Recrutamento e Selecção
1 Adecco 95.5
2 Eurofirms 80.7
3 EGOR 79.6
Talenter70.3
Talenter – Talenting Business, SGPS S.A.
  • Rua do Proletariado, N.º 2 - A
    2794-063 Carnaxide
  • sig@talenter.com

Talenter - Feriado de Pascoa de trabalho sem contrato e sem viabilidade economica de aceitacao

JOSE SIMOES
JOSE SIMOES apresentou a reclamação
5 de junho 2017

Eu andei a procura de solucoes de trabalho ou de re-qualificacao profissional para o meu problema fisico de disfuncao de retina dos olhos, como regressei do estrangeiro onde estive 15 anos a trabalhar, tambem requisitei ajuda ao desemprego ao abrigo da legislacao europeia, durante 2017.
O pedido de ajuda ou suporte nunca se sabe a 100% se e garantido e ainda se espera por um extrato modelo U1 que se tem de entregar, por vezes demora ou nao chega, eu pedi duas vezes, o primeiro ninguem me informou que o recebeu por parte do IEFP Torres Vedras e o duplicado pedi-o para minha morada e assim o recebi em Abril passado tendo sido entregue no dia 15 de Abril.
Procuro desde o ano passado uma re-qualificacao profissional dado ao problema fisico nas retinas, que nao me da invalidez dai ter que arrumar uma funcao especifica que me poupe de operacoes e a perigosidade do sistema actual portugues na resposta a urgencias que nao sao visiveis, mas que no meu caso se nao for operado dentro dos 3 dias seguintes pode resultar em perca de visao irreversivel. Assim durante o mes de Abril fiz uma aplicacao para a frequencia de um curso de turismo, durante um ano e meio e fui admitido em 31 de Maio.
Acontece que durante o periodo de espera por solucoes e de nao saber muito bem o que pode acontecer ao meu pedido de ajuda de desemprego para migrantes, eu fiz em finais de Marco inscricao com entrevista com a senhora recrutadora Joana Melo na Talenter - Caldas da Rainha. Esta senhora veio-me a telefonar no dia 13 de Abril para trabalhar extras no Hotel Campo Real Turcifal-Torres Vedras no dia seguinte das 10 da manha as 18;30 da tarde. Ora como vivo na Lourinha e nao tenho transporte proprio, uso transportes publicos nao sabia muito bem como iria correr isto tudo em transportes, trabalho etc assim como nao foram divulgados valores salariais (penso que seriam os minimos).
Trabalhei entao o dia da Pascoa 14 de Abril mas verifiquei que o preco dispendido nos transportes publicos nao compensavam assumir a funcao, mesmo sendo um extra conforme me foi dito ao telefone, gastei quase 34 euros em transportes e ja nao fui no dia seguinte porque nao tenho dinheiro para financiar actividades que dao interesses a outros e nao resultam para mim. Eu nem queria saber mais dessa horrivel decisao a 13 de Abril mas esquecer o sucedido, no entanto a empresa continuou-me a telefonar para o mesmo local mas agora requisitava outro horario das 18h a meia noite creio (??) mas que a referida pessoa tinha conhecimento nao haver horarios de transporte compativeis com esse turno alem de eu nao querer mais trabalhar para o seu cliente devido a precarias condicoes de trabalho, mais o chao estar constantemente molhado obrigando-me a investir noutro tipo de calcado ja que, os meus sapatos so de um dia de trabalho terem ficado descolados portanto o lugar nao tem viabilidade para a minha situacao, ninguem vai trabalhar para investir num cliente dum contratador, suportando despesas mais altas de transporte do que o que vai receber pela funcao ou em dias normais investir metade daquilo que vai ganhar em transportes, nao pode ser, ninguem aguenta.
Como eu vi o meu processo de ajuda ao desemprego ser confirmado positivo com a chegada do extrato do Reino Unido e depois com a chamada confirmada para uma re-qualificacao profissional com dupla certificacao e estagio profissional, vi por assim dizer luz ao fundo do tunel... mas recentemente tive que passar pela Seguranca Social Portuguesa-Lourinha e, constatei, [que apesar de a Talenter Caldas da Rainha nao me ter pago o dia de trabalho - porque tambem nao o requisitei (ate queria mais era esquecer esse incidente do que me interessar pelo salario) e nao disponibilizei nenhuma conta bancaria a empresa Talenter para o fazer, como tambem nunca ma pediram] que a contagem do pagamento da ajuda parou sem retoma do tempo subsequente ao dia que prestei esse trabalho para a Talenter, 14 de Abril.
Desde ja a alguns dias que tenho vindo a contactar a empresa por email e carta, dirigidas a senhora Joana Melo mas que nao responde ou ignora, no sentido de esta me enviar o Modelo 5044 para a Declaracao de situacao de desemprego, porque nao tenho adaptacao possivel para a oferta assim como e ela e sensatamente economicamente inviavel pelo que deveria no minimo considerar, eu nao ter condicoes fisicas ou ser economicamente viavel aceitar a oferta e, com causas de individamento sub-humano a qualquer nivel etico-moral, seria no minimo exigivel uma atitude de boa-fe e enviar o documento Modelo 5044 que pelos vistos esta recusando faze-lo de livre vontade?...
Com o dia de inscricao na Talenter e as despesas de deslocacao para a oferta de extras no seu cliente, gastei quase 43 euros sem contar a refeicao e assim nao posso continuar, sem ajudas o dinheiro nao so nao cai do ceu, como ainda e visivel e descabido insistir num acto de imposicao contratual (que nao assinei qualquer contrato) com objectivos de prejudicar alguem que nao tem condicoes de o assumir ou mesmo o seu cliente hoteleiro nem possuie condicoes laborais que possam tornar o trabalho mais confortavel, a laboracao e manual, o espaco e curto, nao ha maquina para lavar cutelaria, agua no chao, prateleira a menos de meio-metro das nossas costas e outras incomodos!
Se a empresa insistir num prejuizo tecnico-documental intencional concerteza que provavelmente o assunto podera seguir para tribunal civil e custar a empresa a indemenizacao da diferenca que nao vou receber ate ao maximo que a lei permite do valor em acomulado de ajudas.
Espero que a senhora Joana Melo tenha o bom senso e haja de boa-fe porque eu nao me dirigi a Talenter em ma-fe, assim como fica muito mal a 'inveja' sem fundamento contra terceiros quando nem se conhece as suas vidas no foro privado.

Data de ocorrência: 5 de junho 2017