16.5

Sandra Almeida
Sandra Almeida apresentou a reclamação
31 de março 2016

Exmos. Senhores,

Venho por este meio, expor e requerer o seguinte com relação ao voo TP 287 agendado para o dia 12/03/2016 à hora 11:40. Com o código de reserva:YQ8MO8 datado do dia 28/01/2016, passageira portadora do cartão Tp 361955646 mils

Atempadamente adquiri na vossa companhia um bilhete para o voo acima mencionado, com destino a Luanda - Angola, marcado para as 11:40 horas do passado dia 12 do ainda corrente mês (Março) de 2016, com chegada a Luanda no mesmo dia às 20:40. Tendo na realidade chegado a Luanda apenas no dia seguinte, com mais de 24 horas de atraso, por volta da 21:30.

Depois de ter realizado o check-in do meu voo com a antecedência necessária, por volta das 8:30, recebi a informação por parte de quem realizava no momento o check in de que poderia haver um atraso na partida do voo e que provavelmente só teríamos informações por volta das 16h.

No entanto aconselhou-me a subir e a dirigir-me até à porta 47A para obter mais informações, porque tudo poderia mudar de repente. Disse, igualmente, para estar atenta aos monitores,...pois também poderia haver mudança de porta.

Os restantes passageiros e eu( por volta de uns 70 ,no total) , fomos aguardando.

Após termos esperado largas horas sem informação nenhuma, dirigi-me a uma das portas de embarque, uma vez mais, e aí foi -me finalmente informado que nos deveríamos dirigir ao balcao de informações/ transferências para nos ser entregue um voucher para almoço ( de 10 €). Conseguimos comer alguma coisa e quando regressamos para junto da porta, ainda sem informação em qualquer monitor, resolveu-se pedir para chamar alguém responsável porque já passava bem das 16h.

Quando já eram 19h foi-nos informado que o voo estava cancelado por avaria técnica e que seriamos encaminhados para um hotel, onde poderiamos repousar até o dia seguinte e que depois seriamos colocados em dois voos no dia seguinte ( uns no voo do 12:00 e outros no voo da noite).

Desta forma voltamos a aguardar por novos cartões de embarque e fomos ainda informados que nao teriamos as nossas bagagens. A maioria teria ( como eu) que pernoitar no hotel sem o necessaire para a higiene minima ou qualquer outra muda de roupa.

Em resumo, estive eu desde as 8:30 até por volta das 19h no aeroporto sem comer, beber e sem saber qual seria o nosso destino; sem saber se viajariamos ainda nesse dia ou se seria o voo cancelado, tão somente com um voucher de 10 euros para consumo de uma refeição rapida no aeroporto.

Cheguei a um hotel (SANA) depois de novamente termos esperado por um autocarro por mais 10 minutos que os restantes passageiros ( eu e mais uns quantos) pois nao se podia viajar em pé e o autocarro estava cheio.

Chegamos ao hotel e realizamos o check-in e fomos convidados a ir jantar. Seriamos acompanhados no dia seguinte ao aeroporto mas não sabíamos quando nos iriam buscar. No inicio da manhã, fomos informados que deveríamos estar prontos às 11h.

Como, infelizmente, fui prejudicada por tal situação, tendo a minha familia ficado em Luanda em stand by sem grandes informações e em espera para poder me apanhar e seguirmos viagem, venho por este meio exigir que me seja dada a indemnização, no montante de 600 € (seiscentos euros), que tenho conhecimento que se deve, por lei, em caso de atrasos e cancelamentos tardios de voo. A lei diz ainda que "em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 EUR consoante a distância do voo.

Entre um aeroporto no interior da UE e um aeroporto no exterior da UE

até 1500 km: 250 EUR

00 e 3500 km: 400 EUR

mais de 3500 km: 600 EUR."

Na certeza de que disponibilizarão a quantia devida sem necessidade de mais exigências, esperando uma rápida resolução e resposta, assim bem como a solicitação do NIB para deposito do valor,

Subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Sandra Mónica Almeida

Data de ocorrência: 31 de março 2016