16.4

TAP - Atraso superior às 3 horas

Rosa
Rosa apresentou a reclamação
23 de janeiro 2019

No dia 21/12/2018 o voo TP863 de Veneza para Lisboa sofreu um atraso superior às 3 horas.

No balcão de embarque em Veneza solicitei informação sobre os meus direitos pelo atraso e foi-me entregue somente informação geral sobre o cancelamento dos voos. Durante o voo não foi feito qualquer pedido de desculpas e não nos foi informada a causa do atraso. Uma vez chegada ao destino, no site da TAP versão telemovel, procurei onde poder pedir a indemnização. Sendo a primeira vez que tenho um atraso superior às tres horas e com receio de haver prazos para o pedido de indemnização procedi imediatamente ao pedido de reembolso sem notar que efectivamente estava a cancelar os bilhetes. (Este tipo de informação deveria ser mais explícito e durante o processo e nos emails de resposta deveria ser esclarecida a situação dos bilhetes e haver uma oportunidade de reverter o cancelamento.)
No dia anterior ao voo de regresso a Veneza no voo TP866 de 5/01/2019 e ignorando que a reserva estava cancelada, tentei em vão fazer o check-in online do voo, pelo que tentei contactar a TAP pelos números +35121843110 e 707 205 700 sem obter resposta. Nas mesmas chamadas solicitei que me contactassem e até hoje ninguém me contactou.
No dia 5/01/2018 no aeroporto de Lisboa dirigi-me imediatamente ao balcão de check-in, mas o operador não o conseguiu efectuar nem explicar o porquê. Disse-me para me dirigir ao balcão central de check-in. No balcão central disseram-me que os bilhetes estavam cancelados e que deveria dirigir-me ao balcão TAP no andar superior. No balcão da TAP foi-me finalmente explicado o que aconteceu e que teria de comprar outro bilhete para Veneza. Tentei esclarecer o erro e pedir se era possivel corrigi-lo, enquanto o check-in era ainda aberto. Mas a TAP simplesmente insitiu que não era possível e que teria de comprar outro bilhete. Quando o quis comprar a operadora informou-me que o check-in para esse voo já estava fechado e que teria de comprar bilhete para o dia seguinte.

No dia 13/01/2019 solicitei à TAP uma indemnização pelo atraso do voo TP863 do dia 21/12/2018, o reembolso total dos bilhetes do voo TP866 de 6/01/2019, assim como das despesas que tive de suportar para o um dia a mais em Lisboa. Até agora nao obtive qualquer resposta para além da resposta automatica do site com escrito “Registámos o seu contacto através do formulário Fale Connosco”.
O “Fale Connosco” da TAP é como falar para as paredes!

Data de ocorrência: 23 de janeiro 2019