16.4

TAP - Atraso de voo TP843 e perda de ligação TP1968

Marco Paulo Quaresma
Marco Quaresma apresentou a reclamação
13 de novembro 2017

No pretérito dia 1 de Novembro de 2017 iniciei viagem de Veneza até ao Porto com o código de reserva LXT32I, com escalas em Roma e em Lisboa, nos Voos TP7129, TP843 e TP1968.
A viagem no voo TP7129 correu como esperado sem atrasos, com chegada pela 17h25, hora local, ao Aeroporto de Roma (Fiumiccino).
No Aeroporto de Roma, no painel de informação, deparei-me com um atraso previsto de 1 hora do voo TP843 (Roma-Lisboa), ou seja, saída prevista às 20:35 quando deveria sair às 19:35 para chegada ao destino às 21:30, hora local. Como o voo (TP1968) de ligação Lisboa-Porto tinha saída às 22:35, com esta hora de atraso já não era previsível conseguir apanhar a ligação. Tentei obter informações junto do balção de “transfer” da TAP, mas durante as 2 horas que antecederam o voo ninguém apareceu. Por diversas vezes tentei esclarecer o assunto por telefone mas nunca tive sucesso.
Chegada a hora de embarque no voo TP843 (Roma-Lisboa) às 20:35, com 1 hora de atraso, tentei esclarecer o assunto junto das assistentes de bordo. Informaram-me para não me preocupar porque o voo TP1968, de ligação Lisboa-Porto, iria aguardar pelos vários passageiros daquele voo (TP843) que estariam na mesma situação.
Por volta das 22:35, hora local, o avião estava a aterrar no aeroporto de Lisboa. Para nosso espanto, à saída da manga por volta das 22:45, estava um representante da TAP Portugal que pediu aos vários passageiros do Voo TP1968 para aguardar, informando-nos que, face ao atraso, tínhamos perdido a ligação.
Como alternativa, a TAP Portugal alterava o voo TP1968 para o voo TP1924, com partida às 08:00 do dia seguinte (2 de Novembro 2017) e ofereciam a estadia num Hotel local, em quartos triplos, no qual, cada um de nós teria de partilhar quarto com duas pessoas desconhecidas e ainda sem os bens pessoais que estariam nas malas de porão, que entretanto já tinham sido encaminhadas para o voo TP 1924.
A alternativa proposta pela TAP Portugal, além de completamente indecorosa, e que me abstenho de qualificar, por deveras atentatória da dignidade do passageiro, por pretenderem impôr que pessoas que só se conheciam no meio profissional partilhassem quarto, resultava num atraso total de 9h30 face ao inicialmente previsto, o que implicava adiar compromissos profissionais que não poderiam ser comprometidos.
Neste sentido nós, 6 dos 7 passageiros que estavam na mesma situação, propusemos o nosso transporte de táxi desde o Aeroporto de Lisboa até ao Aeroporto do Porto, mas esta proposta foi recusada pelo representante da TAP Air Portugal!!!
Assim, de forma a não adiar os nossos compromissos, optamos por fazer a viagem por táxi até ao aeroporto do Porto. Com um custo total de 540,00€, 90€ por pessoa.
Em resultado, de acordo com os direitos dos passageiros aéreos pretendo ser indemnizado face aos atrasos e compensado pelo custo acrescido da 90,00€ da viagem de táxi (Lisboa-Porto).

Data de ocorrência: 13 de novembro 2017
Marco Paulo Quaresma
Marco Quaresma avaliou a marca
23 de fevereiro 2021

A situação foi resolvida.