16.3
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Preço de excesso de bagagem abusivo!

Miguel
Miguel apresentou a reclamação
27 de julho 2011

Eu viajo de avião desde 1992 frequentemente, por consequência conheço o serviço da maioria das companhias aéreas como: TAP, Lufthansa, Norwegian, RyanAir, TAM, Gol, Malev, Webjet, United, Delta, Brussels, LOT, SAS, Spain Air, Air Canada, Swiss, etc.

Eu viajei com a TAP “Transportes Aéreos Portugueses” algumas vezes é o serviço nunca foi dos melhores, mas nunca tinha chegado ao ponto que vou descrever e que ocorreu em 26 de junho de 2011 no Aeroporto de Lisboa. Espero que o Sr. Fernando Pinto que é o CEO/Presidente ouça a respeito do meu caso e pelo menos pense a respeito do que está errado no processo.

Como ando de avião frequentemente sempre procuro chegar cedo, então cheguei no aeroporto as 7:15 fui para o check-in da TAP, até aí, tudo bem, fiz o check-in sem problemas e uma simpática atendente ajudou-me nos terminais automaticos, perfeito!

Após isso fui para o “Drop-in Luggage” para entregar as minhas duas malas, então haviam de 08 á 10 filas para entregar as malas, escolhi uma delas sem preocupar-me muito com o tempo, pois ainda eram 07:30 e o meu embarque era somente 08:30 e o meu vôo partia somente ás 09:00.

Aí começou o meu pesadelo, pois estava na fila á 15 minutes e quando eu era o 04 (quarto) da fila está parou, por uma problema com uma passageira, até aí tudo bem, então fiquei esperando pacientemente durante 10 minutos, porque ir para outra fila seria o caos, pois as outras filas eram imensas, saíria da 04 posição para 25 ou 30 em outra fila.

Um casal na minha frente ficou irritado e chamou o supervisor da TAP que estava lá vendo tudo, mas nada fez, só disse que espereassemos ali, pois íria ser resolvido. Esperei mais 05 minutes e então fui ao bancão e perguntei para á atendente se iria demorar muito para resolver o problema e se eu deveria mudar de fila, então para minha surpresa a atendente “Rocha” respondeu em bom portugues Lusitano, se “vai levar o tempo que for necessário e fique a vontade para fazer o que lhe convier”... então falei para ela que ela podia pelo menos ser educada e fiquei nervoso, consequência acabei mudando de fila e de 04 fui para 25 em outra fila apesar de estar na fila a mais de 30 minutos e ter falado o suposto supervisor da TAP de novo.

Aguardei pacientemente e quando cheguei na minha fez caí na mesma atendente “Rocha” (“vai ter sorte assim lá longe”), pois o tal supervisor estava tentando arrumar a confusão, então coloquei minhas malas e eu sabia que estava com sobre peso, então ela me disse que tinha que pagar 12 kilos de sobrepeso, pois eu tinha direito a 20Kg e minha duas malas tinham 32Kg.

Até aí sem problemas, e perguntei quando eu havia de pagar, então disse-me 15 Euros (Aproximadamente 33 reais / 150 SEK por Kilo), é isso mesmo, á brincadeira me custou 180 Euros. Para mim isso é um absurdo, pois se for em qualquer outra companhia área o custo não é 15/20 Euros por kilo, recentemente eu viajei pela Norwegian para Roma e precisei pagar uma mala adicional de 20kg e custou-me 15 Euros, isso mesmo 15 Euros.

Para ter uma idéia do absurdo do custo dos 12 kilos e 180 Euros, á minha passagem de ida e volta de Estocolmo/Lisboa/Estocolmo custou-me exatos 320 Euros, ou seja, os 12 kilos custaram-me 56% da passagem comprada.

Bem, como não tinha opção e não tinha tempo, pois meu horário de embarque era 08:20 e já eram 08:20, decidi pagar, então menina “Rocha” disse-me: você precisa ir no “Atendimento á Cliente” (outra fila) do outro lado e pagar os 180 Euros, mas não acabou não, nesse meio tempo o meu vôo fechou para despachar bagagem e então a “Srta. Rocha” têve que ligar em algum lugar para liberar,  e então despachar minha bagagem. (mais algum tempo para resolver).

Finalmente fui para o “Atendimento á Cliente” para a fila e paguei os 180 Euros, depois fui para a fila de segurança é tive que pedir as pessoas para furar a fila, pois já eram 08:35, conclusão permitiram-me passar e corri igual a um louco para não perder o vôo e cheguei no portão 12 ás 08:40, onde estavam somente mais 02 pessoas para embarcar, ou seja, fui o último a embarcar.

Pelo menos fiz uma viagem tranquila no avião e cheguei bem em casa, mas é rídicula a situação criada pela falta de organização, clareza, educação, treinamento dos funcionários, etc.

Primeiro em todos os “Drop-in Luggage” de outras companhias áereas é sempre uma fila única e se alguém tiver um problema com a bagagem, isso não afeta ninguém, pois não precisa voltar ao fim da fila.

Na TAP as filas são individuas e se alguém tem um problema com a bagagem, então você está morto e vai acontecer o mesmo que aconteceu comigo..., mas foi a última vez... agora TAP só se não tiver opção...

Data de ocorrência: 27 de julho 2011