53.8

João Santos
João Santos apresentou a reclamação
25 de janeiro 2022
Bom dia

Venho por este meio denunciar de forma pública o que aconteceu/acontece no meu prédio. Em Julho de 2021 comprei uma habitação na zona de Santa Maria da Feira. A empresa Sultanato já geria o condomínio do imóvel desde os proprietários anteriores (NORFIN), pelo que "herdamos" esta empresa em termos de gestão do nosso prédio.

O primeiro problema surge em entrar em contacto com esta entidade. Desde Junho até Dezembro, tentei de forma incansável enviar vários e-mails e telefonar (não atendem os telefones), a informar que era o novo proprietário da habitação. Os meses passavam e não havia resposta alguma, com as contas a acumular. Haviam várias deficiências no prédio: os jardins não são cuidados, os extintores encontravam-se fora do prazo de manutenção, assim como as mangueiras do Sistema de Emergência. As garagens já não eram limpas há bastante tempo. Todos estes detalhes foram fotografados e devidamente enviados. Em Dezembro após dezenas de e-mails enviados, responderam (!). Nunca pediram desculpa ou justificaram o facto de tratarem tão mal um cliente. Deram-nos um Login para entrar na aplicação de condomínios e fazer a devida inscrição. Resolveram apenas a questão dos extintores e nada mais foi resolvido/justificado.

Após isto, facultaram-nos alguns documentos de anos anteriores, mas nunca os do ano fiscal de 2021. Os valores em si eram bastante altos para esse ano, pelo que suspeitamos logo de estarmos a ser enganados, assim como os restantes condóminos do prédio. De forma cabal, ficamos à espera de uma assembleia de condóminos para visualizar facturas dos verdadeiros gastos e comparar com o orçamento de 2021, pelo que segundo o e-mail que recebi foi marcado para o dia 14 de Janeiro. Esperei até à véspera dessa data a perguntar como seria (se por videoconferência ou presencial). Nunca me responderam. Os senhores da Sultanato foram INCAPAZES de enviar um e-mail a cancelar ou remarcar a reunião (Como é óbvio não aconteceu).

Só depois de ter ligado várias vezes, alguém da Sultanato respondeu que seria enviada carta registada a convocar uma assembleia. Até ao momento não recebemos nenhuma carta para a assembleia de condóminos de 2022 e já recebemos uma factura de cobrança do primeiro trimestre de 2022 (Como é possível, se nenhum orçamento foi aprovado?). Não recomendo estes senhores a ninguém. Toda a manutenção do prédio é feita pelas próprias pessoas, pois esta empresa é incapaz de fazer seja o que for.

Provavelmente na próxima assembleia iremos por estes senhores na Rua. Estamos a pagar cerca de 50€ em média mensais por um condomínio que nada faz pelo prédio. As mangueiras de SI continuam com a manutenção fora do prazo, pelo que se acontecer alguma tragédia, estes senhores serão responsabilizados criminalmente.

Condomínio malaposta, santa maria da feira.
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2022
Sultanato
8 de fevereiro 2022
Exmos. Senhores,

Quanto ao exposto informo o seguinte:
- Iremos enviar a digititalização de todas as despesas relativas ao ano de 2021 para s/análise, assim como o respectivo relatório de contas;
- A assembleia, apesar de ter sido indicada a data de 14/01 e 12/02, por motivos de força maior não se realizaram nestas datas, não tendo seguido a convocatória pelo meio oficial e legal (via postal);
- A manutenção dos carretéis foi solicitada juntamente com a manutenção dos extintores, tendo já sido reforçado o pedido junto da entidade;

Certos da melhor resolução das questões colocadas