43.7

Superprof - Reclamação contra a cobrança indevida

sokian apresentou a reclamação
28 de outubro 2020
Exmo. Senhor Director do Atendimento de Serviço,

Eu comprei um passe de estudante do vosso serviço no dia 27 de Fevereiro de 2020. Naquela altura, felizmente, como eu consegui procurar dois professores rapidamente para me ajudarem a aprender a língua portuguesa, não era preciso continuar a usar o passe de estudante. Portanto, deixei de usar o vosso website depois de ter contactado privadamente com os professores. Dentro e além de todo o período de mensalidade, nunca fiz uma operação de cancelamento da subscrição nem continuei a usar o vosso site para ter aulas com outros professores. O facto é, nem houve qualquer cobrança extra al]em do mês pago.

Aconteceu uma outra coisa infeliz na primeira experiência no SuperProf. Por causa da vossa escassez de informações, o que antes disse, mais ou menos, nos vossos únicos detalhes sobre as condições de subscrição, “o passe é renovável automaticamente durante todo o ano...; o passe custa 19 euros...”. No início a minha amiga e eu pensavam que o valor 19 era por ano, enfim, não!!! Era apenas para um mês. Nós fomos enganadas pelas vossas palavras. Como a minha amiga não fez a procurar como eu fiz tão rápido, por fim, infelizmente, não conseguiu procurar um professor. Ela não aceitou a vossa estratégica de publicidade e não quis pagar novamente pois desistiu a procura de professora

Ora, esta vez, desde setembro, tenho procurado um professor do Direito, voltei a usar o vosso website, comprei um passa de estudante. Infelizmente, não recebi uma resposta dos professores solicitados por mim. Pois, eu mudei a opinião e tentei a procurar mais um professor de Português. Essa segunda viagem à procura de professor não era tão fortunosa como antes. Quase no fim do meu passa de estudante consegui procurar. Como vi a botão para terminar subscrição eventualmente, por motivo de seguro, eu cliquei-o. Mas não tinha nada a ver com terminar a cobrança, porque, por um lado, de acordo com a minha experiência daqui, o meu passe era renovável por todo o ano mas a cobrança só era debitado quando eu usei ou voltei a usá-lo (embora o que me deixou duvidar por algum tempo, como eu mencionei no segundo parágrafo, pensava valor de 19 euro para todo o ano. Em fim aceitei a vossa explicação e na segunda procura de professor eu também soube bem que era preciso pagar mais um mês de mensalidade.); por outro lado, do ponto de vista lógica, sem o usar, nunca pode activar renovação nem a cobrança, em particular sem aviso com antecedência. Isto é como sucedeu no março e no início de setembro, que quando eu ainda não recebi nenhuma aceitação de aula ou não usei o serviço

Se insistir na opinião de que a culpa é do cliente porque eu era quem não cancelei a subscrição automaticamente, consequentemente, tenho várias dúvidas sobre a finalidade, método de cálculo da vossa empresa e as respostas do vosso atendimento dos clientes chamado Laura:

1ª Na altura em que eu comecei a usar o vosso serviço, em Fevereiro, as vossas condições são que, o nosso passe é renovável automaticamente. Sem o usar, sem cobrança. Então, porque é que quando eu voltei a usar pela segunda vez e eu já paguei a mensalidade devida, ainda me debitou mais um mês por “você não cancelou a subscrição dentro do prazo”. Caso segundo a vossa explicação desta vez (segundo a qual: “Efetivamente, foi debitada a 23 de Outubro uma vez que não cancelou a sua subscrição.), então deveria debitar-me, e a minha amiga, o valor dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, etc. por causa de nós não teremos cancelado a subscrição desde março.

2ª A minha mensalidade foi efectuada no dia 23 de setembro. No dia em que eu cancelei a subscrição foi no dia 23/24, das 11h até 12h, em Portugal. Porque é que queria enfatizar estas datas porque no momento em que eu cancelei, o vosso website mostrou-me que já era dia 24/25, de qualquer maneira um dia adiado, (por exemplo, caso faça às 23h do dia 23, mostra-me que no dia 24). Portanto, estava a duvidar que o vosso website tivesse um horário diferente de Lisboa. Não tenho a certeza quando é que fiz, acredito que fiz no dia 23 ou 24, mas tenho a certeza de fazer o cancelamento entre 11h e 12h em Lisboa, é importante porque parece que o vosso website tem o cálculo duvidoso ou diferente. Não concordo com a versão do vosso atendimento de cliente Laura, segundo a qual: “Contudo, como cancelou no dia 25, recebeu o nosso e-mail de confirmação de que nenhum outro valor lhe será debitado no próximo mês ou no futuro.”, tenho a certeza que não fiz o respectivo cancelamento no dia 25 deste mês.

3ª De acordo do email do atendimento do cliente Laura, segundo a qual: “Efetivamente, foi debitada a 23 de Outubro uma vez que não cancelou a sua subscrição. Essa informação foi-lhe transmitida previamente.” Gostava de me indicasse mais uma vez quando é que essa informação me foi transmitida previamente? Qual é o e-mail ou aviso? Muito obrigada.

Gostaria que me explicasse todas as minhas dúvidas para que não precise de procurar outra ajuda do outro meio.

Esperando que esta situação lamentável se possa corrigir, apresento a V. Excelência os meus melhores cumprimentos.

Atentamente,

Sónia
Data de ocorrência: 28 de outubro 2020
Superprof
28 de outubro 2020
Boa tarde, Sónia

Agradecemos o seu contacto.

Constatamos que a nossa equipa já pôde clarificar-lhe a situação ocorrida através de e-mail e da rede social Facebook, uma vez que a Sónia recusou ser contactada por chamada telefónica.

A informação de que o Passe Aluno é uma subscrição mensal (não é anual) e automaticamente renovável (se não cancelar) foi-lhe devidamente transmitida tanto na plataforma como em e-mail enviados no momento em que se inscreveu.

Desde o dia em que se inscreveu até ao momento, vários e-mail com dúvidas foram trocados com a nossa equipa de Apoio ao Cliente. A nossa equipa esteve sempre ao seu dispor e respondeu com toda a brevidade e clareza possível.
Inclusive, disponibilizamo-nos para cancelar a sua subscrição se assim o desejasse, notificando-a do dia em que a renovação ocorreria caso não fosse cancelado o Passe Aluno.

Como pode constatar, a informação foi-lhe múltiplas vezes devidamente apresentada explicando o funcionamento do Passe Aluno. A Superprof cumpriu com o proposto pela nossa plataforma: o estabelecimento de contacto entre professor e aluno.

Como cancelou a sua subscrição deste mês, não lhe debitaremos nenhuma outra mensalidade, a menos que volte a subscrever.

Fico à sua disposição para qualquer dúvida!

Desejo-lhe um ótimo dia.

Até breve!

Filipe - Serviço de Qualidade SP

Superprof, é o lar da partilha de conhecimento e de ❤️
29 de outubro 2020
a atitude do vosso equipa de apoio é extremamente má depois de o cliente ter continuado a pagar
sokian avaliou a marca
16 de novembro 2020

Empresa falsa com empregados do atendimentos de clientes descorteses. Não voltaria a usar o serviço. Não recomendo essa marca veementemente