58.8

STP Airways - Incumprimento de legislação, regulamento CE 261/2004

Rui Mota
Rui Mota apresentou a reclamação
26 de março 2020
Eu e mais 4 familiares/amigos compramos viagens na STP Airways para viajar no dia 5 de Abril para São Tomé e Príncipe.
No dia 17 de Março o governo de São Tomé e Príncipe publicou o decreto Nº2 de 2020, em que na alínea a) do artigo 2º proibia os estrangeiros de entrar em São Tome e Príncipe devido ao COVID 19.
A STP Airways, até hoje, nunca cancelou os voos agendados para o dia 5 e 11, alegou sempre que os voos estavam suspensos, apesar de saber que não pode fazer estes voos.
O regulamento CE 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de Fevereiro de 2004 diz que em caso de cancelamento do voo (artº5º) aos passageiros deve ser oferecida a escolha entre reembolso do preço do bilhete ou reencaminhamento (artº8º).
Eu escolhi o reembolso e fiz chegar por E-mail a minha vontade à companhia, a qual se escusou e disse sempre que os passageiros podiam marcar nova viagem até, inicialmente agosto, agora é finais de junho e que o bilhete tinha a validade de 1 ano.
A companhia aérea está a usar dois artifícios pouco éticos e ilegais:
1º Alega que os voos, nomeadamente os de 5 e 11 de Abril, estão suspensos, o que não corresponde à verdade, estão cancelados!
2º Não informa os passageiros dos seus direitos e tenta impor a sua vontade fingindo-se de surda.
Data de ocorrência: 26 de março 2020
27 de março 2020
Exmo.(a) Senhor(a),

Acusamos a recepção da sua reclamação relativa ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais, gostaríamos de salientar que estes testemunhos são, para a STP Airways, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Passageiros.
Somos a informar que foi aberto e instruído um processo de reclamação, e de que o mesmo já se encontra 138, tendo sido respondido directamente ao passageiro.
Informamos que estamos a envidar os nossos melhores esforços de forma a evitar situações semelhantes no futuro.
Aproveitamos esta oportunidade para apresentar as nossas desculpas pelos inconvenientes causados.
Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
STP Airways,
Customer Services
Rui Mota
Rui Mota avaliou a marca
10 de setembro 2020

Apesar de não terem resolvido o problema em tempo útil, nunca se escusaram ao diálogo. O mesmo não se passa com outras companhias, nomeadamente com a TAP.