Sumol+Compal Marca do Mês

Sumol + Compal - B! groselha contaminado com bolores

Manuel Augusto Pedreiro Rodrigues
Manuel Rodrigues apresentou a reclamação
13 de junho 2014

Boa tarde, no dia 28 Março 2014 adquiri no hipermercado do Continente do Seixal algumas embalagens de sumo da marca B!. Ao abrir e consumir o produto de uma das embalagens no dia 10 de Abril 2014 detectei na boca a presença de corpos estranhos ao produto numa embalagem de B! Groselha. Guardei o produto restante na sua embalagem original e de imediato contactei a Sumol Compal, fabricante do produto, pelo seu serviço de apoio ao consumidor disponibilizando-me desde logo para colaborar no processo enviando nesse contacto (correio eletrónico) toda a informação impressa na embalagem, tendo sido enviado um pedido de desculpa pela Sumol Compal no dia 11 Abril 2014. Voltei a contactar a empresa no sentido de obter resposta sobre o que eu teria ingerido pois era visível dentro da embalagem uma grande quantidade o que me deixou muito preocupado visto se tratar de produto alimentar. Depois de alguma pressão da minha parte, fui contactado telefonicamente e concordei que fizessem a recolha da embalagem com o restante produto na minha residência para que o mesmo fosse analisado nos laboratórios da Sumol Compal tendo a recolha sido feita no dia 17 Abril 2014. De referir que a empresa enviou-me uma "compensação" de 1 Sumol + 1 Néctar. Fui informado depois de mais alguma pressão da minha parte que a reclamação tinha sido registada com Nº 16/1445 e iria ser consultado o registo do controlo de qualidade. Dia 24 Abril 2014 adquiri no mesmo local mais duas embalagens com o mesmo problema e do mesmo lote de produção e voltei a informar a Sumol Compal e alertei no local de compra um funcionário para a presença de mais algumas embalagens com o mesmo problema nos expositores de venda que viriam a ser retiradas pelo funcionário da loja. Dia 02 Maio 2014 voltei a encontrar nos expositores de venda no mesmo local (continente do Seixal) mais embalagens com o mesmo problema mas agora com lote de produção e prazo de validade diferentes e voltei a informar o responsável na loja e contactar e alertar de novo a Sumol Compal. Dia 13 de maio 2014 voltei a contactar a empresa manifestando o meu descontentamento e indignação pela falta de informação dos resultados da análise ao produto visto ter sido recolhido a 17 Abril e continuar a ser vendido com o problema atrás mencionado . Depois de alguma pressão fui informado a 16 Maio 2014 que as embalagens recolhidas no Continente encontravam-se para análise e voltariam a contactar-me. Contactei a Sumol Compal a informar que iria recorrer a outras soluções visto a minha disponibilidade nada ter adiantado ao processo e continuar sem qualquer informação sobre o conteúdo das embalagens quase dois meses depois e sempre com o produto disponível no mercado e enviei para a ASAE no dia 22 Maio 2014 uma denúncia com toda a informação dos lotes e toda a comunicação entre mim e a empresa. Finalmente a 23 de Maio de 2014 recebi um parecer enviado pelo dep. qualidade da empresa Sumol Compal apontando o mesmo para falhas no processo: " após análise verificámos que efetivamente o produto apresenta bolores. Estes bolores desenvolvem-se no sumo provavelmente devido a uma falha no enchimento asséptico ". "A presença de bolor no sumo indica problemas de estanquicidade em que possibilita a entrada de ar na embalagem". Dia 31 Maio novo alerta para a Sumol Compal e mais embalagens à venda no Jumbo em Coina e alerta na loja. Depois de tantos alertas à Sumol Compal e de denúncia apresentada à ASAE. Nos dias 05 de Junho de 2014 ; 06 Junho de 2014 ; 11 Junho 2014, voltei a encontrar disponível ao consumidor em expositores de venda no Pingo Doce na Quinta do Conde (Sesimbra), Jumbo de Setúbal e Jumbo de Almada, embalagens com grandes quantidades de bolor tendo eu desta vez apresentado reclamação nos dois locais de venda e enviado de novo para a ASAE uma vez que os alertas de nada valeram. Estou indignado com o facto de terem passado dois meses da minha reclamação e nada ter sido feito num caso de saúde pública ou não será crime vender produto alimentar estragado? Quero informar os Srs. que a Sumol Compal nunca se disponibilizou para devolver o que gastei nas referidas embalagens não conformes e que ainda tenho algumas em meu poder, apenas se disponibilizou para o envio de um cabaz de produtos o que eu não estou disponível e questionei a empresa da possibilidade de uma compensação mas financeira uma vez que ainda tenho produtos em casa que adquiri e devido a danos morais e psicológicos não sou capaz de consumir. O parecer técnico enviado pela empresa ainda aumentou a minha falta de confiança na qualidade dos produtos e em consumir, levando-me a questionar a Sumol Compal como será possível detectar visualmente a presença de bolores em produtos que não são translúcidos devido à presença de fragmentos de frutas na composição dos sumos uma vez que o mesmo se deve a falhas de processo e o mesmo será comum assim como as embalagens a todos os produtos da mesma marca, e tendo o problema sido detectado em mais do que um lote de produção (L 350197 validade 09/2014) e (L 350766 validade 11/2014). Na totalidade foram detectadas por mim cerca de 15 embalagens.

