53.4
  • geral@tametgroup.com

Tamet - Orçamento completamente errado

André Noronha apresentou a reclamação
8 de novembro 2022
No dia 6 de outubro de 2022, estive envolvido num acidente com a minha trotinete, Xiaomi pro2. Não sendo eu o culpado, o seguro do carro responsabilizou-se para o arranjo da trotinete. Como não queria perder a garantia da mesma, dirige-me ao serviço pós-venda Xiaomi - Tamet, dia 3 de novembro de 2022. Fui obrigado a pagar 40€ para orçamentar o arranjo da mesma, quando ao meu espanto é me enviado um orçamento, dia 7 de novembro, completamente irrealista, onde incluíam substituição de peças que estão novas, em ótimo estado, e um comentário técnico que não fazia qualquer sentido.

Avaria reportada pelo cliente (assim que entreguei o equipamento na loja do porto):
guarda lamas partido, roda traseira torta, manete com mossa.

Estado Do Equipamento (preenchido pela rececionista na loja):
roda traseira com mossas e trota, mossas, acessórios não original, rodas não originais, riscos, marcas de uso e sujidade.
travão não original.

Comentário Técnico (enviado no orçamento):
Após verificação técnica, o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante. Apresenta alterações estruturais que põem em causa a segurança do equipamento. É necessario a substituição da roda frontal e traseira, sistema de travagem, sistema de direção e guarda lamas traseiro.

Como se trata de um acidente, é natural não estar na garantia. Não é portanto possível indicarem no comentário técnico o seguinte:
1) "Após verificação técnica, o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante." - naturalmente que os acidentes não fazem parte da garantia, sendo que na entrada na loja, o mesmo já tinha sido mencionado "Fora da Garantia"
2) "Apresenta alterações estruturais que põem em causa a segurança do equipamento", sendo as mesmas as seguintes:
a) amortecedor na parte da frente
b) 2 rodas de tamanho 10
c) travão de disco a óleo
d) guarda lamas traseiro

Sendo que estas alterações colocam a trotinete mais segura em todas as situações, principalmente, travagens nas descidas, e poder andar com a trotinete no paralelo. Quais os testes efetuados para poderem dizer que as alterações alteram a segurança da mesma? Segundo o contacto com a Tamet, disseram ser esta a politica caso haja mudanças na trotinete, mesmo não fazendo sentido o que esta mencionado no orçamento.

Note-se que em momento algum, os selos de segurança que possam existir na trotinete foram quebrados, pelo que não se pode perder a garantia, nem a mesma sofreu alterações no firmware/software. Apenas alterei o essencial para poder usar no meu dia a dia, sendo este o meu meio de transporte há mais de 6 meses e continuara a ser! Em todo o caso, a trotinete não entrou em garantia.. apenas para reparação!

O orçamento recebido tem proposto várias peças que estão opimas: motor, para-lamas dianteiro, conjunto do motor do tubo, braço da direção, tubo vertical, conjunto do garfo dianteiro, roda dianteira, base do travão a disco! Isto não faz parte da descrição do problema em lado nenhum e mesmo assim orçamentaram, realcei nos contactos que estas peças não tem qualquer problema!!

Tentei que alterassem o orçamento conforme a descrição dos problemas indicados aqui e que o orçamento estava irrealista! Disseram que não poderiam alterar nada e que orçamento ou é aceite ou recusado como esta! Sendo esta a política da empresa e da Xiaomi, isto segundo a Tamet!
Na altura que entreguei o equipamento, e conforme esta descrito pela rececionista em loja, o equipamento já tinha várias alterações. A rececionista apenas disse que iam colocar as peças originais onde realmente estivesse danificado, guarda lamas traseiro, roda traseira, manete do travão, aqui tudo bem, mas segundo o orçamento não é verdade. Se é um procedimento ser assim, a Tamet teria obrigação de me informar que iriam repor a trotinete a versão original, o que nunca aconteceu, e eu recusaria logo a partida que ela entrasse sequer nas instalações deles, em vez disso cobraram 40€ e enviaram um orçamento irrealista!

Sendo o valor do orçamento de 253,40€ (s/iva) e o valor das peças que estão boas, orçamentadas em 126,2 (s/iva). Mais de metade do valor do orçamento é para peças que estão em perfeitas condições. Isto não é politica em lado nenhum, apenas um abuso ao bom senso.

Obviamente não aceitei a proposta de orçamento.

