Talocha Voadora LDA

Talocha Voadora - Burla da empresa

Marguerita Palma apresentou a reclamação
6 de agosto 2017 (editada a 15 de agosto 2017)
Eu tive um problema de electricidade no meu apartamento que consiste no disparo do quadro eléctrico devido a curto-circuito. Deste modo, devido à ausência de luz eu contactei um serviço urgente de electricistas de Lisboa – a empresa Talocha Voadora (Sr. Miguel e Sr. Jaime) no dia 4 de Agosto de 2017, através do site * PROIBIDO *://electricistanahora.pt/pt.

O quadro eléctrico já tinha disparado e eu informei que um electricista do serviço EDP Funciona já tinha tentado resolver o problema, que consistia numa avaria do ar-condicionado que estava a disparar o quadro eléctrico. Deste modo, o electricista da EDP desligou o disjuntor do ar-condicionado, no entanto, o problema não ficou resolvido porque o quadro eléctrico voltou a disparar.

Perante esta situação, os electricistas da Talocha Voadora estiveram a analisar o quadro eléctrico e referiram que o problema era do ar-condicionado e, deste modo, limitaram-se a desligar o disjuntor do ar-condicionado.

Os electricistas substituíram os dois fusíveis da caixa de eletricidade, tendo referido que estes estavam gastos e deveriam ser substituídos anualmente, alegadamente sendo esta a causa do disparo do quadro eléctrico. Também referiram que os fusíveis só podem ser substituídos por empresas certificadas e estes têm um certificado que eles iriam enviar-me por email. Eu não tive a oportunidade de ver se os fusíveis foram realmente substituídos porque estava ocupada com o outro electricista dentro de casa.

Além disso, eu tinha um casquilho da luz avariado, pelo que este foi substituído por um novo (cujo preço é aproximadamente 1€).

Os electricistas referiram que os fios do quadro eléctrico estavam brancos devido a humidade, o que foi desmentido pelos electricistas da EDP porque o quadro eléctrico está feito de forma a não apanhar humidade devido ao risco de incêndio do apartamento.

Relativamente ao pagamento, o Sr. Miguel referiu que o valor total era 400€, no entanto, eu queixei-me por ser um valor demasiado elevado e questionei-lhe o preço dos fusíveis. O Sr. respondeu que os fusíveis são caros, o certificado custa mais de 100€ e a mão-de-obra também é cara. No entanto, o Sr. já tinha passado uma fatura manual com o montante de 362,25€. A fatura tem a descrição das supostas reparações efetuadas, mas a maior parte dos componentes não é perceptível e não tem o preço dos vários componentes descriminados. Entretanto, o Sr. ligou para o patrão e disse que o preço final era 260€. Porém, eu pedi-lhe para passar uma nova fatura com o valor de 260€ e o Sr. respondeu que não havia problema da fatura ter um valor superior ao valor real pago.

No talão MB a empresa e a morada não coincidem com a fatura manual, sendo a Confortevidente.
Além disso, o site * PROIBIDO *://electricistanahora.pt/pt disponibiliza uma publicidade enganosa porque a empresa Talocha Voadora iniciou funções há apenas um ano (em 2016): “Electricista na Hora é uma empresa que atua no mercado das reparações de eletricidade domésticas e comercias há mais de 20 anos.”

Acontece que depois destes electricistas terem efetuado a reparação do quadro eléctrico, no dia seguinte o quadro disparou novamente e não havia luz no apartamento, portanto, o problema não ficou resolvido. Deste modo, eu contactei com urgência o Serviço Funciona da EDP (relatório em anexo). Os electricistas da EDP estiveram a verificar o quadro eléctrico, o ar-condicionado e todas as tomadas do apartamento (devido à presença de humidade de infiltrações). Os electricistas concluíram que o que estava a fazer disparar o quadro eléctrico era o ar-condicionado e uma tomada da cozinha que tinha humidade e causava curto-circuito e, deste modo, o problema ficou aparentemente resolvido.

