58.8

Melanie Madeira
Melanie Madeira apresentou a reclamação
14 de dezembro 2022
Exmos. Senhores,
Venho por este meio expor a minha experiência com a companhia aérea STP Airways. Comprei 2 voos ida e volta para São Tomé - Ilha do Príncipe, para Abril de 2020 mas com a pandemia já não realizei essa viagem. Pelo que me foi sugerido 2 opções:
"1.Remarcações:
-São permitidas remarcações de bilhetes dentro prazo de validade do bilhete inicial (1
ano após emissão) independentemente da regra tarifária do bilhete adquirido;
-A remissão será efetuada sem penalidades e sem aplicação de diferenças tarifárias;
2. Voucher de Viagem
• Os Vouchers são válido durante 2 anos a contar da data da emissão;
• Os Vouchers não são reembolsáveis"
Optei pelo voucher dado a incerteza que se vivia, pois este tinha a validade de 2 anos. Entretanto fiquei grávida e tendo em conta que São Tomé e Príncipe não é um destino ideal para grávidas ou bebés tão pequenos, contactei a STP Airways para me devolverem o dinheiro ou, pelo menos, prolongar o prazo de validade. Tendo sido autorizada a prorrogação da validade por mais 6 meses. Assim sendo, a validade terminaria a 21 de Novembro do presente ano, devendo a marcação dos voos ser feita até essa data. O que acabaria por fazer mesmo sem saber as datas definitivas da minha viagem a São Tomé (ainda não tinha comprado os voos LIS-STP), pois a companhia possibilita a alteração de datas apos o pagamento de penalização e diferenças tarifárias, assim não perderia o dinheiro já gasto há 2 anos atrás (valor esse superior à penalização/diferenças tarifárias). O valor dos novos bilhetes foi inferior ao valor do voucher. Posteriormente, pedi a alteração da datas dos voos, contando com o valor remanescente do voucher para subtrair à penalização/diferenças tarifárias que teria que pagar pela alteração, ao que me foi dito por email "Estamos a utilizar os EMD como voucher direto, ou seja, como combinado não aplicamos diferenças tarifárias ou penalidades, pelo que efetuamos acertos na emissão para que não existam cobranças ou devoluções a efetuar.
Em resumo, uma viagem LIS-TMS-LIS ou TMS-PCP-TMS equivale a uma viagem idêntica independentemente dos valores ou câmbios que sejam aplicados a novas vendas que surjam."
Informação essa que nunca me foi transmitida, não foram estas as condições que aceitei pelo voucher. Sabendo de antemão essa informação, não me teria colocado nesta posição (porque fiquei a perder dinheiro) e evitaram-se-ião constrangimentos deste tipo, porque poderei ter optado por trocar o voucher por voos LIS-STP-LIS, o que seria mais lógico para depois poder programar as viagem à ilha do Príncipe. Toda esta situação fez-me sentir desrespeitada e enganada, como cliente aceitei ficar com um voucher porque entendo que a situação pandémica ultrapassa as responsabilidades da companhia aérea mas o cliente não tem que sair prejudicado com isso, tal como o estou a ser neste momento, pois a companhia aérea altera as condições conforme lhes é mais conveniente.
Data de ocorrência: 14 de dezembro 2022
26 de janeiro 2023
Exmo.(a) Senhor(a),
Acusamos a recepção da sua reclamação relativa ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais, gostaríamos de salientar que estes testemunhos são, para a STP Airways, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Passageiros.
Somos a informar que foi aberto e instruído um processo de reclamação 607, que se encontra em análise.
Informamos ainda que o contacto mais direto com a companhia é através do e-mail customerservices@stpairways.st, e-mail que se encontra disponível para informação do estado da reclamação.
Aproveitamos esta oportunidade para apresentar as nossas desculpas pelos inconvenientes causados.
Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
19 de abril 2023
Exmo.(a) Senhor(a),
Somos a informar que se encontra aberto e instruído um processo de reclamação 607, ainda em análise, estando o passageiro devidamente informado do estado do processo.
Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.