Não tive oportunidade de escrever no livro de reclamações, não me resta outra alternativa a não por esta via. (sem qualquer esperança que surja algum efeito)

Data de ocorrência: 8 de novembro 2022
8 de novembro 2022
Estimado Cliente André Noronha,

Como decerto saberá, a TAMET é o concessionário oficial Xiaomi no que diz respeito ao serviço Pós-Venda da Marca. Desta forma, entenda que a TAMET apenas se limita a cumprir escrupulosamente os procedimentos que nos são solicitados pelo fabricante.

A trotinete em causa, apresenta peças/acessórios não originais. Evidentemente que, como estas peças e acessórios não são fabricados pela Xiaomi, a Marca não se responsabiliza perante qualquer anomalia ou dano que possa surgir, que tenha origem nas mesmas.

Relativamente à frase utilizada no orçamento, nestes casos, os técnicos utilizam uma frase tipo sugerida pelo fabricante para ambos os casos, fora e dentro de garantia. Independentemente de terem dano ou não, as peças ou acessórios não originais não podem ser aceites como sendo originais, como tal emitiu-se um orçamento onde para além das peças danificadas se substitui as peças não originais. Isto porque a Xiaomi não se responsabiliza por uma reparação/trotinete que não esteja em condições de segurança, o que para o fabricante entenda-se, seja uma trotinete reparada e que circule em segurança com todas suas peças originais, testadas, seguras e apenas assim em total conformidade.

Esperemos ter esclarecido as suas dúvidas e no caso de surgir mais alguma, por favor não hesite em contactar-nos em paulo.macedo@tamet.pt.

Cumprimentos
10 de novembro 2022

Sendo procedimento da marca, eu teria que ser informado disso quando deixei para orçamentarem o arranjo da mesma!

Citando o que disse anteriormente:
Na altura que entreguei o equipamento, e conforme esta descrito pela rececionista em loja, o equipamento já tinha várias alterações. A rececionista apenas disse que iam colocar as peças originais onde realmente estivesse danificado, guarda lamas traseiro, roda traseira, manete do travão, aqui tudo bem, mas segundo o orçamento não é verdade. Se é um procedimento ser assim, a Tamet teria obrigação de me informar que iriam repor a trotinete a versão original, o que nunca aconteceu, e eu recusaria logo a partida que ela entrasse sequer nas vossas instalações, em vez disso cobraram 40€ !

Porque razão não fui minimamente informado do procedimento?

Estimado Cliente André Noronha,

Respondendo concretamente à sua questão, os procedimentos de cada Marca são confidenciais. Não estamos autorizados a partilhá-los.

Apenas após a análise técnica é possível reportar tecnicamente o que se passa com o seu, ou outro equipamento qualquer.

No entanto todas as nossas condições gerais de reparação estão sempre afixadas nas lojas, conforme exigido por lei.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas.

10 de novembro 2022
Só estão autorizados a cobrar 40€? Sem informar que vão retirar as peças não originais?

Continua a não fazer sentido algum!
Estimado Cliente André Noronha,

Os 40€ a que se refere mais acima, dizem respeito à taxa de orçamentação que teve de pagar, visto que o seu equipamento não se encontra ao abrigo de garantia e é a única forma do equipamento ser analisado.

Todas as reparações fora de garantia, têm obrigatoriamente de pagar taxa de orçamentação.

10 de novembro 2022
ESTE VALOR NUNCA SERIA PAGO SE FOSSE INFORMADO DEVIDAMENTE DAS CONDIÇÕES!!
Estimado Cliente André Noronha,

Conforme já foi referido anteriormente, as nossas condições gerais estão afixadas e disponíveis para leitura em todas as nossas lojas conforme exigido legalmente.

10 de novembro 2022
E as mesmas condições devem ser passadas aos clientes para não se sentirem enganados!
Estimado Cliente André Noronha,

Como sempre, os rececionistas dão o seu melhor diariamente por esclarecem todas as dúvidas aos nossos clientes. As condições gerais afixadas são apenas uma redundância no processo.

10 de novembro 2022
Não houve redundância. A partir do momento que a rececionistas diz que as peças que estão modificadas não serão alteradas, não há redundância, há um erro/inequívoco a fazer loja e em prejuízo do cliente. Ainda para mais sendo esse o vosso procedimento.. os 40€ são devolvidos ou não? porque o erro não foi meu, foi vosso de ma informação prestada ao cliente quando deixei o equipamento aí!
Estimado Cliente André Noronha,

A informação prestada ao cliente é sempre a melhor possível e como afirmámos anteriormente, existe uma redundância para precisamente prevenir estes casos de alegadas "desinformações".

Naturalmente não podemos reembolsar a taxa de orçamento, visto que já emitimos o mesmo.

10 de novembro 2022
Estranhamente nunca podem fazer nada a favor do cliente!
Estimado Cliente André Noronha,

Pelo contrário, fazemos sempre tudo o que está ao nosso alcance (e além) para satisfazer os nossos Clientes!