Junto envio anexo com parecer da Sumol Compal e provas de reclamação do Pingo Doce, Jumbo de Setúbal e Jumbo de Almada

Sempre disponível para qualquer esclarecimento adicional, agradeço desde já a vossa colaboração.

Os meus cumprimentos

Data de ocorrência: 13 de junho 2014
17 de junho 2014
Boa tarde!

Agradecemos a informação enviada.
Confirmamos que esta reclamação já tinha sido recebida pela nossa Linha de Apoio ao Consumidor, tendo sido dado o devido seguimento e resposta.

___________________
Sara Ferramacho
Linha de Apoio ao Consumidor
Manuel Rodrigues
17 de junho 2014
Boa tarde!
Sim foi dado seguimento e resposta com parecer técnico que como sabemos aponta para falhas no processo mas continuam a não responder pela garantia de qualidade dos outros produtos que são fabricados segundo o mesmo processo de fabrico e embalagens, e não são visíveis os bolores no caso de existirem. Continuam sem enviar o parecer técnico da análise aos produtos supostamente recolhidos nas lojas e verificados em mais do que um lote de produção tendo o produto continuado disponível ao consumidor pelo menos até 11 junho 2014 o que é inadmissível quando se tem a informação que lhes foi facultada. O seguimento a que se referem foi o silencio e deixar passar o tempo e continuar a vender produto alimentar estragado. Perante todos estes factos continuo sem perceber qual o seguimento que a Sumol Compal tem dado ao processo. Recordo que apenas se disponibilizou para troca de produtos e visitas á fábrica para "verificação do processo" e qualidade do mesmo, coisa que eu não poderei avaliar. A minha disponibilidade passará por uma compensação pelos danos financeiros e psicológicos uma vez que a Sumol Compal assume em parecer técnico realizado na empresa, que o problema se deve a falhas no processo e não foi ainda capaz de garantir a necessária qualidade dos outros produtos, o que me causou grandes problemas psicológicos que se refletem no não consumo de produtos semelhantes por falta de confiança.
Manuel Rodrigues
27 de junho 2014
Bom dia, no passado dia 21 de Junho ainda se encontrava disponível ao consumidor o produto estragado, pois comprei mais uma embalagem no Jumbo em Coina e procedi à respectiva reclamação no local tendo posteriormente enviado comprovativo para ASAE. Lamentável também o facto de a Sumol Compal nem se ter disponibilizado para devolver o custo das embalagens que adquiri.
18 de julho 2014

Reiteramos a nossa resposta já enviada ao portal da queixa no dia 17 de Junho .

Melhores Cumprimentos,

___________________
Sara Ferramacho
Linha de Apoio ao Consumidor
Manuel Augusto Pedreiro Rodrigues
Manuel Rodrigues avaliou a marca
21 de julho 2014

Não considero resolvido quando a entidade não garante que controla o seu processo de produção e até ao momento não garantiu a não presença de bolores em produtos que são opacos por apresentarem fragmentos de fruta e serão embalados com o mesmo processo que dizem ter falhas e permitir a entrada de ar nas embalagens devido a problemas de estanquicidade. Se a Sumol Compal não controla as suas linhas assépticas vamos continuar a ter produtos com bolor que os consumidores deitam fora sem reclamar quando percebem a não conformidade. É lamentável que seja permitido continuar a produzir sem controlar as linhas assépticas e estamos a falar de produtos alimentares. A minha questão é muito simples: o que fez a Sumol Compal para resolver o problema do bolor no sumo?

Boa tarde, que nojeira. Acho inadmissível isto que aconteceu e sendo a compal a empresa que e mais acho a maneira como tratou do assunto. Gostaria de saber qual a confiança deste senhor e de todos os outros que sempre consumiram compal em continuar a consumir, da minha parte perderam um cliente.

Alguns anos atras comprei um produto em que também continha a presença de corpos estranhos , e fiz a reclamação no estabelecimento que comprei, neste caso no Junbo de Almada, e reembolsaram imediatamente o valor dos produtos. E passado um tempo a marca contactou-me a indicar o que o produto continha.
De salientar que isto deu numa ida ao hospital e quase provocou a morte do meu filho, bebe na altura de 4 meses.