16.5
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Reclamar novamente, exigindo responsabilidades!!!

Ricardo Marcos apresentou a reclamação
31 de março 2011

Envio-vos a resposta que obtive de uma reclamação que fiz junto da companhia de aviação da TAP, ao qual me enviaram uma resposta absurda.

Agradeço se possivel a vossa ajuda para que possa solucionar com a maior brevidade este problema

Obrigado, descrevo abaixo o sucedido:

Referência ao processo de bagagem AHL FAOTP73994.

No seguimento da vossa mensagem, de resposta à reclamação que dei início no dia 10 de janeiro, sou a reclamar novamente, exigindo responsabilidades pelos danos que tive, tendo procedido de acordo com as vossas normas e solicitações:

O meu nome é Ricardo Gregório Neto Marcos, portador do cartão do cidadão nº11654017, residente em Bela Curral, Pechão, Olhão, e no passado dia 5 de janeiro de 2011, viajei na companhia de aviação TAP, de Zurique para Faro, com escala em Lisboa.
Tendo ocorrido um atraso na hora de descolagem em Zurique, ao chegar ao aeroporto de Lisboa, desembarquei do avião, e entrei de imediato num autocarro que fez a ligação direta ao avião que iria seguir para Faro, sem ter sequer entrado no aeroporto de Lisboa, devido ao atraso inicial.
Quando cheguei ao aeroporto de Faro, desembarquei, e após algum tempo perto do tapete rolante onde supostamente iriam chegar as minhas malas (uma mala de viagem, e um saco de transporte de material de neve “snowboard”), fui informado por um assistente da Portway que as malas já não iriam chegar naquele dia.
Diriji-me ao balcão das reclamações, onde abri um processo de reclamação devido ao facto de não ter recebido as malas.
Aguardei, e no dia 6 de Janeiro, entregaram as malas, na morada por mim indicada, onde eu não me encontrava na hora da entrega.
Quando tive oportunidade de verificar as malas, notei que a mala do snowboard se encontrava com o fecho danificado (partido), e no interior faltava o meu casaco de snowboard (da marca Burton de cor preta no valor aproximado de 250€).
De imediato, liguei para a linha de apoio da TAP "Fale Connosco" reportando o acontecido, ao qual me foi indicado que teria 10 dias para apresentar reclamação por e-mail, anexando fotos e declaração da queixa à PSP, relativamente ao que estaria em falta no saco.
No dia 10 de Janeiro de 2011, desloquei-me à PSP, onde apresentei queixa pelo casaco em falta, e enviei um e-mail, tal como tinha sido indicado, com a descrição do acontecido e em anexo fotos do saco danificado e queixa às autoridades, para o e-mail disponibilizado do “Fale connosco” da TAP.
O processo de reclamação ficou aberto com o numero FC 2011-1946.
Passo a informar o acompanhamento que fiz no decorrer do tempo ao processo supra descrito:
10Jan11 – Enviei e-mail para o fale.connosco@tap.pt reportando o acontecido, e anexando fotos do saco danificado e queixa efetuada à PSP.
14Jan11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Alexandra que me informou que o e-mail tinha chegado e tinha que aguardar resposta, e que a companhia teria 28 dias úteis para responder à reclamação efetuada.

21Jan11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Nazaré Alves, que me informou que iria colocar o processo para consideração superior e teria uma resposta por escrito na semana seguinte.

27Jan11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Alexandra, que me informou que teria que continuar a aguardar.

10Fev11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Inês Cláudio, que me informou que teria que continuar a aguardar, e que até à próxima semana teria uma resposta por escrito.

18Fev11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Inês Cláudio, que me informou que teria que continuar a aguardar, e que até à próxima semana teria uma resposta por escrito.

01Mar11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Inês Cláudio, que me informou que teria que continuar a aguardar, e que até à próxima semana teria uma resposta por escrito. (3ªvez seguida a mesma justificação).

11Mar11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Alexandra, que me informou que iria verificar o processo, e que tinha que continuar a aguardar, e que até à próxima semana teria uma resposta por escrito.

18Mar11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Alexandra, que me pediu para aguardar em linha, para verificar o processo, tendo-me deixado em linha à espera por 40 minutos, e a chamada caiu ao fim deste tempo. Uma autêntica falta de profissionalismo.
Voltei a ligar, falei com a Srª Silvia, que me disse que a colega que me tinha atendido tinha saído, mas que iria solicitar que a mesma me contatasse logo que possível. Não fui contatado.

21Mar11- liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Inês Cláudio, que me informou que o processo estava em análise com a colega Helena Sebastião, e que irira receber uma resposta por escrito na próxima semana.

22Mar11- Recebo e-mail do fale.connosco@tap.pt, assinado pela srª Helena Sebastião, notificando-me que a TAP não se responsabilizava pelo blusão que me foi roubado durante o percurso que a minha mala vez desde Zurique até Faro, e que para se responsabilizarem do saco teria que entregar o mesmo no balcão do aeroporto de Faro.

22Mar11 – Liguei para o "Fale Connosco"- Falei com a Srª Alexandra, pedi para falar com a Srª Helena Sebastião, uma vez que tinha sido ela que me enviou o e-mail. Tendo falado com a Srª Helena, e quando a questionei, se a TAP não se responsabilizava pelos danos que tive enquanto a minha mala estava na responsabilidade da TAP, quem é que se responsabilizava, disse-me que não sabia, nem tinha justificação, apenas tinha transmitido ordens superiores. Pedi para falar com alguém superior, ao qual me respondeu que não estava autorizada, e que teria que enviar um e-mail a expor o acontecido.

No seguimento do solicitado, adicionando a todo o transtorno que já tive, vendo-me lesado por não ter o meu blusão de neve, noutras deslocações que já fiz posteriormente a esta viajem, ainda tenho que perder todo este tempo a descrever toda esta situação que é conhecida do departamento de reclamações de bagagem da TAP.

Assim sendo, sou a solicitar responsabilidade acerca do acontecido, nomeadamente o desaparecimento do blusão que anteriormente referi, por parte de alguém que em nome da empresa TAP, tenha profissionalismo.

Aguardo a vossa resposta ou indicações, com a maior brevidade possível.

Sem mais.

912 232 308