À data atual, toda a viagem foi totalmente cancelada - "por razões operacionais" (!?) - não havendo qualquer possibilidade de reagendamento até dia 30 de agosto, data limite do meu tempo de férias. Havia adquirido também voos internos, de ida e volta, para o Príncipe.
Para além do reembolso, reclamo a reparação dos significativos prejuízos que esta decisão da companhia me acarreta: custo de visto, custo de vacinas obrigatórias e consultas, custo de medicamentos preventivos, compromissos de estadias em turismo social, assim como de bens adquiridos para prestação de trabalho de voluntariado em prol da população local, aquisição de voo interno para a ilha do Príncipe e a impossibilidade de remarcar férias a custos equivalentes, no mesmo período, em Portugal ou fora. Acresce ainda o choque emocional de ver cair por terra um projeto que levou tempo a conceber, criou expetativas em mim e nas comunidades que me aguardavam.
Exponho também o meu desagrado pela forma como as situações foram conduzidas, sem atender aos direitos dos passageiros publicitados na vossa página online, defraudando as minhas expetativas.
Conforme o documento de direitos dos passageiros de transporte aéreo, disponibilizado na página da STP Airways, e que condensa as regras comuns para a indemnização e a assistência aos passgeiros dos transportes aéreos em caso de recusa de embarque e de cancelamento ou atraso considerável dos voos, conforme o Regulamento n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, desejo ser devidamente ressarcida.
Grata pela atenção e pela resolução que minimize os transtornos e o desgosto de não poder viajar,
Data de ocorrência: 27 de julho 2022
8 de agosto 2022
Exmo.(a) Senhor(a),

Acusamos a recepção da sua reclamação relativa ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais, gostaríamos de salientar que estes testemunhos são, para a STP Airways, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Passageiros.
Somos a informar e de forma a que possamos verificar a situação, que deverá enviar um e-mail para customerservices@stpairways.st , de forma a pudermos abrir e instruir um processo de reclamação correspondente.
Informamos que estamos a envidar os nossos melhores esforços de forma a evitar situações semelhantes no futuro.
Aproveitamos esta oportunidade para apresentar as nossas desculpas pelos inconvenientes causados.
Customer Services
8 de setembro 2022
Foi com estranheza e decepção que li a missiva-chapa da STP Airways de dia 6/set., que trata os clientes como número e nunca como pessoas: não nomina clientes nem revela assinatura com rosto. É a selva, nenhuma a qualidade de atendimento e enviesada a resolução dos problemas!
Vejamos:
1- Alega a companhia que "o voo São Tomé para Principe não se realizou por motivos operacionais que impossibilitaram a realização do voo em segurança no horário inicialmente programado. As informações relativas ao motivo do cancelamento do voo foram corretamente transmitidas aos passageiros de modo a minorar os transtornos decorrentes do referido cancelamento." - Nas vésperas da partida, depois de tudo tratado é correto!?
- É inacreditável que uma Companhia de Aviação se atreva a considerar "motivos operacionais" a venda de bilhetes à revelia das suas capacidades efetivas de voar e recorrendo ao bolso, à saúde (vacinas tomadas em vão), ao tempo e à boa vontade dos seus utentes, em plena época alta em que era fácil manietar essa rasteira a turistas em pós-pandemia, sem consequências para os seus actos.
É de conhecimento público que as razões não foram de facto operacionais: a Companhia sabia que não havia/possuía pessoal ou avião para os voos colocados à venda! Ora, esta razão é de ordem extraordinárias e, oficialmente, não o declaram: seria considerada PUBLICIDADE ENGANOSA, como de facto foi, conseguindo burlar os clientes ao garantir voos repletos noutros voos que continuaram a operar e tb a fazer escalar o custo dos preços de outras companhias, certamente em algum tipo de jogadas oportunistas! Não é um "motivo operacional", em época alta, suspender voos por um período superior a 30 dias! Ou há incompetência ou má fé que, assim, inclui o bloqueio do lesados à devida indemnização.
2 - "Mais somos a informar, que no passado dia 02 Agosto 2022, procedeu-se ao reembolso da reserva em causa." Revela-se tão incauto o serviço que é confrangedor: apesar de eu ter pago a minha viagem com cartão próprio e entregue o meu IBAN para o reembolso, não me foi feito qualquer depósito no dia 2 de agosto, mas sim apenas o montante da viagem S. Tomé/ e o Príncipe +vs e na conta de uma colega de viagem por conveniência de serviço da companhia, sem respeito pela individualidade dos passageiros em causa!!! A que propósito!??? E se a pessoa não fosse séria!??
Atenção: não fui ainda reembolsada do valor da viagem de Lx/S. Tomé e vice-versa, nem indemnizada pelos prejuízos causados e a companhia dá o caso por encerrado?
É a total desconsideração para com os clientes, o que cria descrédito e profunda indignação com este tipo de serviços - Companhias (e Seguradoras) - ficarão riscadas das nossas futuras intenções. Isto é um facto extraordinário e inadmissível, merece recurso em tribunal.

