Swiss Dental Services
Swiss Dental Services

50% DOS PORTUGUESES SOFRE DE MAU HÁLITO E O COVID VEIO PIORAR


A halitose, ou mau hálito, é um problema de saúde oral que afeta 30% da população mundial. Em Portugal, cerca de 50% dos portugueses vivem com as consequências do mau hálito e o impacto que tem nas suas vidas diárias. Este é um problema oral que afeta a autoestima e que se não for tratado tende a agravar-se.

De acordo com dados recolhidos, 80% dos casos são causados por uma má higiene oral que possibilita a proliferação de bactérias através dos restos de comida que se acumulam na boca e nos dentes. Os restantes 20% podem sofrer de halitose devido a problemas de saúde como refluxo gástrico, cáries, periodontites, cirrose, insuficiência hepática, cancro ou ser consequência de hábitos como o consumo de medicamentos, álcool e tabaco.

Em tempos de COVID, o uso prolongado da máscara pode tornar a boca mais seca e potenciar o aparecimento da halitose. A saliva desempenha um papel fundamental no combate às bactérias bucais. A melhor forma de tratar a halitose é a prevenção através de uma boa higiene oral, mas, uma vez que o problema existe, deve-se agir imediatamente com uma visita ao dentista.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Swiss Dental Services.