Nos últimos 3 anos investimos mais de 3.5 Milhões de euros, para precisamente, melhor servir os nossos Clientes.

O que não podemos fazer é trabalhar de forma gratuita. Todo o trabalho tem de ser remunerado.

10 de novembro 2022
Até quando os clientes não são bem informados, tem que recompensar-vos portanto!!
Estimado Cliente André Noronha,

Todos os nossos Clientes são devidamente informados e para além disso, dispomos das nossas condições gerais afixadas conforme exigido por Lei.

10 de novembro 2022
Vocês nunca teriam tido trabalho caso, a vossa rececionista tivesse bem informada e informasse o cliente sem prestar informações contraditórias sobre os vossos processo internos! daí isto ser injusto e escandaloso! Como deve compreender eu não ia gastar 40€ em algo que não ia aceitar nunca se tivesse bem informado.
Não fui bem informado por quem me recebeu, é impossível mais uma vez dizer que "todos" são bem informados!
Estimado Cliente André Noronha,

Como deve calcular não iremos continuar a repetir-nos, até porque penso que fomos claros e transparentes no que diz respeito aos nossos procedimentos e às nossas explicações.

O facto é de que a trotinete foi entregue para orçamentação e o orçamento foi emitido. Entendemos que gostaria de ter tido conhecimento do orçamento antes de o pagar, mas infelizmente não é possível, trata-se de um serviço e como tal, tem de ser pago.

10 de novembro 2022
Entende mal e esta engando! Eu apenas queria que a rececionista tivesse sido clara e que tivesse conhecimento dos vossos procedimentos, informando o cliente que as peças não originais iriam todas serem trocadas, o que não aconteceu e pelo contrario, informou que apenas as que estivessem estragadas e reportadas na entrega iriam ser mudadas! Daí continuam a não ser claros em nada e apenas vem com desculpas de quem não fez um trabalho exemplar, não é só pelos 40€ mas por toda a situação injusta para o cliente!
10 de novembro 2022
Mais uma vez digo que o orçamento nunca iria ser requisitado, nem gratuitamente caso me tivessem informado claramente de todo o procedimento, e não omitindo coisas! Era obvio que eu não aceitaria alterarem peças em opimo estado e novas!

10 de novembro 2022
Estima é apenas pelos 40€ de resto zero!

Volto a dizer que se tivesse informação que as peças boas iam também se alterados nunca pedia um orçamento.. ligo aí a vossa afirmação “ter conhecimento do orçamento antes de pagar” apenas é, mais uma falta de educação! Se eu tivesse sido informado do vosso procedimento nunca iria pedir algo que não aceitaria.. lógico ou não?

Onde está a informação que a trotinete iria ser reposta ao original??? Não existe em lado nenhum, nem na nossa loja! Senão como digo nem entrava aí..

Mais uma vez digo que a estima que têm é apenas aos 40€.. o resto zero
10 de novembro 2022
Toda a informação que a recepcionista deu é diferente da vossa.. caso esses termos existem ela teria obrigação de me dizer onde estava isso na loja escrito e fez questão de dizer que não iam alterar nada.

Por isso digo mais uma vez informação e esclarecimento zero de interesse… interessante foi os 40€ que receberam por um orçamento onde fui claro que não queria que mudassem nada que estava bem! E bastante claro

Estimado Cliente André Noronha,

Continuamos a repetir-nos, penso que fomos claros e transparentes no que diz respeito aos nossos procedimentos e às nossas explicações.

11 de novembro 2022
O serviço a começar pela recepcionista foi pouco transparente e volto a repetir na loja não há nada a dizer que a trotinete ia ser resposta ao original… por isso o único serviço foi cobrar 40€ por algo que nunca seria aceite!
11 de novembro 2022
Péssimo serviço e estima só pelo dinheiro.. porque de resto zero… muito pouco profissionais e não esclarecem o cliente como deve ser, sendo as informações dadas ao cliente complemente contrárias ao que dizem ser o vosso procedimento, isto claro antes de receberem o dinheiro… levando o cliente ao engano
11 de novembro 2022
Escusa de responder mais, fica aberta a reclamação e claro pra todos

11 de novembro 2022
Entendo que o profissionalismo foi ficar com 40€ de um orçamento e serviço muito mal prestado! Continuem q repetir e ficamos aqui os dias todos!
André Noronha avaliou a marca
6 de janeiro 2023

Não foi informado que a trotinete iria ser resposta ao original na altura que deixei a trotinete para reparar, se soubesse nunca teria la deixado a trotinete para reparar.. como é obvio...