Não estou rendida, STP Airways! É gritante!...

Em total discordância e franco litígio,
cumprimenta
9 de setembro 2022
Clarificando:
- Aguardo o reembolso da viagem de Lx/S. Tomé e de S. Tomé/Lx.
- Aguardo, para evitar ida a tribunal, declaração do verdadeiro motivo que levou ao cancelamento das viagens, inviabilizadas de realizar por mais de um mês, por forma a ser ressarcida de todos os prejuízos causados, uma vez que paguei Seguro nesse sentido. Preciso de uma declaração compatível com a verdade para a apresentar na Seguradora.

A STP Airways, se não tem condições para manter voos, não faça publicidade enganosa vendendo bilhetes quiméricos e fictícios, lesando sucessivamente clientes e assuma a sua inviabilidade. Sobreviver à custa de embustes - NÂO!!!!
25 de setembro 2022
É uma trabalheira e um desgaste enorme manter uma queixa ativa!
Quem pagará o empenho para que a justiça seja reposta!???
Um sistema que só complica e arrasta processos a quem serve?
26 de setembro 2022
Exma. Senhora,

Conforme e-mail enviado no passado dia 13 Setembro 2022, para V.ª Exa., cumpre esclarecer pelo seguinte que a sua reserva, PNR 007O2E, voos TMS-PCP-TMS , encontra-se devidamente reembolsada devido ao cancelamento do voo internacional, conforme informação em e-mail 06 Setembro 2022.

No que respeita à reserva do voo internacional, e uma vez que a mesma foi adquirida através de agência de viagens, Agência Paz, conforme vossa indicação, pelo qual agradecemos que lhes seja solicitado o reembolso, pela mesma via pela qual aquiriu o bilhete.

Melhores cumprimentos / Best Regards,
Customer Service
11 de outubro 2022
Não é verdade que a minha reserva de voo Lx/S. Tomé e vice-versa "encontra-se devidamente reembolsada".
Aguardo as devidas informações sobre o erro e a resolução do mesmo, assim como de indemnização sobre os danos causados.
21 de novembro 2022
Exma. Senhora,

Conforme informação anteriormente prestada, e no que respeita à reserva do voo internacional, LIS-TMS-LIS, sendo que a mesma foi adquirida através de agência de viagens, Agência Paz, conforme vossa indicação, agradecemos que seja solicitado o reembolso à mesma.

Melhores cumprimentos / Best Regards,
Customer Service
21 de novembro 2022
Exmos Senhores,

Novo equívoco?
Não conheço nenhuma agência com o nome de Paz!!!
10 de dezembro 2022
Insatisfeita com a resolução inadequada, entreguei o caso a uma advogada.
3 de janeiro 2023
Aguardo diligências a advogada a que entreguei o caso.
1 de fevereiro 2023
Exmas. Senhoras,

No seguimento da reclamação em apreço, somos a informar, que foi aberto e instruído processo de reclamação, tendo o mesmo sido respondido diretamente às passageiras.

Customer Services
2 de março 2023
Exmo.(a) Senhor(a),

Somos a informar que foi aberto e instruído um processo de reclamação, tendo sido enviada resposta, via e-mail, directamente ao próprio.
Informamos ainda que o processo de reclamação que originou a reclamação, já se encontra fechado.
30 de março 2023

2 de fevereiro 2023

volto a informar que não aceito a argumentação da empresa para me ter penalizado nas circunstâncias prolongadas em que o fez, estando o caso entregue a uma advogada.
Cmpts.
VC