16.3
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - 11 meses sem reembolso!

Ezequiel Ferreira
Ezequiel Ferreira apresentou a reclamação
31 de março 2023
Estimados(as) senhores(as),

Venho pelo presente expor a situação de um reembolso não realizado pela TAP há 11 meses (!!!), referente a um voo de Maio de 2022.

A 9 de Maio de 2022 adquiri na TAP um voo Lisboa > Conakri > Lisboa, a referência de reserva NTR46G (ver anexo).
Dado ter testado positivo à covid-19 (ver anexo), não pude viajar, motivo pelo qual solicitei à TAP o reembolso previsto na tarifa, no valor de 787,14€. Apesar de aprovado (ver anexo), até à data de hoje o reembolso não foi processado!

Em Setembro de 2022, após inúmeras chamadas para o apoio ao cliente da TAP, fui informado que haviam tentado processar o reembolso mas que tal não tinha sido possível, motivo pelo qual me solicitaram os dados de conta para que fosse realizada uma transferência manual pela equipa de back-office; esta chamada ficou registado com o número 2022-0003083711.

Na ausência de resposta por parte da TAP, no dia 9/11/2022 recorri ao livro de reclamações online (ver anexo; ref: ROR00000000044649742).
A 14/03/2023 recebi um email da TAP em resposta a esta reclamação (ver anexo), informando que "o reembolso do bilhete 047-2183873294 foi processado no dia 01-06-2022 pelo que pedimos que verifique o extrato da conta bancária." (ver anexo). Esta informação está em clara discordância com a informação prestada pelo operador na chamada referente à reclamação 2022-0003083711. Acresce que:
1) Não corresponde à verdade, uma vez que não tenho qualquer crédito em conta por parte da TAP.
2) A TAP não forneceu, tampouco, em momento algum, qualquer comprovativo de que a transferência havia sido efectuada, de forma a que eu pudesse, no limite, contactar o meu banco para verificar esta situação.

Desde então, contactei várias vezes a TAP, mas a resposta é invariavelmente a mesma: o reembolso foi efectuado a 01/06/2022. De entre as várias chamadas, ficaram registadas duas reclamações, sempre dadas como concluídas, com as referências 2023-0000833311 e 2023-0000836448. Numa delas, a assistente de apoio ao cliente informou-me que há várias situações reportadas idênticas a esta, em que os clientes reclamam não ter recebido o reembolso, muito embora a mesmo apareça como realizado no sistema da TAP.

Agradeço a vossa intervenção neste caso que tanto transtorno me tem causado.

Aproveito para informar que, com a TAP, nunca mais; não faltam companhias aéreas alternativas e nas quais o cliente é tratado com a devida consideração e rigor.

Ezequiel Ferreira
Data de ocorrência: 11 de maio 2022