Relativamente à substituição dos fusíveis, os electricistas da EDP verificaram que estes ainda estavam a funcionar e não precisavam ser substituídos, além de ser mentira que existe um certificado de fusíveis. Portanto, a substituição dos fusíveis e o preço cobrado é uma burla.

Eu sinto-me lesada pelo trabalho efetuado pelos electricistas da empresa Talocha Voadora porque fizeram um trabalho que demorou cerca de 30 minutos, substituíram os fusíveis que não precisavam de ser substituídos, mentiram relativamente ao certificado e preço dos fusíveis (varia entre 1 e 5€) e da presença de humidade no quadro eléctrico e, finalmente, cobraram um montante demasiado elevado (260 €) pelo tipo de trabalho efetuado e não conseguiram resolver o problema em causa.

No dia 5 de Agosto de 2017, eu tentei contactar o nº de tlm (939865299) que está na fatura mas este não está disponível, o que considero uma falta de credibilidade da empresa. Posteriormente, eu telefonei para o nº tlm (917773728) que me tinha contactado e atendeu outro Sr. (Bruno) da mesma empresa. Eu expliquei-lhe que o trabalho efetuado não resolveu o problema porque continuava sem luz e esta situação tinha de ser resolvida com urgência. O Sr. Bruno disse que não era da sua responsabilidade e que eu deveria contactar os dois Srs. responsáveis pelo trabalho. Desta forma, ele não me disponibilizou logo os contactos e pediu-me para lhe telefonar mais tarde. Posteriormente, eu tentei contacta-lo mas não ele não atendeu e enviou-me uma sms na qual referia “Agora não posso falar. Só segunda é que eles podem.”

Eu contactei novamente o Sr. Bruno no dia 8 de Agosto de 2017 e ele referiu que não me iria dar os contactos dos seus colegas porque não me conhecia e não demonstrou disponibilidade para resolver a situação, apesar de estar ciente da mesma.

Eu estive a pesquisar no site da DECO e encontrei várias reclamações referentes a burlas da empresa Talocha Voadora, inclusive um caso quase idêntico de disparo do disjuntor do quadro eléctrico. De seguida transcrevo os links das reclamações:

Esta situação revela falta de credibilidade, honestidade e competência por parte da empresa Talocha Voadora porque não conseguiram resolver o problema em causa, não demonstraram preocupação pelo facto de eu continuar sem luz durante todo o fim-de-semana e cobraram um valor demasiado elevado.

Portanto, trata-se de uma burla, motivo pelo qual eu já apresentei queixa à DECO e pretendo apresentar reclamação às autoridades competentes. Eu apenas pretendo pagar a substituição do casquilho e a deslocação, cujo montante total é aproximadamente 30€. Portanto, eu solicito o reembolso de 230€.

Informações úteis:

• * PROIBIDO *://electricistanahora.pt/pt

Contacto: 210447357
Morada: R. Pascoal de Melo 150-lj2, 100-237 Lisboa

• Fatura manual (enviada em anexo):

- Empresa: Talocha Voadora Lda.
- Fatura Nº 360

- Morada: Calçada dos Mestres, 1070-176 Lisboa
- Banco: Santander Totta
- TPA: 00991081
- Data: 04-08-17

• Conctato tlm: 917773728 (Sr. Bruno)
Data de ocorrência: 6 de agosto 2017
11 de agosto 2017
Já fui resolvido oubringado

Enviado do meu iPhone
12 de agosto 2017
O assunto ainda não foi resolvido. Eu tentei contactar a empresa várias vezes, mas não obtive resposta. O facto da empresa ter respondido que está tudo resolvido é vergonhoso e é mais uma prova da burla efetuada.
Eu aguardo uma resposta da empresa Talocha Voadora porque sinto-me lesada com o trabalho efetuado e pretendo um reembolso de 230 euros. Caso isto não se verifique eu farei uma queixa de burla à policia.