16.4

TAP - Atraso de voo de mais de 7 horas

Fatima Ferreira
Fatima Ferreira apresentou a reclamação
14 de outubro 2019
No seguimento da reclamaçäo nro. 2019-0000669224 apresentada a minha chegada ao aeroporto de Lisboa dia 8/9/19 reenvio novamente reclamaçao a situaçäo do voo TP 172 e voo de ligaçäo TP 175. No dia 07/09/19 peço a minha filha (que vive em España) para efectuar o check in online. Assim sendo, tendo ela efectuado o check in conforme email enviado no dia 06/9/19 (onde aparece os horários correctos) minha filha procede ao check in (reserva de lugares e confirmaçäo dos itinerários). Uma vez realizado o check in apercebe-se que ao abrir o voucher com os cartöes de embarque o horário do voo TP 175 LIS - OPO é alterado (sem prévio aviso) das 10.00 da manhä para as 22.00 da noite. De forma inmediata entra em contacto para o telefone 0034917497623 (linha de apoio) e após 35 minutos de chamada onde os operadores passam as chamadas de um departamento a outro, uma colaboradora informa que o voo é alterado porque o TP 175 é cancelado. Minha filha informa a operadora que ninguém nos informou do cancelamento desse voo e que queremos outra opçao visto que sáo muitas horas de escala: se nos oferece um voo com saida de Lis - OPo às 8.00 da manha, aceitamos a alteraçao mas quando a colaboradora (Andreia) vai realizar a alteraçao nos informa que nao a pode realizar porque o voo TP172 esta atrasado (nao se nos indca o motivo) e que tem um horário previsto de saída de Caracas por volta da 1.00 da manha. Sendo assim, nada é alterado e nada se nos é informado sobre a causa do atraso do voo. Quando me apresento no aeroporto de Caracas se me da a mesma informaçäo, ou seja, o voo atrasa mais de 7 horas (hora prevista de saída as 17.45 hora local - hora de saída às 1.40 da madrugada). Nao nos é dado nenhum motivo pelo atraso. Escolhi sempre a Tap por ser uma companhia de confiança e de prestigo. Neste caso o voo nem sequer foi operado pela TAp mas sim pela Euroatlantic (aviäo que näo oferece nem sequer conforto para uma viagem täo longa - lugares com pouco espaço, serviço pouco escaso, etc). Aquando à chegada a Lisboa a única alternativa dada por telefone para o voo de ligaçäo LIS - OPO é o das 22.00, ou seja ter de ficar a espera no aeroporto mais 6 horas para poder chegar ao destino final. Como é lógico näo estava para soportar outro tempo de espera täo longa para poder chegar ao Porto. Nao aceitei o voo de ligaçäo LIS-OPO assim que por meio proprio realizei o trajeto até a minha residencia em Portugal (tendo outro tipo de custos como gasolina, portagens, etc). Considero que neste caso o serviço apresentado nesta viagem foi pessimo tanto pelo atraso do voo desde Caracas como o apoio para o voo de ligaçao LIS-OPO.
Por último levo mais de um mes à espera de uma resposta por parte da Tap, na web da tap nao consigo presentar uma nova reclamaçao pois sempre ao tentar confirmar a mesma a página web bloqueia ( a primeira foi feita no aeroporto ao balcao nro. De referencia acima indicado). Nenhuma resposta tem sido dada pela Tap o que deixa muito que desejar.
Data de ocorrência: 14 de outubro 2019