Tagusgás - Empresa de Gás do Vale do Tejo, SA

Tagusgás - Falta de segurança

Maria de Lurdes Dias Marques
Maria Marques apresentou a reclamação
15 de junho 2013

Eu tenho 76 anos e o meu marido 77. Somos os únicos condóminos que vivem no verdadeiro r/c de um prédio com 3 torres e 12 apartamentos. As caixas com os contadores e torneiras de segurança do gás natural estão todas colocadas na parede exterior da nossa cozinha. Na noite de 13 para 14 de Abril de 2013, o meu marido levantou-se a meio da noite (felizmente, porque não sabemos o que poderia ter acontecido) e tínhamos a casa alagada e cheirava a gás. Houve um curto-circuito no prédio - no 2º piso da torre em frente à minha - que causou o rebentamento dos cabos de acesso da água no nosso esquentador e no do condómino por cima de nós. Os bombeiros e o piquete da Tagusgás foram chamados e atuaram de imediato mas ficámos com eletrodomésticos estragados, o piso estragado e um valente susto. Até então, nem sequer uma chave para abrirmos as caixas do gás tínhamos em nosso poder e dentro de casa não temos uma torneira geral de segurança do gás. Na semana seguinte desloquei-me à Tagusgás para saber a razão pela qual não temos uma torneira geral de segurança e foi-me dito que não era preciso porque moramos no r/c, perto das caixas. Se quisermos uma torneira geral de segurança teremos de pagar € 70 ou 80.00. Esta tese não é para todos, porque os nossos vizinhos da frente, também moram no r/c e têm essa torneira dentro de casa desde a instalação do mesmo, sem terem pago mais por isso. Um dia que não possamos correr para a rua a tempo de fechar a torneira de segurança do gás somos nós que morremos lá dentro e não os senhores da Tagusgás.

Data de ocorrência: 15 de junho 2013
Tagusgás
19 de julho 2013
Exmos. Srs.,

Na sequência da reclamação apresentada, cumpre-nos informar que o Cliente em questão foi devidamente esclarecido através de carta com N/Refª:0102/COP/13 de 15 de Julho de 2013, cumprindo a Tagusgás o disposto no Artigo 47º nº1 do RQS. O presente estabelece as obrigações de qualidade de serviço de natureza técnica e comercial a que devem obedecer os serviços no Sistema Nacional de Gás Natural.

Maria Marques
28 de setembro 2013
A resposta dada pela Tagusgás, mencionando artigos que nem conheço e infelizmente não nos poderão salvar se algo de pior ocorrer, não me foi satisfatória claro.
Isto para além de na carta que me escreveram terem escrito que "...o orçamento referido no contacto, não foi dado pela Tagusgás mas por um instalador que se encontrava ao nosso serviço".
Pelos poucos conhecimentos que tenho, se alguém está ao serviço de uma entidade, será responsável por qualquer esclarecimento dado em nome dessa entidade, correto?
Tenho pena de não poder aqui publicar a carta que me foi escrita; muito "esclarecedora" e acabando dizendo que iriam "encerrar o processo como improcedente" mas se a Tagusgás já encerrou o processo que mais poderei eu fazer?
Tagusgás
17 de outubro 2013
Na sequência do novo comunicação, cumpre-nos informar que o Cliente em questão foi devidamente esclarecido através de carta com N/Refª:0125/COP/13 de 17 de Outubro de 2013, cumprindo a Tagusgás o disposto no Artigo 47º nº1 do RQS. O presente estabelece as obrigações de qualidade de serviço de natureza técnica e comercial a que devem obedecer os serviços no Sistema Nacional de Gás Natural.
Maria de Lurdes Dias Marques
Maria Marques avaliou a marca
2 de outubro 2013

Não tenho nada a sugerir. Obrigada.

23 de outubro 2013

Muito obrigada pelo seu cuidado.
Realmente, após o Portal da Queixa ter considerado a queixa como resolvida, continuam a repetir mais do mesmo, sem terem feito nada em concreto. É lamentável o serviço que prestam.